Olhos ocidentais

Suzhou, 12 de fevereiro de 2011.

Fomos para Tongli, uma outra cidade milenar nessa região. Bem parecida com ZhouZhuang. Vários canais e pontes, com passagens estreitas pela margem. Aqui realmente foi cenário de filmes chineses como mostra uma inscrição em uma pedra na entrada da parte antiga da cidade. Fiquei num albergue que era uma casa de mais de 200 anos. Tongli juntamente com outros parques na região de Suzhou foram eleitos Patrimônio Mundial pela Unesco pelo significado artístico, cultural e histórico. Eu era um dos únicos turistas ocidentais circulando por lá. Cheio de turistas chineses se esbarrando nas pontes e nas lindas paisagens dos canais. Se eles que cresceram nessa cultura e vendo esse estilo arquitetônico ficam batendo um monte de fotos admirados, imagina para os meus olhos ocidentais que não estão acostumados com nada disso. A coisa toma uma dimensão bem maior.


Ruelas de Tongli





Esse consultório dentário mais parecia uma peça do museu da Odontologia
Sentei de manhã cedo na beira do canal para tomar um chá de jasmim e fiquei sentindo tudo aquilo ali. Um silêncio pois não passa veículo motorizado, cheio de passarinhos nas árvores, as gôndolas passando com os barqueiros vestidos a caráter (aquelas roupas tipo Kimono do Bruce Lee), o senhor da casa de chá onde estávamos preparando uns bolinhos enquanto colocava as outras cadeiras de palha para fora, e enquanto eu conversava com minha amiga chinesa...ela sempre decodificando o que nós víamos. Ela me disse que dois meses atrás ela acompanhou dois repórteres brasileiros que estavam fazendo uma matéria em Chengdu(onde ela mora e trabalha como guia turístico), eram da segunda maior TV do Brasil que ela não soube me dizer o nome, acredito que seja do SBT. Ela não soube me dizer nada sobre a reportagem, eu realmente queria assistir. Chengdu, que será minha última parada antes de entrar no Tibete é famosa pelos parques com pandas, e regiões onde tem pandas selvagens.
 
Tomando chá na margem de um canal em Tongli

Na casa de chá


A China é uma das civilizações mais antigas do mundo, das que ainda existem. Tudo aqui remonta de cinco mil, oito mil anos...os museus são uma coisa de louco. Eles inventaram um monte de coisa, e tem todas essas histórias nos museus. Os artigos mais famosos, aqui e no mundo, por toda a história e tradição são a seda, o chá e a porcelana. E eu tenho vivenciado bastante isso, vendo em vários museus a história e a evolução disso, tomando muito chá, vendo como eles tem a tradição do chá tão forte em sua cultura, vendo todos esses artigos de seda (e usando uma camisa...), e a porcelana em todos os lugares, nas xícaras que tomamos os chás, decorações de vários lugares e nas peças antigas com desenhos bem característicos das paisagens e figuras chinesas. Vi também uma outra cena interessante, um funeral. Um grupo andando e tocando instrumentos de sopro, tipo banda marcial e um cara com a foto do falecido na dianteira. Depois eles pararam na frente de onde eu acredito que era a casa do sujeito, e tinha uma roda feita com umas cinzas e no centro alguns objetos e roupas, além de miniaturas em papelão de carro, casa, barco...que provavelmente iriam atear fogo. Depois cada um deles tomou um copo de chá que tinha numa bacia e entrou na casa, provavelmente pra fazer a última homenagem.
 
O funeral

E viemos então para Suzhou, uma cidade de mais de 2.500 anos (nessa região tem locais que são habitados a mais de 5.000 anos!!) descrita por Marco Polo como uma das cidades mais bonitas da China. Vim aqui pra constatar um provérbio que imortalizou a fama de Suzhou, que diz:” No céu tem o paraíso, na terra Suzhou e Hangzhou”( o meu próximo destino) . A imagem de Suzhou como “ A cidade dos Jardins” e “ A Veneza do Oriente” está bem representada num parque que fui visitar, o Humble Administrator’s Garden, o maior da cidade, um parque de mais de 500 anos. Gostei muito do Jardim de Bonsais dentro, com mais de 1.600 bonsais!! Fui também no Museu de Suzhou, com arquitetura futurística impressionante, mas um acervo que deixou a desejar,eu estou ainda com o Museu de Shanghai na cabeça que é dez vezes maior... No século XIV , Suzhou foi a principal cidade na China no comércio da seda. De recordação comprei uma camisa de seda de estilo chinês, estampada com uns ideogramas (inclusive o ‘Fu’).
 
Humble Administrator’s Garden  o maior jardim de  Suzhou


O Jardim de Bonsais

Numa rua do centro antigo de Suzhou


O escultor olhando no espelho para ver o detalhe do nariz...

Num outro parque em Suzhou

Os chineses trabalham que nem escravos, eles trabalham muito com cargas horárias enormes e ganham muitas vezes bem menos que o salário mínimo que é em torno de 260 reais, tipo 100-150 reais pra trabalhar 11-14 horas por dia, por isso que eles conseguem produzir muito a um custo irrisório. Eles conseguem falsificar tudo, fazer tudo que se imagina de baixa qualidade e um preço que é uma fração do produto original. Na maioria dos estabelecimentos comerciais tem um máquina pra verificar se o dinheiro é falso, eles têm cópias perfeitas até de dinheiro!!! Tinha umas num albergue que eu passei, perfeitas mesmo.
Daqui sigo para Hanghzou.
Retrato

Um comentário:

Olhos Espertos disse...

Rogério, bé-lís-si-mas essas suas novas postagens!!