Numa esquina de Hanói

Hanói, 15 de janeiro de 2011.

Aqui eu entendi porque o Djavan cantou em uma música que estava “perdido numa esquina de Hanói” , tem várias ruas aqui que mudam de nome a cada um, dois ou três quarteirões. Mas eu não me perdi não, acho que o Djavan não tinha o Lonely Planet !!!
Preferi ir no barco organizado pelo albergue(Hanoi Backpackers Hostel) para a Halong Bay, um lugar magnífico com centenas de ilhas num mar bem verde.Foi um passeio de dois dias, e dormimos no barco em quartos bem confortáveis. Apesar de ter sido um pouco mais caro mas eu queria estar no meio da fuzaca. O mineiro que conheci em Hue disse que foi num barco normal de uma agência e disse que se ele tivesse levado uma agulha de tricô para tecer algum bordado, o passeio seria mais emocionante, rsrsrs Não deu outra, foi uma galera do albergue muito bacana e apesar do frio, fizemos uma festa no barco muito louca. Inclusive tinha no barco gente que eu conheci em Nha Trang onde passei o ano novo. Halong Bay é um lugar muito bonito, no verão deve ser bem melhor fazer esse passeio, não deu nem pra tomar banho direito, a água tava muuuito gelada.
Dando um Triplo Back Flip Splash em Halong Bay...

Pausa para conhecer uma caverna - Halog Bay


Gostei de Hanói, bem arborizada, o trânsito não é tão caótico quanto o de Saigon. O que inferniza, como em todo o Vietnã (eu já até comentei isso) são as buzinas, dá raiva, eles buzinam muuuito. Andar de bicicleta pelo acostamento é um saco, eles querem avisar o tempo todo que vão passar.Às vezes dá vontade de gritar: EU TÔ VENDO POOOORRA!!!
Uma coisa curiosa que vi no Vietnã foi muitas pessoas, principalmente as mulheres usando máscaras. Tentei entender o porquê, se era pela poluição mas até em pequenas cidades elas usam; se era pelo vento, quando estão andando de moto, mas até sem moto elas usam...se era porque elas estariam gripadas...mas não é possível que tanta gente gripasse ao mesmo tempo. Aí conversando com um camarada numa banquinha de comida numa rua de Hue ele disse que além de todas essas razões, elas também usam máscara para se proteger do sol, pois aqui a pele bem branca em mulheres é sinal de beleza, elas têm pavor do sol realmente.Aí perguntei pra ele por que então que até de noite elas usam...ele disse que ás vezes é para esconder o rosto para não serem reconhecidas quando tivessem saindo escondidas. Essa teoria não me convenceu muito, cheguei a seguinte conclusão, que somado a todos esses motivos está o lado cultural, elas usam porque gostam, puro costume.
Essa outra curiosidade quem me tirou foi o Tram, que me hospedou em Saigon...por que algumas pessoas tinham uma unha da mão bem comprida...tirar cera do ouvido?(nojento!) ele me disse que isso vem de um costume bem antigo talvez venha da China, onde os nobres utilizavam unhas grandes pois não precisavam trabalhar...então é mais ou menos isso, eles usam unha grande prá ‘dar uma de bacana!’
Moto aqui é muito barato, por 1.500 reais pode-se comprar uma moto zero quilômetro, e qualquer  500-600 reais compra-se uma motinha de segunda que quebra o galho. É por isso que tem muita moto aqui em relação ao número de carros que são caríssimos. Um modelo popular custa em torno de 25-30 mil reais.
Vi muito aqui em Hanói em vários lugares, os caras sentados em bancas de rua ou bares reunidos tomando chá e comendo alguma semente, tipo de girassol. Tarde da noite...um bando de macho na rua bebendo chá!! Sentei um dia pra fazer isso também, mas descascar semente de girassol dá muito trabalho pra comer uma sementezinha de nada, escolhi um chá gelado que eles colocam um monte de coisa dentro:amendoim, frutas cristalizadas, frutas desidratadas, o que tem muito também é café gelado(com gelo), eles tomam muito.Eles jogam tudo no chão quando estão comendo, osso, gordura, a casca das sementes de girassol, guardanapo, o limão que espremeram na comida...o chão é a lixeira.
Mausoléu do Ho Chi Minh

Numa esquina de Hanói...

Eles cuidam muito bem das praças
Sentado tomando chá gelado e comendo semente de girassol

Nenhum comentário: