Curtindo o feriadão

Shangai, 07 de fevereiro de 2011.

Eu esperava uma queima de fogos colossal mas não é, os fogos são soltados espalhados pela cidade, não era em um só local como em copacabana que é um espetáculo. Estamos entrando no ano do coelho, tem imagens e bonecos de coelho espalhados por toda parte. Para os chineses o Ano Novo tem um significado parecido com o nosso Natal, onde se deseja prosperidade, os familiares se reúnem e trocam presentes. Eu estava caminhando pelo "The Bund" que é o calçadão mais famoso de Shangai, que fica na margem do rio a dois minutos do meu albergue,  topei com uns brasileiros por lá e ficamos juntos na noite do Ano Novo. Atravessamos o rio e fomos num bar que tem no alto do maior prédio da China e terceiro maior prédio do mundo!! O Shanghai World Financial Center, com 477 metros, sendo o deck de observação mais alto do mundo, com 474 metros...coisa de louco ver a cidade lá de cima,os fogos explodindo lá em baixo... o elevador subiu tudo isso em 25 segundos, foi estranho entrar num elevador e apertar no botão 97!
Luzes de Shangai

Quero subir nesse grandão aí...

Gigantesco!

O deck de observação mais alto do mundo!!!!

Esse aí do lado é o Jin Mao...um dos maiores do mundo também, deu pra ver ele de cima!
Semana de feriadão na China, cheio de gente na rua passeando. Eu disse CHEIO de gente, portanto se tratando de China, multipliquem o que vocês estiverem pensando por dez! Tá um clima festivo na cidade, nessa semana toda teve fogos de artifício de noite, pra eles os fogos espantam as coisas negativas...Crianças ganhando presentes, gente comendo churrasquinho na rua, muita gente andando e cuspindo no chão...ô povo pra cuspir na rua!!! A China deveria ganhar o prêmio de maior quantidade de escarradas por metro quadrado! É nojento cara, no aeroporto por exemplo, aquele chão de porcelanato brilhando, os caras soltam a escarrada...engraçado em alguns lugares da cidade têm umas placas de proibido cuspir !!! rsrsrs
Fui na cidade antiga de Shangai, é um lugar bonito, ainda mais cheio de decorações do Ano Novo, luzes e lanternas. Na verdade, me pareceu mais um centro comercial com os prédios construídos em estilo antigo. Tinha uma praça de alimentação com mais de 500 tipos de iguarias da culinária chinesa. Fiquei enlouquecido, comi várias coisas que ainda não tinha visto. Gostei de um prato de tofu com consistência tipo de coalhada com umas algas e cogumelos desidratados servido numa tigela. Ingredientes muito utilizados por aqui que não são comuns na nossa cozinha: tofu, frutos do mar desidratados, gengibre, vários tipos de cogumelos, arroz de todas as formas possíveis, gergelim, algas...  Gosto de comida local, tenho muita curiosidade em provar tudo.Pela gastronomia nos aproximamos mais da cultura do país e ás vezes o mesmo prato tem sabor diferente dependendo da região. Conheci gente no sudeste asiático que só comia comida ocidental com medo de experimentar coisas diferentes,ficavam só na panqueca, batata frita, pizza...qual é a graça? Comi também um pintinho assado, foi meio estranho mas tava gostoso. Tinham uns outros pintinhos assados menores ainda, devia ser de codorna...
Cidade antiga de Shangai

É gente...

Viva o ano do coelho!
    Chegando no albergue tinha uma galera que tava indo pra uma boate e fui com eles conhecer a night de Shangai. Foi muito doido, juntou lá uns quinze que também estavam no albergue. Mais bacana ainda foi na noite seguinte que eu fui com outra galera pra outra boate, foi mais divertido porque tinham muitos ocidentais. Os chineses são muito tímidos e sem graça, por isso que eles gostam mais de karaokê, principalmente umas salas privadas onde eles ficam em grupo fechado, tem uma rede de casas de karaokê bem famosa aqui, a KTV, entrei para conhecer uma de Guilin, são muito luxuosas e caras. Teve uma hora que todo mundo foi embora e me vi sozinho, na hora de ir embora nem sinal do meu casaco...perguntei pros garçons e eles só faziam balançar a cabeça que não...dancei no meu casaco. Tive que 'achar' uma camisa manga comprida por lá senão ia congelar no caminho. Voltei pra casa chateado, ainda esqueci no taxi o miojo que tinha acabado de comprar numa conveniência...dormi mais mordido ainda, com fome e pensando no casaco que tinha passeado tanto comigo...
Outro dia fui rodar com um chinês parceiro meu de quarto, que prepara chá todos os dias pra gente, ele  sabe poucas palavras além do mandarim, passamos o dia sem conversar quase, era só no gesto. Fomos no Museu de Shangai, muito interessante toda a cultura milenar chinesa mostrada lá, gostei da história da porcelana...com vasos de oito mil anos e a evolução das técnicas de coloração utilizando metais até as peças mais recentes bem mais trabalhadas. 
Proteja o Meio Ambiente...tá certo tiozão.

Uma cerâmica de 7-8 mil anos no Museu de Shangai

Peça do Museu de Shangai

Museu de Shangai

Meu parceiro de quarto chinês

Um comentário:

Sandra disse...

uai... e as fotos? estou ficando mal acostumada, rs