Mãos

Pushkar, 1° de maio de 2011. (Dia do trabalhador)

Aproveitando o dia do trabalhador, gostaria de desabafar a respeito de um fato que ocorreu comigo esta semana, aliás está ocorrendo, e ainda deve me criar uma sombra por mais alguns meses. Como escrevo aqui o que penso e o que sinto, quero me expressar sobre esse assunto que tem rondado pela minha cabeça nestes dias. Não é a primeira vez que me acontece.   Uma ex-empregada me colocou na justiça, reclamando uma absurda indenização. Uma pessoa que depositei minha confiança durante anos, que tinha a chave da minha casa, tomava conta das minhas coisas e se considerava minha amiga. Tenho passado esses dias meio introspectivo (não confundir com tristeza...não consigo sentir tristeza aqui na Índia, aliás não consigo sentir tristeza desde o dia em que comprei meu ticket de volta ao mundo a um ano atrás), não pela perda que vou ter, posso trabalhar para repor, mas pela punhalada que estou pegando. Uma pessoa que estava desempregada e pediu para trabalhar , e a ajudei no que pude durante todos os anos que ela esteve comigo. Trato bem e me torno amigo de todas as pessoas que  trabalham comigo.
Fatos como este me fazem botar em questão a integridade das pessoas. Em quem podemos confiar de verdade? Todos temos muitos amigos, mas nem todos permanecem nossos amigos em nossas costas e/ou quando envolve dinheiro na jogada. Vira e mexe somos apunhalados. Doloroso é imaginar a pessoa que você tinha consideração com o punhal nas mãos e ira nos olhos.  Isso acontece com todos nós, aqueles que pensam que nunca lhes aconteceu , é porque nunca descobriram. E então? Vamos desacreditar na amizade? Vamos parar de ajudar os outros? Vamos desconfiar de tudo e de todos? Que vida seria essa numa eterna paranóia de desconfiança? Vamos nos fechar no nosso mundo depois de alguma decepção como essa?  
Neste caso quem está intermediando a punhalada nas minhas costas é um advogado e a Justiça. Tenho nojo da Justiça Trabalhista, com suas leis ridículas e absurdas que sempre favorecem o empregado, e prejudicam sempre de forma pesada e desleal a pessoa que trabalha de forma honesta  e que ajuda a diminuir o índice de desemprego no Brasil dando oportunidade de trabalho para quem precisa sustentar sua família.  Não entendo nada de Direito, mas o “bom senso” que deveria existir para ordenar a nossa sociedade, está mais para nonsense. E não entendo por que num país em desenvolvimento como o Brasil existem leis tão injustas que impedem de ser criadas muitas vagas de trabalho por potenciais empregadores, com medo de  um revés por indenizações trabalhistas. E pelo que já vi, a Injustiça do Trabalho, é a mais “eficiente” entre suas comparsas, que levam anos para resolver as suas causas. Uma diarista que trabalha ocasionalmente  por 3 meses para alguém, e ao sair pede indenização, a causa é resolvida quase que imediatamente, obrigando o sujeito -  que só queria alguém para lavar suas roupas e pagou corretamente o valor combinado – a desembolsar uma grana preta, caso contrário os oficiais de injustiça vão em sua casa lhe tomar seus bens. Enquanto que um assassino que mata uma criança ou pai de família, demora anos para ser julgado e em alguns casos é inocentado, graças ao trabalho de “bons” advogados.Tem alguma sensatez da justiça nessa história? 
 Em relação aos advogados - que tampem os ouvidos e me ignorem os honestos -  também tenho um “especial repúdio” àqueles que se utilizam das leis para exercer atos ridículos, desonestos, inescrupulosos, injustos e nojentos, sujando de lama o nome da sua, que deveria ser brilhante, profissão. (Mais uma vez, peço para os profissionais do Direito que honram o seu diploma e o seu nome, que observem que estou direcionando  meus comentários à corja de corruptos e mentirosos.) Abomino com todas minhas forças um sujeito que se entitula  doutor e se diz “da lei”, depois de ter estudado 5 anos de faculdade e mais alguns de especialização ou qualquer outra pós-graduação, usando todo seu conhecimento para o mal, para  utilizar de armas legais para cometer crimes morais e vergonhosos diante de um juiz,  em troca do vil metal....   Talvez sinta o mesmo asco demonstrado pelo BOPE  em relação aos policiais corruptos no filme Tropa de Elite, que mostra muito bem  aqueles policiais que deveriam agir protegendo a sociedade,  e em troca de dinheiro, se tornam uma ameaça social. Inclusive no Rio de Janeiro muitas organizações criminosas financiam os estudos de faculdade de Direito para alguns de seus membros, para que eles cometam crimes cada vez mais perfeitos.   
 Eu queria saber se um sujeito desse, que cria um monte de mentiras disfarçadas naquelas acusações cheias de termos técnicos, se ele dorme tranquilo de noite com todas as suas mentiras nojentas. Se ele sente realização profissional forjando documentos, criando milhares de horas extras inexistentes, anos não trabalhados, décimos terceiros, férias, terços, arrecadações e outras siglas fraudulentas, SABENDO SIM que está fazendo aquilo de má fé, para roubar alguém por meios legais. Eu queria ver se ele não sente vergonha ao se olhar no espelho, a sua cara de nojento e impostor que ganha dinheiro sujo com suas mentiras. Ladrão de terno e gravata. Queria ver numa roda de cafajestes de cabelo penteado, eles conversando sobre suas causas ganhas, meros marginais estelionatários de nível superior contando sobre seus crimes, e tenho certeza que contam suas histórias rindo da situação.  E queria ver ele chegar em casa no fim de um dia cansativo de tanto elaborar mentiras bem escritas, e dizer para sua esposa: - Oi amor, cheguei, estou cansado, hoje defendi uma causa onde o analfabeto coitado deveria receber uns 3 mil, mas com as mentiras cabeludas que inventei e mandei ele dizer para o juiz, subi a causa para 20 mil, vou ganhar uma grana boa nas costas do coitado”. Esse mesmo sujeito, desta maneira ganha um bom dinheiro, tem uma vida confortável, carro do ano, tem um bom estatus na sociedade, frequenta a missa todo o domingo e tem uma bíblia e uma bela foto de Jesus ou Nossa Senhora na sala de sua casa. E vive nessa capa, nessa farsa. Mas ele está certo...ou você tem algum recibo assinado que comprove o contrário?
Queria colocar a letra de uma música que tenho cantado comigo esses dias, um samba de Almir Guineto que ficou famoso também na voz de Zeca Pagodinho, que fala poeticamente sobre isso.(ouça a música)

Mãos

Mãos, se rendem, pra outras que tudo levam
Quase em extinção, mãos honestas, amorosas
Em nossas pobres mãos,   que batem as cordas
Pago pra ver, queimar em brasa

As mãos de bacharéis que não condenam o mal      2X
Que inocentam réus em troca de um vil metal

Mãos de infiéis, revés que não contentam
Movendo a diretriz, tão fraudulenta
Sem réu e sem juiz, mãos não se acorrentam
Justiça põe as mãos na consciência

Ato que fez Pilatos,  lavando suas mãos
É o mesmo que injustiça  com as próprias mãos
As mãos que fracassaram na torre de babel
Porque desafiaram as mãos do céu.

4 comentários:

Anônimo disse...

concordo plena mente!

Eduardo Duarte de Oliveira Jr disse...

boa...

Menina de Angola disse...

Putz Rogerio que foda isso hem, mas não perca de modo algum a fé nas pessoas, amizade é amizade, fdp é fdp o difícil é saber quem é quem...

Mas a vida ensina da próxima vc vai estar bem mais escolado...

bj e boa sorte

Sandra

Luiz Melo / AµÐressa Gasparelli disse...

Irmão,

não se abata por isso não. É mais comum do que você possa imaginar. No teu caso, a 'porrada' vem de um 'estranho', íntimo, eu li, mas um completo estranho, o que diria você, se souber que eu, estava desde outubro de 2008, com um Mandado de Prisão, expedido, com ofícios à Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, (Portos e Fronteiras) e Polinter, por P.A., (Pensão Alimentícia), Art. 733 do C.P.C., e que, RESSALTE-SE, estava INTEGRALMENTE PAGA, mas que a VACA e os FILHOS, "MAIORES", (a caçula tem 19 anos) enão estuda, não comunicou o pagamento, me obrigando a ter de vir ao BRasil, em fevereiro último, para poder assim dar um fim a esta enorme PUTARIA, tanto DELES, quanto da JUSTIÇA, que ignorava completamente minhas alegações e informações sobre a quitação e pagamento da 'suposta dívida'.
Um País com uma Justiça de MERDA, com uma Polícia IGUAL, uma vez que se fosse de fato sério eu teria sido preso logo que pus os pés no Aeroporto, mas Graças a Deus, dada a ineficiência do 'chamado sistema informatizado dos Portos e Aeroportos', passei tranquilamente como qualquer cidadão, ou, agora sei, BANDIDO, TERRORISTA ou NARCOTRAFICANTE, também passaria.

Não esquenta não que isso faz parte. Nós que optamos por viver uma vida assim, incomodamos, agredimos e, na cabeça deles, transgredimos normas e meios de conduta uma vez que pela incapacidade e incompetência deles, jamais deixarão de viver as vidas medíocres que levam, apoiamdo-se em argumentos absurdos de responsabilidades, compromisso ou simplesmente 'amor as famílias', que não os deixam agir como nós, (para eles), irresponsáveis.

Curta sua vida, sua aventura, seu novo modo de viver. Continue driblando as adversidades impostas e continue como eu continuo, aqui nos EUA, por hora, fazendo como 'Cavalo em Parada de 7 de Setembro', ou seja, "CAGANDO, ANDANDO e AINDA SENDO APLAUDIDO" pelo mesmo BANDO de Pobres, Idiotas e Covardes que tanto nos 'apontam', nos julgam e nos apedrejam.

Seja FELIZ!