Paz no Oriente Médio

Amman - Jordânia, 12 de maio de 2011.

Cheguei no Oriente Médio, no mundo árabe. Entende-se por mundo árabe o conjunto de países que falam  a língua árabe, compreendendo alguns países do Oriente Médio e norte da África. Que diferença eu senti quando cheguei aqui ! Uma paz, uma tranquilidade, eu até pensava que era feriado quando vi pouquíssima gente nas ruas. Perguntei para um camarada (era terça-feira 4 h da tarde) se era alguma data especial, e ele disse que o movimento estava normal era um dia comum. Cadê a confusão, o barulho, o povo nas ruas !?  A Índia me deixou desorientado.
A receptividade na Jordânia é muito cativante, eles cumprimentam dizendo “Bem-vindo” demonstrando sua hospitalidade com um genuíno sorriso no rosto. Eles parecem felizes por receber turistas. Não se trata de comerciantes querendo chamar para dentro das lojas não, são pessoas passando na rua que te saúdam desta maneira. Em poucos países pela Ásia senti essa hospitalidade tão evidente, talvez os que mais se aproximaram foram os indonésios. É bem comum sermos convidados para uma xícara de chá, eles gostam de conversar. Sinto prazer em andar pela cidade, num clima bem diferente pra mim, esse é meu primeiro contato com o mundo árabe. Não vemos por aqui grupos de amigos de homens e mulheres misturado, é tudo separado. Na Malásia, onde tem um grande número de muçulmanos, vi alguma coisa do islamismo, como as muheres de corpo todo coberto usando  burca(lenço que cobre a cabeça) e um véu cobrindo o rosto, e inúmeras mesquitas com seus auto-falantes que chamam as pessoas para a oração várias vezes ao dia.   
Olha a pinta do camarada iraquiano que eu rachei o taxi na chegada

Chegando em Amman

Feira emAmman

Típica loja de tapetes

Tem-se uma imagem distorcida dessa região. Quando falamos em Oriente Médio, a primeira imagem que nos vem à cabeça é guerra e conflito, porque é só o que vemos na televisão. Realmente em alguns países não é tão seguro para viajar por se tratar de zonas de constante tensão como o Iraque, e em outros locais não se pode nem entrar, como a Faixa de Gaza em Israel. Mas em geral, a maioria dos países é seguro de viajar(quando não estão em conflito! rsrsrs), e vale muito a pena visitar o mundo árabe.
Eu preciso conviver mais com esses costumes para falar mais a respeito. Mas minha primeira impressão está sendo muito boa, por tudo isso, o clima agradável, pessoas amigáveis e honestas(talvez isso seja normal, mas a Índia me deixou confuso!), e paisagens bem diferentes de qualquer outro lugar. Sentar num restaurante, fumar um narguilé e apreciar uma boa comida está sendo maravilhoso. A comida árabe é deliciosa, alguns pratos eu já conhecia por ter comido em outros países, outros estou provando aqui, nos restaurantes bem aconchegantes perto do meu hotel. Adorei os doces também, existem várias docerias expondo as especialidades dos doces árabes. Assim como na Índia, o acompanhamento mais comum nas refeições é o pão, que comemos com a mão, eu já estava comendo assim a algum tempo. Aliás, faz mais de 4 meses que não uso garfo, na Índia e Nepal usamos as mãos e colher, e na China só pauzinho.
Baba Ganouj - um prato de berinjela defumada. Meu primeiro
almoço árabe.

Hummus (patê de grão de bico) e Falafel (bolinhos com aparência  e gosto de acarajé)
Pratos bem típicos da culinária árabe

Citadela em Amman - construções no alto da montanha mais alta da cidade

Vista de Amman, todas as casas da mesma cor !!!

Templo de Hércules na Citadela em Amman

Vista do alto da Citadela

Teatro romano em Amman


Vários povos habitaram essa região, acho que os remanescentes mais importantes são do Império Romano com várias construções espalhadas pela Jordânia e os Nabateus (que contruíram Petra, o lugar de maior interesse turístico da Jordânia). Visitei várias ruínas romanas em Amman e em Jerash, no norte do país.
Corrida de cavalos no estilo da Roma antiga - em Jerash, norte da Jordânia

Outro teatro romano em Jerash

Jerash

Arco na entrada de Jerash 

Jerash

Praça oval em Jerash

Esses dias todos fiquei acompanhando notícias do conflito na Síria e conversando com viajantes vindos de lá. As coisas não estão muito em paz naquela área, tanques nas ruas e manifestações por todo o lado.  Devido a esses problemas, as fronteiras terrestres com a Síria estão fechadas, e para ir para o Líbano eu teria que cruzar a Síria... terei que refazer meu itinerário.

Nenhum comentário: