Montanha Sagrada

Xi’an, 06 de março de 2011.

Reencontrei aqui em Xi’an meu parceiro do albergue de Beijing, o Erez, o israelense que foi para a muralha comigo. Passamos a maior parte do tempo juntos. E combinamos para ir para Hua Shan, uma pequena cidade a 2 horas de Xi’an onde tem uma das cinco montanhas sagradas do Taoísmo, uma das principais religiões da China. Preferimos subir a montanha a pé, ao invés de usar o teleférico, foi uma subida bem difícil, os primeiros 5 km de subida são mais tranquilos mas cansam a perna pra encarar os outros 2km de subida de degraus muito íngremes que ás vezes chegavam quase a 90 graus. Vários templos taoístas pelo caminho serviram de paradas de descanso. Foram mais de 5 penosas horas que foram compensadas pela vista no topo de um dos picos, onde chega o teleférico e onde vão a maioria dos turistas. Uma lâmina de rocha liga um pico a outro. De lá subimos ainda mais para o outro pico onde passamos a noite, quanto mais subíamos mais ia esfriando e a paisagem ia ficando mais congelada ao redor. Paramos para ver o pôr-do-sol e dormir lá no alto, um frio terrível e um vento muito forte que levava à uma sensação térmica de pelo menos uns 10 a 15 graus negativos. O quarto do hotel não tinha aquecedor, dormi no quarto mais frio que já havia dormido na minha vida, tinha gelo dentro e não derreteu até a manhã seguinte! Parece que estávamos dormindo dentro de um freezer.

No dia seguinte subimos para um outro pico ainda mais alto, a mais de 2 mil metros de altitude.Não consegui passar muito tempo nesse outro pois o vento era tão forte que eu precisava me segurar pra não ser arrastado!! Tenho certeza que a máquina fotográfica não conseguiu captar o tamanho, a beleza e a sensação de caminhar no topo dessas montanhas.

Essa semana recebi a triste notícia que a entrada para o Tibet está temporariamente fechada nesse mês de março, e não se sabe exatamente quando ela vai abrir em abril. O Tibet é uma região especial que apesar de estar na China, é necessária uma permissão especial para entrar. Infelizmente não posso passar mais de um mês esperando por uma data incerta. Que pena. O jeito é mudar o roteiro e passar direto para o Nepal, terei que fazer isso de avião pois por terra precisaria cruzar o Tibet, e também é proibido. Tentei comprar minha passagem para Katmandu pela internet mas a empresa Chinesa que faz a rota só aceita pagamento de cartões de créditos chineses. Procurei na net o endereço da empresa, peguei um busão e fui lá, andei umas 2 horas atrás do endereço com meu papelzinho na mão e quando achei o cara disse(finalmente achei um que falava um pouco de inglês!) que não era mais lá, tinha mudado. Legal, era sábado 5 da tarde, as empresas fechando e eu precisava comprar minha passagem pois corro o risco de não achar vaga antes de terminar meu visto, e eu não queria ter que renovar novamente. Respirei fundo e peguei meu busão de volta meio desolado. Chegando no albergue de volta, vi uma agência viagem, o que não é tão fácil de ver por aqui e principalmente as que vendem ticket aéreo. A mulher não falava nem uma palavra que eu entendesse, ela não sabia nem o que era ‘ticket’ , depois de meia hora conversando através de um tradutor pelo computador, tipo google translator, que quando traduz do chinês se transforma em frases indecifráveis...consegui comprar a passagem, ufa.


Deixa eu fazer um parêntese para esclarecer uns termos: passaporte é um documento de identidade que precisamos para circular em outros países, é a nossa “carteira de identidade” fora do Brasil. E visto é uma permissão que temos para permanecer em um determinado país, que é válido por um determinado tempo. Existem países que não exigem o visto para a entrada, por exemplo, os países do Mercosul(Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai), outros países pegamos o visto na entrada por exemplo: Indonésia, Tailândia, Laos, Camboja... Em outros precisamos pegar o visto com antecedência em outro lugar (Vietnã, China, Índia, EUA...), exemplo: fui na embaixada do Vietnã no Camboja pegar o visto para entrar no Vietnã, no Vietnã eu peguei o visto da China. O visto é colado no nosso passaporte com a data preestabelecida.




Portão sul  dos muros de Xi'an


Templo na entrada da montanha em Hua Shan
Meu parceiro Erez
Templo taoísta no alto da montanha
Esses cadeados representam pedidos de felicidade ou de sorte no casamento
Uma árvore de 1.300 anos que tinha pelo caminho


Um dos picos de Hua Shan




2 comentários:

Super Lana disse...

Rogério
me aventuro junto com vc
atráves do blog
cada posta...uma emoção
To adorando!!!!
virei FÃ

Isabella Arruda disse...

Preciso ver esse teu passaporte com tantos vistos!!!