Filme chinês

Li Jiang- China, 20 de janeiro de 2011.

**Detalhe: enviei esse post atraves do email, pois aqui na China o Blogger eh bloqueado, assim como outros sites. Assim que puder eu posto as fotos e arrumo...

Chegamos de madrugada, estava nevando aqui em Li Jiang  e fomos procurar albergue. Foi uma missão andar de madrugada atrás de acomodação, tudo fechado, sem um mapa detalhado da cidade antiga onde estávamos e embaixo de neve! Até que encontramos um albergue bem barato, dormimos mais um pouco para esperar clarear o dia e vermos que lugar encantador que estávamos. A cidade antiga de Li Jiang é igual uma cidade cinematográfica de filmes chineses antigos. Casas antigas, ruas estreitas, canais que cruzam as ruas com água cristalina e carpas coloridas...Se  pedisse pra alguém descrever uma cidade imaginária, com tudo que a gente imagina de uma cidade antiga na China, talvez descrevesse Li Jiang. A gente andava encantado com tudo, tudo merecia ser fotografado.
Praca central de Li Jiang

Tudo eh bonito em Li Jiang

Li Jiang
Encontrei um gaúcho no albergue, o Gabriel, que estava morando em Beijing para aprimorar o mandarim(língua falada na China), ele foi com a gente(eu e o casal de chilenos) andar pela cidade.Assim como ele, os chilenos e outros que conheci no albergue,todos moravam na China há algum tempo e estavam viajando de férias dos estudos ou folga do trabalho. Todos eles falam alguma coisa de mandarim que é uma língua muito difícil. A escrita então é dificílima,  através de caracteres com diversos significados que quando se combinam passam a ter outros significados. Eles me falaram algumas curiosidades sobre a língua por exemplo, pra perguntar o preço, a frase em mandarim se for traduzida ao pé da letra fica: Mais menos dinheiro? Qual a sua idade?, fica: Você grande?   Como vai?, fica: Você já comeu? E outras várias frases que se formam pela combinação de caracteres. Uma palavra isolada tem um significado, mas se combinada com outra, passa a ter outro, e por aí vai.

Conversamos sobre outros costumes dos chineses ...eles não respeitam fila, vão se metendo na marra sem esse papo de licença, desculpa ou por favor, educação por aqui não tem tanta importância; pechinchar é regra, sempre é dado o preço acima do normal; eles  escarram, tiram meleca, jogam resto de comida no chão; fazem xixi e cocô em qualquer lugar,... aconteceu comigo em uma das paradas do ônibus entre Heikou e Kunming, como em muitos lugares, o banheiro é uma valeta no chão que serve para todos os tipos de necessidades, eu estava fazendo xixi  e veio um camarada na maior naturalidade e agachou do meu lado para fazer o n.2 !!!...Eu já tinha visto alguma coisa na semana que passei entre Hong Kong e Macau e sei que ainda vou ver muito mais aqui na "verdadeira China".
Subimos numa montanha onde podíamos ver a cidade de cima, os telhados de estilo antigo bem típicos ainda um pouco cobertos de neve da noite anterior, a cadeia de montanhas que circundava a cidade,  tudo isso formava um cenário que eu ainda não tinha acreditado que eu estava ali. De volta à cidade  andando pelas ruas de pedra, entramos em uma das lojas de chá e pedimos para provar alguns. A habilidade do cara preparando os chás era uma coisa impressionante, tipo um croupier de cassino ao manejar um baralho. Reparamos o ritual que ele seguia: primeiro despejava a água quente em uma pequena jarra de porcelana onde estavam as ervas e em seguida ele jogava fora esse primeiro chá como se estivesse limpando as folhas ou tirando as impurezas. Depois colocava novamente a água fervente sobre as ervas, daí passava um pouco mais de tempo, enquanto ele jogava água fervente também nas xícaras para limpá-las. Degustamos uns três tipos de chá muito bons antes de entrar numa outra lojinha, uma de brinquedos educacionais tradicionais chineses...ficamos umas duas horas brincando numa mesinha cheio de quebra-cabeças , brinquedos de montar de madeira, de encaixar...divertido.

Loja especializada em cha...mesa onde fizemos a degustacao

Oficina de brinquedos educativos tradicionais chineses
Espetinho de ovo de codorna frito...que bonitinho
Tinha umas comidas diferentes por lá, muita coisa que normalmente jogamos fora  no Brasil, aqui são muito consumidas: cabeças de pato e galinha(imagina pedir um prato somente de cabecas de galinha!); pés de galinha tem em toda parte: assados, cozidos ou industrializados naqueles pacotes embalados a vácuo no supermercado; aquela pontinha da asa da galinha que é só pele e osso...espetinho só com aquilo; bombons de carne de boi ou de yak(uma especie de bufalo); insetos fritos e mais uma porção de coisas de franzir a testa. Na volta pro albergue encostamos num barzinho onde estavam uns outros amigos nossos, pedi o violão para mandar umas músicas brasileiras, dessa vez pelo menos tinha um brasileiro para entender o que eu cantava...aí combinamos com essa outra turma de ir juntos para o trekking no dia seguinte.

Nenhum comentário: