Shaolin Kung fu

Luoyang, 24 de fevereiro de 2011.

Eu queria me tornar um grande mestre do Kung fu para substituir o Bruce Lee e o Jackie Chan,ehehe... então não tinha lugar melhor do que o Templo Shaolin, local onde nasceu essa arte marcial que é uma das mais antigas do mundo, com mais de 5 mil anos!! A história conta que os monges deste templo como passavam muitas horas sentados meditando, eles precisavam praticar exercícios para manter forma. Esses exercícios eram baseados além de muita concentração na respiração e alongamentos, em movimentos que imitavam os animais. Daí o templo começou a sofrer ataques e para se defender, eles passaram a usar esses movimentos como luta.

Eu pensava que era no alto de uma montanha que nem no filme que eu falei mas não era. É numa região montanhosa mas não é no alto. Aquele que aparece no filme não é o Templo Shaolin. O templo em si não chamou tanto minha atenção pois é um templo budista assim como vários outros que já passei pela Ásia. O que valeu mais a pena foi uma enorme escola de Kung fu que faz parte do monastério budista Shaolin, com centenas de jovens praticando a luta, fiquei um tempão lá vendo o treinamento deles.

Fui desafiado logo na chegada...

Eu gosto da expressão dos guardiões dos templos.

Templo Shaolin
Centro de Treinamento

 
Treinamento
Agora sim ! Sou um grande mestre do Kung fu Shaolin !!!


E com a mania do Zeca Camargo, numa incansável busca por Patrimônios Mundiais da UNESCO, lugares para se dizer “isso aqui é nosso!”... Fui visitar as cavernas de Longmen(que em mandarim significa Porta do Dragão) aqui próximo a Luoyang que é uma antiga capital da China. Um dos poucos locais na China com grandes esculturas budistas que ainda sobreviveram até hoje. São mais de 100 mil esculturas de Buda esculpidas na rocha. Um kilômetro de montanha que acompanha o Rio Yi com mais de 2.300 grutas com imagens de Buda porém a maioria delas destruídas por vândalos na Revolução Cultural ocorrida na China na década de 60 e colecionadores que tiram as cabeças das estátuas. Muitas delas foram parar em museus por aí.

Isso aqui é nosso!
As grutas de Longmen

Figuras budistas enormes esculpidas na rocha



Discípulos de Buda num templo em Longmen

Eu, o Bussunda chinês e outro parceiro num templo..

 
Estou agora na estação de trem de Louyang esperando o trem para Xi’an. As estações de trem aqui na China são gigantescas, a estação que eu embarquei em Beijing, por exemplo, a Beijing West Station é a maior da Ásia. Normalmente tem 1 a 8 salões(dependendo do tamanho da estação) cada um com oito portões de embarque. Aqui tem dois salões(Louyang tem seis milhões de habitantes). Em cada portão tem saídas contínuas de trens, cada um com 300-800 passageiros. Acho que em cidades como essa devem circular cerca de 80 a 100 mil pessoas por dia, e em cidades maiores tipo Beijing e Shangai deve ser o dobro disso. O meu conceito de “muita gente” acho que está mudando nesse meu período aqui na China. Apesar da multidão, eles sabem organizar a coisa pra fluir mais rápido. Não existem filas muito demoradas ou empurra-empurra.

Nenhum comentário: