Sob a lua cheia

Tiger Leaping Gorge, 22 de janeiro de 2011.

* Enviei esse post por email tambem...depois arrumo e coloco fotos...

Saimos cedo em direção ao ponto de partida, duas horas ao norte de Li Jiang na província de Yunnan,  para um trekking  de dois dias nas montanhas que formam o vale do Rio Yangzi – o maior rio na China. Um cânion - o Tiger Leaping Gorge - com várias montanhas que chegam a 4.000 metros , com uma trilha de 18 Km que chega a 2.679 metros. Nosso grupo era composto por umas dez pessoas. No primeiro dia caminhamos umas 4 horas, que não é muito mas na montanha cansa...Eram paisagens(literalmente) de tirar o fôlego! Que lugar magnífico! O rio passando lá embaixo, casinhas e algumas plantações nas encostas, algumas pessoas da etnia Naxi que tem aquela trilha como seu caminho diário onde conduzem os animais e vão para as suas plantações. Uma coisa tão imensa e tão bonita que durante a caminhada a gente ficava o tempo todo comentando aquela beleza.



No primeiro dia percorremos metade da trilha parando para dormir em uma pousada lá no alto. Pedimos um jantar para todo o grupo  (que agora eram uns doze) com umas comidas típicas dos Naxi, tinha um grupo de coreanos bebendo e cantantando do nosso lado, não demorou para nos juntarmos e fazer uma grande festa. Inventei uma brincadeira lá, cada um tinha que subir numa espécie de palco e cantar uma música do seu país. Tinha coreano, sueco, inglês, chileno, chinês...gente de toda parte na bagunça. Eu e o gaúcho cantamos duas músicas do Mamonas Assassinas ensinando a dança para os coreanos que adoraram(aqueles pulinhos do Vira Vira...lembra?), depois eles ensinaram umas brincadeiras e danças pra gente...lá pelas tantas tinha chinês cantando alto e pulando, todo mundo dancando em roda abracado...foi uma noite muito bacana. De vez em quando ia no banheiro, via aquela lua cheia imensa brilhando no céu e agradecia pra ela por eu estar ali. Tenho uma atração esquisita pela lua, gosto de conversar com ela, ás vezes agradeço  outras eu conto algum segredo ou pergunto alguma coisa. Tive noites inesquecíveis de lua cheia nos últimos meses, agosto em Bora Bora dançando com os polinésios  na beira da praia, setembro cruzando a ilha de Bali vendo todas as cores da festividade Hindu, outubro na Full Moon Party em Ko Phangan –Tailândia...sem comentarios, novembro com uma galera muito bacana numa ponte de bambu em Luang Prabang-Laos , dezembro em Saigon-Vietnã na época de Natal onde a gente reflete sobre todo nosso ano que passou e faz um monte de pedido pra lua pro ano seguinte, e agora essa lua aqui no alto de uma montanha na China...



Durante a noite, conversando com um coreano que era o organizador do grupo ele disse que eles estavam indo no dia seguinte para Shangri-la, um pouco mais ao norte, bem proximo do Tibet. Um lugar que eu já tinha lido alguma coisa a respeito e tinha uma certa curiosidade devido a magia que tem esse nome, e por ser um lugar com a cultura tibetana, bem diferente de tudo que eu tinha visto.Passei o resto da noite e a manha seguinte pensando nessa mudança de rota.
    Cruzamos alguns vilarejos, cachoeiras e  pontes no segundo dia igualmente fantásticos. Até o ponto final na margem do rio onde nos encontramos com os coreanos novamente. De lá, eu e o Gabriel nos separamos da galera que voltou para Li Jiang ...e seguimos de carona para Shangri-la.  
 

Um comentário:

Marcelo disse...

Ae Rogério.. o mais legal são essas improvisações na viagem!! Até busquei aqui no mapa pra ver! hehehe.. Pena que o blogger é bloqueado.