Brincadeira de criança


Madaba - Jordânia, 14 de maio de 2011.

Organizar meu roteiro de forma independente aqui no Oriente Médio está exigindo mais um pouco de meus “conhecimentos mochilísticos” por vários motivos. Primeiro, pelas restrições de entrada em alguns países: para entrar na Síria e no Líbano não se pode ter nada no passaporte que mostre que você entrou em Israel. Por isso quem pretende visitar esses países depois de Israel, tem que pedir que te carimbem num papel separado, e entrar e sair de Israel pela fronteira da ponte King Hussein próximo a Amman. Nas outras fronteiras não tem como se livrar do carimbo de saída da Jordânia que comprova que você entrou em Israel. A fronteira Jordânia-Síria está fechada, mas eu ainda tenho esperança de entrar na Síria e Líbano quando estiver na Turquia no mês que vem, pois pode ser que as coisas estejam mais calmas por lá. É o que está me atrapalhando um pouco no planejamento. Eu tinha planejado um roteiro fazendo um círculo começando para cima, e tive que inverter tudo, começando pelo que seria o final. Como planejar roteiros tem sido minha rotina(só isso que tenho feito da vida nos últimos nove meses, fora o tempo que passei planejando a volta ao mundo), está sendo mais fácil. Eu comecei a ler sobre o Oriente Médio uns três dias antes de vir pra cá, e montei mais ou menos o itinerário, e tive que mudar completamente o rumo.    
Fora isso, o que está mais me fazendo pensar esses dias, além do roteiro, é para circular aqui pela Jordânia  e conhecer o país da forma mais barata possível. Como eu vim da Índia, um dos países mais baratos do mundo, estou achando tudo muito caro. Transporte público não é tão fácil e a rede rodoviária não é bem desenvolvida. Em muitos lugares só se chega de taxi ou em passeios com carros/van privados. Os hotéis oferecem esses passeios, mas são caros demais. Para quem tem pouco tempo de férias, vem com dinheiro suficiente e vai para todos os lugares através desses passeios organizados. Como não tenho uma agenda amarrada, tenho tempo de pesquisar as formas mais baratas. Eu evito ao máximo fazer passeios, em muitos lugares que eu fiz passeios tinha como ir sozinho, mas abri excessão para poder ir junto com um grupo e não ser um passeio sem graça. Ou então opto  pelo tour quando fica o mesmo preço ou mais barato.  
 Um terço da populção de Madaba (uma cidade um pouco mais ao sul de Amman, próxima ao Mar Morto) é cristã, formando uma das maiores comunidades cristãs do país. Os outros dois terços é muçulmana. Então aqui tem várias igrejas bem antigas, entre elas a igreja de São Jorge,  que tem um mosaico no chão datado de 560 DC ,sendo o mais antigo mapa da terra sagrada, atual Palestina. A cidade é famosa pelos mosaicos feitos em pedra no período Bizantino(330 a 565 DC). Na chegada parei para pedir informação numa casa de banho turco, o cara me convidou para um chá e de tão gente boa me deixou fazer o tal banho turco com direito a piscina de hidromassagem, sauna e esfoliação de graça! Aceitei claro, uma sessão daquela custaria uns 15 dólares.
Sessão de banho turco

Mosaico na Igreja de São Jorge

Madaba vista do terrço do hotel, uma cidade bem tranquila

Alguns hotéis aqui oforecem a opção bem barata de dormir num colchão no terraço, como um grande alojamento, foi onde conheci um americano e uma inglesa e resolvemos ir juntos explorar as redondezas da cidade. Como não tinha ônibus para onde queríamos ir, então... dedão na estrada. É fácil arrumar carona aqui. Depois de um ônibus até a metade do caminho(1 real) e 3 caronas chegamos ao Mar Morto, que é na verdade um imenso lago de água hiper salina onde não existe nenhuma forma de vida(daí o nome Mar Morto) exceto alguns microorganismos e turistas boiando! É uma sensação muito diferente, como se estivéssemos de colete salva-vidas e bóia nos braços e nas pernas. Brincamos feito criança na água que de tão salgada parece uma calda. Esse é o ponto mais baixo do planeta, a cerca de 400m abaixo do nível do mar(a uns meses atrás sobrevoei o Everest, o ponto mais alto do mundo e depois cheguei a 5.416m de altitude nos Himalaias!).
Cristais de sal que formam nas pedras nas margens do Mar Morto

Um dos luxuosos resorts, na verdade spas  ou clubes na margem do Mar Morto
onde se paga para passar o dia

Piscinas de borda infinita, muito lindo esse lugar

Spa no Mar Morto, do outro lado da margem está Israel
Brincando de boiar no Mar Morto

É uma sensação muito estranha e gostosa...dá pra ficar de pé
sem tocar o pé no fundo!

Fomos então para o Wadi Zarqa Ma’in, ao lado do Mar Morto, para uma caminhada pelo vale, seguindo o curso de um córrego. Um lugar muito lindo, e uma caminhada muito gostosa onde tivemos algumas horas que subir por pedras e atravessar a nado algumas partes do rio para chegar na cachoeira. Na volta, brincamos mais um pouco no Mar Morto.
Geoff, o americano que também está dando volta ao mundo há 10 meses,
tenho muita afinidade com outros "world travellers", estamos na mesma sintonia

Wadi Zarqa Ma'in


Enfim a cachoeira!

Pausa pro rango: sanduíche de falafel

Foram umas 4  horas percorrendo esses corredores estreitos,
lindo demais ! 




Carona de novo na volta, os jordanianos são muito gente boa. Ás vezes andar de carona é mais divertido do que ônibus, e o cara ainda te ajuda a buscar alguma informação, na ida por exemplo o cara foi e voltou uns 8 Km com a gente para achar a entrada do cânion. Peguei umas caronas muito bacanas também na Polinésia e na Indonésia onde os caras me ajudaram a achar meu destino e as informações que eu precisava. Os meus parceiros seguiram de volta a Madaba e eu desci no meio da estrada sozinho, ainda queria aproveitar o fim da tarde. Fui no local onde Jesus foi batizado, no Rio Jordão, voltei da porta pois tinha fechado meia hora antes, deixa pra lá, segui mais adiante e subi o Monte Nebo, onde Moisés avistou a Terra Santa. Tem uma igreja lá no alto dedicada a Moisés e tem-se uma bela vista da região, o Mar Morto e Israel que fica do outro lado. Foi um dia divertido, com vistas maravilhosas, banho, brincadeira, trekking no cânion, cachoeiras, 7 caronas...tudo isso gastando 1 real !  

Em uma das caronas de volta, uma galera muito bacana
 e muita música árabe.

Daqui Moisés vislumbrou a Terra Prometida por Deus aos judeus  

A um tempo atrás Moisés passou por aqui...em 2000 o papa
João Paulo II  e em 2009 Bento XVI abençoaram o local.



2 comentários:

LiCo disse...

Rogério, estou lendo seus posts sobre o Oriente Médio e esse em especial me despertou curiosidade. Essa cachoeira que vocês foram é conhecida por lá? Como chego nela? Gostaria de fazer algo bem parecido com esse dia.

Valew

LiCo

Rogério Oliveira disse...

Lico, esse vale é chamado 'Zarqa Ma' in" , ele não é muito conhecido pois perguntamos para várias pessoas por lá e nenhuma sabia onde ficava. Apesar de ser bem em frente ao Mar Morto, onde passa uma estrada em toda a extensão, não existe ônibus ou qualquer tipo de condução para chegar lá...só carona mesmo.