Andando nas nuvens

Sapa - Vietnã, 17 de janeiro de 2011.

Assim que saiu o meu visto da China, deixei Hanói e vim para uma cidade no extremo norte do Vietnã, uma cidade bem pequena com 36mil habitantes sendo a maioria composta por minorias étnicas,é a região mais alta do país, fronteira com a China.
Cheguei em Sapa já sabendo que iria congelar, pois conheci um pessoal em Hanói que tinha acabado de chegar de lá. Muita neblina que não conseguia ver o outro lado da rua e muito, muito frio. Essa região é muito bonita, com terraços de plantações de arroz e várias vilas onde moram etnias com costumes bem peculiares. Mas nada disso eu pude ver pela péssima visibilidade, que pena. Pelo menos tive sorte de chegar num domingo, dia que muitas pessoas dessas minorias vêm para a cidade para vender seus bordados e artesanatos, movimentando bastante o mercado. Muito interessante, mesmo estando tão distante da América do Sul , eu achei estes grupos étnicos muito similares aos Quechuas do Peru que conheci na região de Cusco: o colorido das roupas, os cestos que eles carregam nas costas, a forma que eles carregam as crianças com um pano amarrado nas costas.

Na última noite saí para comer alguma coisa e no restaurante uns caras me convidaram pra tomar vinho de arroz, e fomos para o andar de cima do restaurante. Não era bem vinho, tava mais pra cachaça de arroz, junto com uma comida deles, daquelas que não se vende em restaurante. Eram uns pedaços de porco e uns ovos meio crus que eles colocavam num caldo quente, não chegava a ser ovo pochê, a gema ainda ficava meio crua. Me lembrei da ocasião lá em Bora Bora que me deram aqueles pedaços de porco mergulhados num leite azedo fedorento...mas dessa vez deu pra comer de boa, sem fazer careta. Tive que comer e brindar com eles, seguindo o ritual: brinda, bebe e dá um aperto de mão, um por um.

Não tenho muita coisa pra falar daqui, não fiz muita coisa, o frio incomoda, dói os dedos. Daqui a pouco vou cruzar a fronteira da China...de bicicleta!


As cores de Sapa

Adorei essa calca com bordado feito a mao

Brindando a cachaca de arroz


No mercado de Sapa




2 comentários:

Marcelo disse...

E não é que parece mesmo com os andinos? hehehe.. China é legal! Nesse frio.. vixxx!

Kahlyne disse...

-----FALHA TECNICA------

rsrsrsrsrs

"Cruzar a fronteira na bicicletinha...essa vai ter historia pra contar!

Égua! amei a foto dA senhora carregando a criança...fantástico! essa tbm podemos iNscrever em concursos!

bjuuuu"