Colecionando lembranças

Vang Vieng - Laos, 29 de novembro de 2010.

Desculpem a demora de mandar notícias...ando muito “ocupado”. É que eu só consigo escrever alguma coisa quando estou relaxado e com tempo livre e esses momentos, por mais estranho que pareça, não são tão frequentes porque geralmente eu estou passeando, ou cansado, ou de ressaca ou junto com alguma galera que é difícil de me isolar para produzir alguma coisa.     
De Pai fui para uma cidadezinha na fronteira entre a Tailândia e o Laos chamada Chiang Khong, onde pernoitei para atravessar pela manhã para o outro lado do rio Mekong, na cidade de Huay Xai já no Laos, onde peguei um barco para Louang Prabang, passei 4-5 dias por lá. Foram dois dias subindo o rio Mekong, na verdade duas etapas de 6-7 horas por dia,  parando para pernoitar na vila de Pakbeng que é mais ou menos no meio do caminho. Moleza pra quem mora na região amazônica...quando eu morava no alto rio Negro eram 4-5 dias de barco para Manaus !! Já deu pra sentir umas diferenças nesses primeiros contatos com o Laos...na chegada gente oferecendo ópio, alguns temperos que ainda não tinha visto...
Cruzei a Tailândia de ponta a ponta, saindo pelo extremo norte.

 O rio Mekong é muito importante nessa região da Indochina, no Laos ele tem um percurso de 1.800 km cruzando de norte ao sul antes de seguir para o Camboja, porém ele não é navegável em alguns trechos. Formam-se paisagens bonitas ao longo do rio, já que ele percorre um vale entre montanhas ...e também pelas rochas que vemos no caminho.

Rio Mekong

Imagens do rio Mekong

O Laos até meados da década de 50 estava sob o protectorado da França, onde somente em 1959, depois do fim da Guerra Fria teve sua total independência. Apesar de ter sido fortemente atacado na Guerra do Vietnã, inclusive sendo o país mais bombardeado na história das guerras modernas( calcula-se que tenha sido alvo de 150 mil mísseis e 2 milhões de toneladas de bombas!!!), o povo é feliz e não se mostra abatido pelas tragédias.Vemos em Louang Prabang, que é uma cidade na margem do rio Mekong, sinais da dominação francesa na arquitetura, nas placas dos principais prédios públicos...e alguns habitantes mais antigos ainda sabem falar um pouco de francês, acredito que seja da mesma forma como Macau, na China...com os resquícios da colonização portuguesa que datam da mesma época.
Numa rua de Luang Prabang...isso é tipo um pão, com uma massa mais pegajosa, cozido no vapor.

Tuk Tuk em Luang Prabang


O Laos é um país muito pobre, talvez o mais pobre do sudeste asiático. Eu senti alguma semelhança com as cidades ribeirinhas da região amazônica..apesar de estar do outro lado do mundo mas me senti num ambiente familiar...tenho convivido com a simplicidade de cidades ribeirinhas há alguns anos...talvez quem venha de grandes centros urbanos sinta muito mais a diferença.
Uns dias antes de vir pra o Laos, eu tava falando no msn com o Francis um amigo meu canadense gente boa que até já passou um tempo em casa lá em Belém, e por coincidência ele disse que sua irmã estava morando em Louang Prabang (LP) havia 2 meses, que era meu próximo destino. Legal quando acontece essas coisas. Chegando em LP procurei ela, gente finíssima, e através dela conheci uma turma muito bacana que passei esses dias. Ela trabalha com crianças e, assim como muitos estrangeiros, tem moradia, alimentação e uma pequena quantia por mês em troca dos serviços. Isso é bem comum esse tipo de trabalho meio voluntário que os estrangeiros fazem por aí a fora, como na Nova Zelândia que é muito comum o trabalho em albergues em troca da hospedagem. Passeando pela cidade,  me deu vontade de conhecer o hospital municipal para ver a situação da Odontologia do local, queria ver se tentava também algum atendimento voluntário por aqui, seria interessante. No primeiro dia o consultório estava fechado, tudo bem voltei lá sozinho no outro dia num horário diferente, tipo 3h da tarde...nada, parece até que tava abandonado...tentei saber alguma informação no hospital mas não consegui comunicação nenhuma, ninguém falava inglês ou francês. Fiquei meio chateado, seria uma experiência legal que eu poderia até prolongar minha estadia em LP, mas não foi desta vez.
Um dia eu tava pedalando pelos arredores da cidade e vi uma placa que indicava 32km pra chegar na cachoeira de Kuangsi, uma das maiores atrações da cidade.... e resolvi encarar, não é tão longe mas numa região montanhosa e com uma bicicleta pesada...mas foi bacana no caminho fui cruzando  pequenos vilarejos e paisagens montanhosas bem bacanas com plantações de arroz, e cheguei no parque onde fica a cachoeira de formação calcária que forma várias piscinas de água transparente/azulada. Lá tem também um parque de recuperação de ursos que são resgatados de caçadores...foi um dia muito bacana...pedalei quase 70km.
Cachoeira de Kuangsi...valeu a pena a pernada até lá, né !!!

Luang Prabang

 De noite dei uma volta no night market do centro da cidade que tem todo dia e tem muita coisa legal, uns bordados e umas pinturas bem bonitas, comprei umas pinturas num papel feito de forma artesanal aqui em LP, tipo reciclado, com umas escritas e uns desenhos de monges, pois aqui no Laos foi onde vi mais monges pela cidade, inclusive eu tava num templo fazendo umas fotos de uns painéis bem bacanas que tinha na parede de um templo que mostrava umas passagens de Buda... e um dos monges puxou conversa comigo...foi a primeira vez que isso aconteceu...eles gostam de falar com estrangeiros para treinar o inglês que eles aprendem nos monastérios.


Vilarejo próximo a Luang Prabang...fiquei encantado com o sorriso dessa menina.

 Gosto de comprar coisas que me façam lembrar da cidade ou do país....eu deixo passar uns dias pra ver o que é mais característico pra mim. Estou colecionando souvenirs. Numa viagem como essa podemos fazer qualquer coleção: tem gente que gosta de pratos de parede, garrafas de bebida, ímãs de geladeira, sei lá... , eu escolhi colecionar coisas que futuramente me transportem para aquela cidade de novo. Uma das coisas que sempre quis, e estava meio atrelada à vontade de conhecer o mundo, era ter em casa um monte de coisa pendurada na parede de vários lugares do planeta, para quando eu estiver em casa e ver aquela estátua lá duma ilha qualquer do pacífico ou aquele quadro bem simples na parede...pode até não ser tão bonito e ninguém gostar...mas com certeza ele vai me levar para aquele país de novo e vai me lembrar de alguma sensação gostosa que tive por aí...    



5 comentários:

Kahlyne disse...

mais uma vez voce me deixando sem palavras!

Tu és &#%@!!!

Égua! a cachoeira de Kuangsi, que coisa linda,a agua azul/transparente...parece que não é real! a foto daquela criança, ficou perfeita!

Xêero!

Marcelo disse...

Cara, sabe que passei a ter esse desejo também, de ter pequenas lembranças de cada lugar visitado? Combinei com uma amiga de ir comprando.. e enchendo minha casa. Até chegar onde o tio dela chegou: uma casa cheia de coisas de viagens!

sandra disse...

nossa como a vida da gente pode ser mais alegre com coias tao simples, né?!

que lugares lindos!!!!

So por curiosidade, eu coleciono anéis e meu namorado mascaras, rs. :)

André disse...

Fala Rogério, tenho acompanhado o blog quando posso. Sou lá da Mochileiros na Asia no Orkut.

O nome daquele pão feito no vapor é "bao", é coisa de chinês, mas tem em todo lugar, eu comi em Chiang Mai.

Abraço, aproveita ae!

disse...

Humm, meu objetivo é ter uma casa tipo do Pablo Neruda, bem colorida e cheia de objetinhos que contam uma historia =)