Pato Pequinês

Beijing(Pequim), 22 de fevereiro de 2011.

Tenho viajado basicamente de trem aqui pela China, exceto em pequenos trajetos. Quando fui comprar o ticket para cá para Beijing não tinha mais lugar sentado e comprei o "no seat" mesmo, ou seja, sem poltrona. Seria uma viagem a noite de 13-14 horas mas foi o jeito. Nem fez falta...o chão do corredor estava bem confortável, eheheheh.  Deu pra deitar no corredor  porque esse trem era bacana, tinha tapete e era limpo, tem uns outros que são mais 'povão' que é impossível deitar, primeiro porque não tem espaço, é o tempo todo passando os 'rodomoços' vendendo um monte de besteira e outra que o chão é cheio de cuspe!
Fiquei num albergue bem no coração de Beijing, ao lado da Praça da Paz Celestial (Tiananmen Square), a maior praça pública do mundo (a China é cheia de superlativos) . Pra entrar na praça, assim como nas estações de metrô ou de trem, passamos por uma inspeção da polícia chinesa com aquelas esteiras de RX iguais de aeroporto. Na praça tem alguns monumentos, em um deles inclusive está o corpo conservado do Mao Tsé-Tung que foi um importante líder na história do país e é muito adorado até hoje, com fotos dele espalhadas por todo lugar. Tem uns portais  enormes na entrada da praça, e ao nascer e no por-do-sol tem uma cerimônia do hasteamento da bandeira com uma marcha dos guardas bem organizada, tem uns guardas bem jovens pelo meio, jovens de 15-16 anos .

Chegando em Beijing


Praça da Paz Celestial (Tiananmen)

Cerimônia do hasteamento da bandeira na Tiananmen Square
Ao lado está a Cidade Proibida que tem esse nome pois como era a morada dos imperadores, tinha seu acesso restrito.Mas hoje em dia não tem nada de proibido, é uma cambada de chineses entrando lá todos os dias, o ponto turístico mais famoso da cidade. A China foi governada por imperadores (dinastias) até 1911. São vários palácios dentro da Cidade Proibida, um deles com o trono do imperador, outro era onde ele tinha suas horas de folga e seus momentos de diversão com as concumbinas...tudo muito suntuoso e  carregado  de significados especiais  que eu morcegava das explicações dos guias. E no fundo tem o  jardim imperial com  ciprestes , que são umas árvores de formato igual a imensos bonsais , de centenas de anos.   

Entrada da Cidade Proibida

Cidade Proibida

Jardim Imperial na Cidade Proibida... duas árvores que se unem, igual a um bonsai

Um dos palácios na Cidade Proibida
Visitei também outro parque também dos imperadores, o Palácio de Verão(Summer Palace), local onde os imperadores vinham se refrescar durante os rigorosos verões chineses. O parque que abriga o palácio é muito bonito com lagos, pontes e corredores de estilo bem antigo. Como estamos em pleno inverno por aqui, o lago principal do Palácio estava congelado e podíamos andar sobre o lago!!!

Andando sobre o lago congelado no Summer Palace
Beijing tem muita coisa pra fazer mas eu já tô meio cansado de templos, parques e museus. Tem dias que eu prefiro só ficar andando pelos hutongs, ruas estreitas em áreas mais pobres da cidade, onde vemos a China mais real. Por ser um país que sofreu muito com as guerras e com a fome, eles desenvolveram a arte de fazer comida com pouco material, as sopas mais consumidas por exemplo são praticamente só macarrão, com bem poucos vegetais. Quando é com carne, normalmente de porco, são 3 ou 4 fatias do tamanho e espessura de uma gilete. Teve um dia que meu instinto carnívoro estava com vontade de mastigar carne e pedi uma especialidade culinária muito famosa da cidade, o Pato de Pequim, em um pequeno restaurante de um hutong. Não muda muita coisa dos outros patos que comi por aí em outras províncias, talvez porque não foi preparado por um cozinheiro renomado (era num restaurante bem simples) ou porque meu paladar não é  treinado para reconhecer a diferença desses temperos utilizados aqui. Coloca um alemão pra distinguir qual o melhor acarajé na Bahia... ele vai achar tudo igual.  
O parque que não tem nada de antigo, pelo contrário é bem moderno, é o parque olímpico, onde rolou a última olimpíada em 2008. Fui no futurístico cubo d'água, que abrigou as provas de piscina. No subsolo tem tipo um clube com um parque aquático e piscina estilo  praia artificial de água aquecida e é onde fica a piscina olímpica. Muito doido lá dentro. O estádio olímpico "ninho de pássaro" é bem em frente mas não estava aberto para visitação. Ao lado do parque olímpico está um dos pouquíssimos hotéis sete estrelas do mundo!
Parque Olímpico
O cubo d'água

Piscina olímpica

Interior do cubo d'água
O estádio 'Ninho de Pássaro'
Rodando em Beijing...esse é o Templo de Confúcio, um pensador
que teve grande influência na cultura chinesa

No parque do Templo do Céu...o cara fazendo um intrumento de sopro com argila

Nenhum comentário: