Homem Bala

 Shangai, 16 de fevereiro de 2011.

Depois de Suzhou passei dois dias em Hangzhou, apesar do tempo não estar lá essa coisa, o meu albergue ficava bem ao lado da maior atração da cidade que é o lago. Só de ficar andando ao redor do lago esses dias valeu a viagem. Hangzhou realmente é muito bonita, se não tivesse nevando eu teria visto as paisagens mais limpas... Acho que comentei sobre a localização dos albergues em algum post lá da Nova Zelândia. Normalmente os albergues que escolho são muito bem localizados, em todo lugar. Facilita em tudo. Aqui na China tenho ficado praticamente só em Youth Hostels (albergues da juventude) que são da associação Hostelling International, presente no mundo todo quase. Com a carteirinha temos desconto no valor da hospedagem.   
Área ao redor do lago em Hangzhou

Hangzhou- West Lake


Não sabia se levava um Rolls-Royce ou uma Lamborghini...então fui de busão mesmo.

Hangzhou

De Suzhou para Hangzhou fui de trem, um trem muito moderno, que chegou a 350 Km/h!! Depois que fui descobrir que esse é o trem mais rápido do mundo!
Trem bala na estação de Suzhou
Reduzindo...

Voltei então pra Shangai pra resolver umas coisas, de novo andei no trem bala. Legal voltar para uma cidade onde você passou mais de uma semana, se sente bem mais familiarizado. Peguei meu passaporte com o visto renovado, mandei minha bicicletinha pra Belém( foi muito parceira, não consegui me desfazer dela...), e voltei pro mesmo albergue onde tinha deixado minha mochila. Ás vezes faço isso, deixo a mochila grande no guarda volume do albergue pra fazer algum trecho por perto de alguns dias, levando só a mochila menor. Mais algumas imagens de Shangai.
Avenida Nanjing...andei muito nessa área.

Grilos para vender numa loja em Shangai, acho que é para cantar...

Gaiola para passarinhos não, para os grilos!!!!

Praça em Shangai e os  arranha céus 

Pausa para tomar uns chás, com cerimônia e tudo.

Apesar da comunicação ser difícil aqui, estou me virando bem pra andar sozinho. Tem uma técnica bem simples que usamos nos países onde não sabemos nenhuma palavra no idioma local. Pra qualquer coisa, mais difícil de achar, pedimos para a recepcionista do albergue escrever num papel o que queremos. Daí é só mostrar o papel na hora , dar um sorriso e pronto! Simples assim.ehehe Mas tem que escrever tudo que você quer no papel, se não acontece que nem quando fui comprar um ticket de trem aqui na China. No meu papel estava escrito em mandarim: “ Um ticket para o próximo trem para Hanghzou” ,  cheguei no guichê e entreguei. Aí a chinesinha lá de dentro me perguntou alguma coisa, tipo primeira ou segunda classe, sei lá, continuei rindo com cara de tacho, ela perguntou de novo como se eu fosse entender, daí ela virou o monitor e me mostrou as opções, pronto, escolhi a mais barata (claro) e peguei o ticket ! Simples assim..... Ajudou muito o tempo que viajei com os chilenos e depois com o gaúcho, pois eu aprendi como funciona o esquema dos trens, a entender o ticket, o processo do embarque... Depois ficou fácil. O que ainda é mais complicado é andar de ônibus urbano. Qual ônibus e aonde  pegar, o pessoal do albergue informa, o difícil é acertar o lugar certo pra descer, porque nem sempre dá pra ler o nome da rua onde estamos passando e os outros passageiros e o motorista não entendem nada o que a gente fala. Mas tudo isso no final das contas é divertido, faz parte do passeio.

Um comentário:

Keo Guedes disse...

É sempre bom ler os seus posts. Me dá uma enorme vontade de fazer o mesmo, inclusive copiar o seu roteiro. O achei por acaso, quando estava a procurar destinos para as minhas sonhadas férias e o encontrei. Pow, paixão a primeira vista. Muito enriquecedor o seu blogger. Que continue, cheio de bons destinos, histórias e fotos memoráveis.