Tatuagem na China

Suzhou, 12 de fevereiro de 2011.

A China está sendo muito marcante pra mim, assim como foi a Polinésia e a Tailândia, então quis fazer algo que me marcasse pra sempre, um 'souvenir eterno'. Depois de ter passado por mais de dez cidades da China,  não tinha nada mais significativo pra mim do que o ideograma em mandarim :  "Fu" ().  Ele está muito presente em todos os lugares, em cartazes ou em alguma coisa pendurada, geralmente com letras amarelas num fundo vermelho... Está também em estabelecimentos comerciais, hotéis, nas ruas e principalmente no centro da porta das casas, ainda mais nessa época de Ano Novo Chinês. Ele significa "Sorte e Felicidade". Mas muitas vezes ele aparece de cabeça para baixo, chamado de "Fu Táo" o que lhe dá um significado um pouco diferente, serve para atrair a sorte e a felicidade, como se essa energia positiva viesse do céu e canalizasse para o interior da casa. E como meu corpo é minha casa, onde mora a minha alma, fiz um "Fu Táo" nas minhas costas, bem no centro.
Gostei muito dessa simbologia que envolve esse ideograma e por ver tanto isso por todo lado, essa imagem não saiu da minha cabeça. Vi na porta das casas nas diversas províncias por onde passei, em cidades antigas e vilarejos de centenas de anos.

Foi assim. Eu tava andando hoje pela Pingjiang Lu, uma região antiga aqui em Suzhou onde tem uns canais com ruas estreitas que margeiam, além de pontes e parques...uma região bem bonita da cidade...e um adolescente puxou papo comigo, besteira...perguntou se eu conhecia o Youtube ( o site é bloqueado na China) quando eu disse que sim ele deu um sorriso de espanto e encantamento. Eu conhecia o Youtube!!! Depois perguntou se eu conhecia o Justin Bieber (um cantor adolescente canadense) me mostrando um CD que tinha acabado de comprar, eu disse que sim mas conhecia só o refrão de uma música dele( o Lucas é fã desse moleque e vivia escutando essas músicas lá em casa...). Pronto, o chinezinho ficou deslumbrado com isso. Ele disse que tocava violão, cantava, e queria ser igual o Justin Bieber. Bla bla bla, e falamos um monte de besteira. Mas eu só conseguia enxergar uma coisa,um  jovem chinês que sofre pela censura nos meios de comunicação da China( eles controlam inclusive a quantidade de filmes internacionais que circulam no país por ano...)   E ele andou comigo um pouco, fomos num parque, tomamos um café na margem do canal vendo um camarada fazendo uma escultura numa pedra,e depois passando na frente de uma casa que tinha um "Fu Táo" na porta, comentei que queria fazer uma tatuagem com aquele ideograma. Até agora ainda não tinha passado na frente de nenhum estúdio de tatuagem aqui pela China, ou então passei e não reconheci a placa. Tatuagem não é tão comum nestes lados.  Daí ele disse que a sua madrasta tinha um estúdio e era tatuadora!! Bingo. Essas coincidências me deixam surpreso. Fomos pra lá, conversei com ela, escolhemos o estilo da letra e mandei bala, quer dizer agulha. Que venha em mim toda a sorte do mundo e a felicidade eterna!


2 comentários:

Kahlyne disse...

Linda Tatoo!!!

"atrair a sorte e a felicidade, como se essa energia positiva viesse do céu e canalizasse para o interior da casa(corpo)". Este é o significado. Este é o meu desejo pra você!

Bjo da cunha!

sandra disse...

simplesmente LINDA