Himalaias - Parte 04 - final

 Tatopani, 30 de março de 2011.

10° dia – Muktinath (3.800m) – Jomsom (2.720m) – Ghasa – Tatopani

Muktinath é uma pequena cidade com alguns templos que atraem muitos peregrinos. Quase todo o percurso foi plano com descidas bem suaves. Agora daqui pra frente é moleza. Um vento muito forte que quase nos empurra para trás, mas não  dificultou a caminhada. Daqui o grupo se desfez, alguns tomaram outro caminho para fazer mais uns dias de trekking, outros ficam por aqui mais uns dias para descansar. Eu não vou continuar para outras trilhas não pelo cansaço, mas é que pra mim é o bastante.Depois de 6h cheguei a Jomsom, uma vila bem grande. Eu já estava satisfeito de trekking e sabia que daqui em diante não tinha tanta paisagem bacana, então resolvi pegar um ônibus para a vila seguinte (Ghasa) e outro para Tatopani que em nepalês significa água quente, onde tem umas fontes termais, perfeito para relaxar depois da longa jornada.




O camarada passando o fumo para o Yaniv, acho que ele não estava muito a fim...



Hot Springs
Mergulhei naquela piscina de água quente, o corpo quebrado depois de 6 horas de caminhada e mais 5 horas de jeep num zigue-zague, trepidação e muita poeira...as pernas guardavam o cansaço dos dias anteriores. Deixei só o rosto de fora e fiquei olhando as estrelas. Meu corpo agradeceu demais esse banho em Tatopani. Fechei os olhos e refiz mentalmente todo o percurso do Annapurna. Passando pelos vilarejos tibetanos, vi as crianças, os yaks, os Himalaias, subi as montanhas caminhando pela neve e senti muita alegria de estar desfrutando de toda aquela paisagem. Estava ali, deitado e imóvel. Durante aquele tempo relaxando, meu corpo fez a cabeça se transportar para todos os banhos quentes que fiz na viagem: em Rotorua na Nova Zelândia num riacho na beira da estrada, em Pai na Tailândia junto com um amigo italiano depois de ter andado de elefante e rodado o dia todo pelas montanhas e nas piscinas naturais da caverna de Yangshuo na China.
Tem coisas que são bem mais aproveitadas quando combinamos com outras atividades, por exemplo,  lembro de alguns  banhos de cachoeira no Camboja, no Laos, em Carolina -MA ..depois de uma trilha de bike ; quando treinava judô no Pará Clube, que saíamos do treino e tomávamos banho de piscina ou íamos pra sauna... no Amazonas que eu chegava da corrida e ia tomar banho no Rio Negro...(... em Belém que eu terminava uma tigela de açaí e deitava numa rede....rsrsrs ...ô saudade do açaí!) São situações que marcam muito mais.
Aqui terminou a Missão Annapurna.



Vila de Tatopani

Tatopani - Voltei na piscina termal no dia seguinte pela manhã,
o banho não foi tão relaxante quanto na noite anterior.

Minhas últimas horas nos Himalaias...

Ônibus em Tatopani

Nenhum comentário: