Trilhas, pescarias e cavernas

Yangshuo,30 de janeiro de 2011.

Passamos direto para Yangshuo ainda na província de Guangxi, uma cidade bem pequena, rodeada por montanhas, que atrai muitos turistas. Uma região muito bonita que me lembrou muito as montanhas na região de Vang Vieng no Laos. Fomos fazer uma caminhada numa trilha que acompanha o Rio Li. Que lugar fantástico. Tenho passado por lugares alucinantes aqui na China, as pequenas cidades pelo seu lado cultural e arquitetônico, regiões montanhosas fazendo trekkings em cenários de filme e nas cidades maiores ficando de boca aberta com a grandiosidade e a organização. Tudo por aqui é diferente, nada soa familiar.



Fizemos umas cinco horas de caminhada nas margens do rio, passando por pequenas vilas, uma delas a vila de Xingping tem mais de 1.000 anos! E é o local onde foi tirada a foto que está estampada na nota de 20 Yuan. Casas muito antigas,carregadas da essência de uma cultura milenar. Andando pelas ruas de pedra sentimos o tempo voltar alguns séculos. Percebe-se que esses costumes sobreviveram por centenas de anos, e não vejo nenhum indício de que eles estão se desfazendo.









Outro dia alugamos bicicletas para circular nas redondezas de Yangshuo, um lugar muito lindo cercado de montanhas. Desta vez fomos para o outro lado, fizemos uma trilha que acompanha o curso do Rio Yulong, passando por vários vilarejos também bem antigos e algumas plantações. Começamos desde a ponte do dragão, uma ponte de pedra de 600 anos! até chegar novamente em Yangshuo numa trilha entre as montanhas. Tem uma frutinha bem típica que eu não sei o nome, é tipo o símbolo da cidade, uma espécie de laranja bem pequena que se come com casca e tudo...enchemos os bolsos quando passamos pelas plantações...









De noite o programa foi bem diferente, fomos acompanhar os pescadores no rio em frente a cidade. Só que não era uma pescaria normal com linha e anzol...era com pássaros!!! Os pescadores treinam os pássaros mergulhões para pegar o peixe no fundo do rio e trazer de volta. Imagina essa pescaria...eram cinco mergulhões adestrados que iam caçando os peixes com ajuda do foco de luz da pequena jangada de bambu. A água é bem cristalina, e dava pra ver bem os pássaros nadando no fundo. Foi um dia(como todos até agora aqui na China...) muito produtivo, fiz coisas que nunca tinha feito e vi coisa que nunca tinha visto. Perfeito.



Outro dia queríamos conhecer umas piscinas termais e fomos em uma caverna enoooorme nos arredores de Yangshuo, a Water Cave. Temos acesso ao interior da caverna com uns barquinhos...Engraçado o guia mostrando várias pedras ou estalactites com formato que lembrava alguma coisa, tipo peixe ou um buda...só para entreter os visitantes.Tinham várias piscinas naturais no interior da caverna, tomamos banho numa de água gelada, é um ambiente diferente uma piscina natural dentro de uma caverna. Seguimos a ideia do israelense maluco: tomamos banho pelados!! hahahaha !!!



E pra relaxar chegamos nas piscinas térmicas,também dentro da caverna, onde encontramos uma galera do albergue lá de molho.



Busão de volta para Guilin pois eu tinha voo marcado para a noite e ainda tinha uma missão: resolver sobre a vida de minha bicicletinha!



Nenhum comentário: