Viajando com chineses

Zhouzhuang, 9 de fevereiro de 2011.

Depois de oito dias em Shangai, ontem eu estava acordando, umas 11 da manhã( o frio dá uma preguiça!) e um parceiro de quarto chinês disse que estava indo para Suzhou em 15 minutos, uma cidade perto de Shangai. Foi o tempo que precisei para escovar os dentes e arrumar minhas coisas. Ele não falava nada sequer algumas palavras que eu podia entender, nossa comunicação estava bem difícil esses dias. No meu quarto só tinham chineses. Mas para minha sorte foi com a gente uma amiga dele que fala bem e ela disse que iríamos primeiro em algumas pequenas cidades próximas a Suzhou, também na província de Jiangsu. Beleza. Eu tenho que aguardar por perto de Shangai até o dia 14, quando fica pronto meu passaporte com o novo visto... e viajar com chineses seria bem mais fácil... Para minha sorte, a Green(o nome dela traduzido) trabalha como guia numa agência de turismo em Chengdu e ela gosta de explicar sobre a cultura chinesa, coisa que não temos como saber nem através de guias.
Viemos primeiro para Zhouzhuang uma pequena cidade na província de Jiangsu.  Com mais de 900 anos, ela é  famosa, sendo considerada a número um nessa região onde as cidades são entrecortadas por canais. Uma cidadezinha muito charmosa, com pontes de pedra( umas com mais de 500 anos), casas bem antigas, gôndolas passando pelos canais. Aqui o tempo parou, tudo parece coisa de filme: a farmácia com chás, raízes e outros remédios da medicina tradicional chinesa dispostos em prateleiras em potes de porcelana; a barbearia com uma cadeira antiga e um senhor de boina lendo um jornal e ouvindo uma vitrola numa mesa que parece artigo de antiquário; diversas casas de chá, casa de produtos feitos de chifre, pastelarias com uma variedade enorme de biscoitos que são feitos ali mesmo na calçada; senhoras fazendo fios de algodão manualmente com artefatos de madeira, o tecido é produzido com um tear manual também de madeira e as roupas são costuradas e vendidas,do algodão à roupa é tudo feito a mão e ali no mesmo espaço; lojinhas de instrumentos musicais tradicionais, gostei de um com duas cordas, é tocado como um violino mas com cara de berimbau; o ferreiro que molda as peças ao peso do martelo; artesãos e pintores fazendo sua arte num banquinho na porta de seus ateliês...tudo com uma cultura tão conservada que parece de mentira. Sabe aquelas novelas de época da globo, onde tudo é muito bem arrumado, o figurino, a decoração o cenário...Com certeza a receita desses pãezinhos aqui deve ter passado de geração em geração por centenas de anos. 
A tia fazendo o fio a partir do algodão...
E a outra fazendo o tecido.
As camisas feitas do algodão.
Farmácia

Essa barbearia não parece de alguma novela de época?


Os canais de Zhouzhuang

Passamos um dia inteiro explorando cada ruela da cidade, passando por pontes e becos estreitos e não vi nenhum outro estrangeiro sequer.  A noite, nosso amigo chinês(de nome complicadíssimo) fez questão de oferecer um jantar em um restaurante com comídas típicas da província de Jiangsu. Comemos um pernil preparado com um molho agridoce muito bom. Perguntei para a Green sobre uma coisa que eu já tinha visto, quando os chineses se reúnem para comer, que por sinal eles têm o momento da refeição como um momento de congregação e há um desperdício enorme de comida. Se são cinco pessoas eles servem na mesa comida para quinze e  sempre sobra muita comida. Ela disse que é uma coisa cultural, uma forma de comemorar a fartura, como ocorre em comemorações tipo casamentos. E se por exemplo, o patrão convida seus funcionários para comer, não pega bem se alguém raspar toda a comida do prato, é sinal que está insatisfeito e ainda queria comer mais.    " Vocês gostam de carnaval, nós gostamos de comer !"
É curioso, devido a lei de filho único, aqui na China ninguém com menos de 26 anos tem irmão!! que é o caso da Green. Caso algum casal queira ter mais de um filho tem que pagar uma fortuna para o governo.
"Ruas" de Zhouzhuang.



 Numa loja de souvenirs ela me falou que os dragões chineses não tem asas, eles são como serpentes e estão mais relacionados com a água. Os dragões são figuras muito utilizadas, simbolizando coisas positivas ou proteção. A fênix também, que representa as virtudes da figura feminina. Em muitos quadros e peças vemos o dragão e a fênix juntos, o que simboliza um casal, servindo para dar boa sorte e energia positiva no casamento. Falando em casamento, teve uma hora que passou um caminhão cheio de caixas atrás, geladeira, fogão...e uns caras batendo um tambor. Não entendi nada. Ela disse que pela tradição o noivo providencia a casa e a noiva(ou a família da noiva) entra com a mobília da casa nova, portanto naquele caminhão estava indo a família de uma noiva entregar os presentes para o casal.
A cultura chinesa é muito rica e passar esses dias com uma intérprete dessa simbologia está sendo uma viagem!   



Pescadoras tomando chá

Um comentário:

Kahlyne disse...

Meu Deus, e agora? Eu gosto dos dois: Carnaval e Comida!