Guerreiros do Imperador

Xi’an,  05 de março de 2011.

Eu vim pra Xi’an pra ver de perto um dos maiores achados arqueológicos da China e talvez do mundo. É uma descoberta recente (1974), um camponês estava cavando um poço e achou uns pedaços de cerâmica, quando deram início às escavações e descobriram nada menos que cerca de 8.000 guerreiros e cavalos em terracota, literalmente terra assada(uma espécie de argila), em posição de batalha dentro de três trincheiras, datados de 2.200 anos atrás. Os guerreiros foram feitos por ordem do primeiro imperador da dinastia Qin(259 a 210 a.C.). Na verdade muitos deles ainda não foram restaurados pois as escavações ainda estão em curso, até agora pouco mais de mil foram recuperados e reposicionados em sua posição original. Detalhe, todos são diferentes uns dos outros, inclusive a roupa( de acordo com a sua função e patente militar) e o cabelo . Tem umas peças lá que podemos ver bem de perto, muito impressionante os detalhes de cada uma. Elas originalmente eram coloridas mas a pintura se perdeu com o tempo. As armas encontradas junto com os guerreiros foram analisadas e descobriram que elas tinham uma proteção contra a corrosão de cromo, técnica que só foi ‘descoberta’ em 1937 comprovando que os chinezes dominavam técnicas de metalurgia desde aquela época.

Um dos guerreiros que podemos ver de perto

O guerreiro e seu cavalo
No galpão maior onde tem cerca de 1000 guerreiros restaurados
Guerreiros de Terracota, em posição de batalha

Meus dias em Xi’an estão preguiçosos, passo boa parte do tempo no albergue que tem um ambiente bem aconchegante, um café que serve de ponto de encontro, um bar no subsolo e uma mesa de ping pong que eu passo horas jogando com os chineses. Ou então fico circulando nas redondezas, no bairro islâmico, simplesmente para viver o cotidiano de uma cidade chinesa. Assisti a um show aquático de chafarizes numa praça em frente à uma pagoda com músicas e luzes, é o maior show desse tipo na Ásia, chinês é bom pra fazer essas coisas. Xi’an é uma das poucas cidades na China que ainda tem um muro enorme circundando o centro da cidade sendo também uma das atrações.
Bar do albergue
Albergue em Xi'an
Night market no bairro islâmico
Chineses do bairro islâmico
Bell Tower em Xi'an

Sinto que eu assimilei muita coisa da estranheza da China. Andando pelas ruas, cada vez menos vejo coisas novas que me causam aquele choque que senti quando pisei aqui pela primeira vez. Ainda me impressiono por tudo isso ser China, claro, porém sem franzir a testa por ser estranho. Depois de mais de 17 cidades nesses quase dois meses já estou bem mais ambientalizado e sentindo que está na hora de partir pra outro país.











2 comentários:

Anônimo disse...

Fico imaginando o tanto de outras coisas que ainda estão para serem descobertas nessa regiao

Ass:
Mochileiro da zona leste

Olhos Espertos disse...

Suas fotos da China são um deleite!!