Macacos me mordam!

 Chengdu, 11 de março de 2011.

Vim passar minha última semana na China em Chengdu, capital da província de Sichuan,  famosa por ter culinária mais saborosa do país e por ser o habitat dos pandas. Optei por ficar na casa de chineses através do couchsurfing, pela primeira vez aqui na China. Quem me hospedou foi a Yingchu , que é formada em turismo, e poderia me explicar melhor sobre a cultura local. Couchsurfing literalmente significa ‘surf de sofá’ como eu já expliquei em posts anteriores, e aqui eu realmente fiquei no sofá da sala, eheheh. Cheguei quebrado depois de 16 horas sentado no trem de Xi’an pra cá e depois de um cochilo no meu sofá, saímos pra dar uma volta. Passamos pela universidade onde ela estudou, me adimirei com as 20 mesas de ping pong que tinham na área de recreação, o ping pong é um dos esportes mais populares na China, eu já tinha visto também em praças e parques, inclusive idosos jogando. Na volta passamos num mercado perto de casa pra comprar os ingredientes do jantar. Ela e a namorada do primo que também mora lá, prepararam um jantar muito bom com umas linguiças feitas pela mãe dela e os vegetais com um tempero bem carregado na pimenta.Realmente o sabor da comida daqui é bem mais forte do que eu tinha comido em várias províncias que passei pela China.
Jantar com tempero de Sichuan na casa da Yingchu

No outro dia fui para Leshan, duas horas de Chengdu ver de perto o maior Buda sentado do mundo. O Buda que fui Hong Kong era o maior do mundo em bronze, esse aqui é o maior mesmo, em tamanho. O gigante tem 71 metros e foi  escavado na rocha.Está sentado na margem do rio há 1.200 anos.
O Buda de Leshan

O gigante de 71 metros na margem do rio

De Leshan segui para Emei, para caminhar  por outra montanha sagrada, o Emei Shan (Monte Emei) é uma das montanhas sagradas do Budismo e junto com o Buda de Leshan, é outro Patrimônio da Humanidade da UNESCO.  Dormi na pequena vila de Emei aos pés da montanha, para fazer a caminhada no dia seguinte. Na verdade eu imaginava paisagens parecidadas com as monte Hua Shan que fui na semana passada mas aqui é diferente, as trilhas são rodeadas por floresta e a beleza se dá pela natureza que nos cerca e não uma vista do alto da montanha. Vários templos budistas pelo caminho mas confesso que já estou saturado de tanto templo e não passava mais de dois minutos dentro de cada um deles, e em outros só olhava de longe. Depois de cinco horas de uma feliz e tranquila caminhada pela montanha sagrada..rsrsrs passei por uma parte que era uma espécie de floresta dos macacos, com várias placas dizendo que ali era uma região de macacos selvagens e alguns procedimentos de segurança, tipo não correr, não fazer movimentos bruscos e tinha lido no guia também histórias do tipo ”Com um macaco no caminho, nem 10 mil homens podem passar” mas ignorei tudo isso pois imaginava situações iguais como passei em Ubud na ilha de Bali, onde os curiosos macaquinhos pegavam tudo que tinha pendurado na gente ou na mochila, tipo chapéu, óculos, ou alguma comida. Guardei tudo dentro da mochila e continuei caminhando tranquilo por uma trilha que ninguém estava indo mas achei bonito e resolvi seguir. Cara, passei por um momento de tensão que há tempos não passava, talvez desde que fugi do tubarão na ilha de Redang na Malásia. Tinham DEZENAS de macacos no caminho, engoli seco mas mantive o passo. E não era macaquinho não, eram grandes, e mantendo o passo cruzei uma ponte de um lado ao outro do riacho que corre no meio do vale, e pela primeira vez na vida fiquei com medo de macaco! Eles começaram a me seguir, eram uns 4 ou 5, agarraram na minha perna e eu acelerei o passo com um macaco pendurado em cada perna, até que eles largaram e eu corri pálido numa trilha escorregadia tendo que usar as mãos pra não me esborrachar de cara numa escada cheia de limo. Até que passei e continuei na trilha ainda com a garganta seca porém aliviado por ter escapado na boa. “Foi até melhor do que eu imaginava” eu pensava comigo, como forma de consolo pra poder relaxar novamente e voltar a curtir a paisagem. Após meia hora de caminhada, achei uma casinha que tinha um restaurante e parei para confirmar se estava no caminho certo...a mulher disse que aquela trilha dava para um outro templo fora da minha rota e eu tinha que voltar!!! Atravessar pelos macacos de novo!!!! Bom, se eu sobrevivi na primeira vez, da segunda vou sentir medo mas vou sobreviver também. Caso contrário se eu fosse por aquele caminho eu teria que rodear a montanha por outro lado anadando uns 15 km e dormir em algum templo para voltar no dia seguinte...não, vou encarar a macacada de novo. A mesma coisa, quando eu me aproximei eles começaram a pular e rosnar(macaco rosna??) eu mantive o passo. Novamente passei no meio deles, pareciam enfurecidos com aquele intruso invadindo a sua área. Pode parecer frescura sentir medo de macaco, mas eu queria ver o macho que não sentisse medo naquela situação. E quando eu passo de novo pela bendita ponte enfestada, um deles pulou no meu pescoço agarrando na minha cabeça, enquanto outros continuaram puxando minha perna. Mermão, andei uns 30 metros com o bicho atracado no meu pescoço, eu não podia correr nem me sacudir pois ele não ia soltar, era grande,  pesado e segurava com força.Eu vi a hora dele morder minha orelha, sei lá, ele rosnava no meu ouvido, nunca queiram passar por uma situação como essa. Me acalmei um pouco quando ele lambeu minha cabeça, aí percebi que ele não estava tão mal intencionado... rsrsrsrs...até que ele largou, os que estavam na minha perna também largaram. Escapei sem nenhum arranhão, e fiquei tranquilo quando comecei a ver gente de novo. Não queria mais andar, peguei um atalho e voltei para a vila de Emei, depois busão pra Chengdu.
Templo budista no alto da Emei Shan

Placa em Chinglish:"Cuidado macacos agressivos aqui. Não brinque com os macacos"
Emei Shan
Adentrando na zona dos macacos.

2 comentários:

Kahlyne disse...

Meu Deeeus, pensei que eram macaquinhos....são enormes! Eu tinha me (@%#$& toda!


kkkkkkkkkkkkkkkkk

Isabella Arruda disse...

Que situação essa dos macacos!! É pra ter medo mesmo!! Já ouviu falar em RAIVA? É mortal, sem cura mesmo!!!
Se cuida...