Happy Holi !

Kathmandu - Nepal, 20 de março de 2011.

Este fim de semana foi uma data especial para os hindus. Todos foram ás ruas para celebrar o Holi Festival comemorado na lua cheia de março, dizendo adeus ao inverno e benvindo a primavera num arco-íris de cores. É uma espécie de carnaval, comemorado tanto aqui no Nepal quanto na Índia, onde todos se jogam um pó colorido de cores bem vivas desejando “Feliz Holi”. Eles também jogam baldes água de cima das casas em todos que passam na rua, ou então saquinhos com água colorida. É uma grande festa onde todos terminam coloridos, os gringos principalmente(especialmente as mulheres), mas é um pó natural que é fácil de lavar. Eu terminei o dia todo roxo e azul!! Na praça teve música ao vivo, foi divertido pular no meio dos nepaleses dançando a música deles.
As cores do Holi

Brincadeiras nas ruas de Kathmandu




Happy Holi !!!


Eu disse que é uma espécie de carnaval porque todos vão para as ruas e se divertem ao jogar pó colorido uns nos outros em um clima bem festivo, todos esbanjando alegria. Detalhe, não se vê ninguém bêbado. É bonito ver como eles comemoram  fraternalmente se abraçando de desejando felicidade da mesma forma como desejamos feliz ano-novo uns aos outros na hora da virada. Eu gosto dessas manifestações culturais populares. Lembro que eu passei um carnaval em Caiena(Guiana Francesa) com meu irmão e dois amigos de Belém, quando fomos disputar uma competição de judô. Acompanhamos os desfiles de rua, as fantasias e os carros alegóricos eram de uma simplicidade e ao mesmo tempo carregados de uma cultura que eles fazem questão de preservar. Fomos inclusive a um grande baile, interessantíssimo onde  as mulheres iam todas cobertas com máscaras, perucas, luvas, ficando nenhuma parte do corpo exposta e só elas podiam chamar os homens  para dançar.
 Mas este festival nem se compara com o nosso carnaval, que todo mundo enche a cara com música muito alta pulando o dia inteiro e a noite inteira durante 4-5 dias. Aliás nada se compara ao nosso carnaval. Já é o segundo carnaval que eu “pulo”, ano passado eu me isolei numa vila de pescadores e esse ano eu estava na China...ninguém sabia o que era carnaval por lá.( ainda bem, pois se os chineses fossem brincar carnaval seria uma tragédia)
E agora depois de uma semana em Kathmandu já estou me familiarizando mais com essa realidade aqui. Com os apagões diários: são 14 horas de racionamento de energia por dia, ou seja temos 10 horas de energia por dia, divididos em dois períodos de 4-6 horas normalmente um em horário comercial e outro na madrugada. Então junta-se aí no meio da poluição do ar e sonora  o barulho dos geradores na porta das lojas e a fumaça que eles liberam se misturando com o cheiro dos incensos que estão em todo lugar.
Eu queria aproveitar esse post para avisar que eu vou dar uma sumida por 17 dias, amanhã cedo vou partir para um trekking, vou fazer o Circuito  Annapurna, que é uma cadeia de montanhas com mais de 8 mil metros, situadas a oeste do Nepal. Chegarei a 5.416 metros! (o ponto mais alto do Brasil é o Pico da Neblina com 3.014m). Vai ser uma maratona bem difícil, com ar rarefeito e atravessando a neve. E não vou ter como entrar na internet nesse período. Até a volta.     

Nenhum comentário: