Himalaias - Parte 01

 Chame –Nepal, 23 de março de 2011.

Então, como disse, o Nepal atrai muitos turistas não só pela cultura exótica mas pelas trilhas de trekking pelos Himalaias, cadeia montanhosa onde estão as montanhas mais altas do planeta, por isso o Nepal é considerado o ‘topo do mundo’.
Na semana que passei em Kathmandu, busquei informação e vi que não era necessário fazer a trilha com guia, vim sozinho mesmo. Comprei a passagem de ônibus para o ponto de partida numa agência onde todos os israelenses compram, pra ser mais fácil de encontrar um grupo para me juntar. Mesmo indo sozinho, é mais seguro ir próximo a um grupo, pois percorrer trilhas a mais de 5.000 metros de altitude e com neve, envolve algum risco.  Escolhi fazer o Circuito Annapurna, uma trilha bem popular nos Himalaias, porque passaria por várias vilas tibetanas e a paisagem seria fenomenal. Vou dividir em etapas para facilitar.
Mapa do Nepal - em vermelho, a Área de Conservação do Annapurna

Circuito Annapurna

Já no ônibus de Kathmandu até o ponto de partida da trilha(Besisahar- 820m) conheci alguns israelenses que seriam minha companhia nos próximos dias de caminhada. Pesquisando sobre o circuito vi que o início e o fim não eram tão interessantes, então fiz de jeep até uma vila mais adiante onde dormi no primeiro dia(Syange-1.200m). Dividi um quarto com o Yaniv e no mesmo hotel tinha outra dúzia de israelenses além dos guias e carregadores deles. Sabia que não iria fazer a trilha sozinho.
A máquina que nos levou de Kathmandu a Besisahar

No segundo dia comecei realmente o trekking caminhando até a vila de Tal – 1.700m , e no terceiro dia até Chame - 2.710m. Cada dia andamos cerca de 6-7 horas entre subidas e descidas mas foi relativamente fácil. Dias de sol e calor durante o dia e um pouco frio durante a noite. Chegamos em torno de 2-3 horas da tarde então temos tempo de rodar pela vila, tomar um chá... Passamos por várias vilas pelo caminho, parando para descansar ou tomar alguma coisa. Paisagens muito lindas nos acompanham em todo o percurso. 
Primeiros metros do trekking

Na trilha...primeiro dia, entre as vilas de Syange e Tal

Adolescentes de um vilarejo que precisam andar mais de duas horas( pela montanha!) pra chegar na escola
e claro voltar pra casa depois da aula, isso que é vontade de estudar.



Vilarejos pelo caminho

Cruzamos várias pontes dessa

Yaniv, meu parceiro - Jaea, o carregador/guia dele que virou meu parceiro também -
e o guarda que fiscaliza os tickets de permissão para percorrer o circuito






Na vila de Chame no final do dia, esperando o chá.



Um comentário:

Mayra disse...

Rogério, estou lendo aos poucos,mas te digo desde já, encantada com as fotos, e com sua experiência sendo curtida a cada momento!Mt show! bjk e Namastê