No que o seu coração acredita?

Bangkok, 05 de novembro de 2010.

Pausa para o momento cultural.
Deixa eu fazer um parênteses sobre Buda em poucas linhas, já que estou num país budista e tenho postado várias fotos ao lado de estátuas...Buda é a representação de um homem que alcançou a iluminação,o Nirvana... o budismo foi fundado no século VI A.C. por Siddhartha  Gautama, que foi o último de uma linhagem bem mais antiga, que não se sabe o início, ele é a imagem mais comum de Buda... ele largou toda a riqueza em que vivia  e se refugiou para se dedicar à meditação, e  o Budismo tem uma filosofia que busca alcançar a plenitude, livre dos pensamentos que causam sofrimento, insatisfação ou descontentamento.
E por que algumas imagens estão de pé, outras sentadas? As imagens de Buda representam a fase de sua vida: 
--Deitado: o exato momento da sua iluminação 
-- Sentado: ensinando ou meditando 
–De pé: abençoando ou dominando as forças do mal 
–Andando: após seu retorno a terra, vindo do céu (do Nirvana).
Pois é, eu não tô virando budista não, é que de tanto visitar templos, estupas e mesquitas ...em toda esquina sentindo  cheiro de incenso e vendo oferendas aqui na Ásia, tenho lido um pouco sobre as religiões  como o budismo, o hinduísmo e o islamismo que são predominantes aqui...até pra entender um pouco mais o que tenho visto e vivenciado.
 Não precisa nos tornarmos adeptos a uma religião para tentar entender um pouco mais sobre o assunto, é importante vermos os vários tipos de crenças pra sabermos o que realmente nos interessa e o que não nos faz sentido algum. Sinceramente, apesar de vivermos numa sociedade (no Brasil) que somos levados a ser católicos desde crianças, apesar de eu ter feito primeira comunhão e ir na igreja de vez em quando,  vou ser sincero, não me enquadro em nenhuma religião que me faça bater no peito e dizer, por exemplo: Sou católico ! Prefiro ficar em cima do muro,  levando a vida de uma forma em que eu me sinta bem e me sinta feliz comigo mesmo, a frequentar igrejas só por que “todo mundo tem que frequentar” . Não são todos que gostam de se posicionar abertamente, do jeito que estou fazendo aqui...já que religião é um assunto muito delicado, e quem fica em cima do muro como eu, tem receio disso...receio de ser rejeitado de alguma forma.  Acho que temos que nos desatrelar às vezes dessa consciência coletiva, que nos faz fazer coisas que , no fundo não temos vontade. Temos que ter coragem pra assumir certas posições sem medo de uma repressão, tem gente que que tem por exemplo medo ou vergonha de dizer um simples ' Não'.
Acho importante a fé, mas não fecho os olhos e espero que algum ser divino faça algo por mim , sem eu me esforçar. Acredito no espiritismo, os espíritos realmente podem nos ajudar a evoluir e mostrar que nossa vida é apenas uma passagem que nos leva à essa evolução. Acredito que muitas coisas que podemos mudar no nosso modo de interpretar o mundo , podem nos causar menos sofrimento, como por exemplo saber aceitar as coisas inevitáveis.
Já não vejo muita razão em extremismos...e em atitudes forçadas, tá certo que em alguns países a religião é imposta, independente da sua vontade. Mas não é nosso caso, temos liberdade de pensamento, liberdade de expressão. O que nos tira a liberdade é a sociedade, o medo da reação da sociedade. Isso não significa que todo mundo deve fazer o que bem entende, tipo andar pelado na rua!! Mas em tudo, podemos dosar... colocando nossas vontades em nossas atitudes sem causar desarmonias.
Quebrando alguns (pre)conceitos que nos impedem de ser nós mesmos e conhecendo a diversidade do mundo, abrimos a cabeça pra muita coisa. Conhecendo diferentes formas de se viver no planeta terra, abrimos mão de alguns pensamentos pequenos que não nos acrescentam nada. Deixando de lado alguns rótulos podemos viver melhor, sem dúvida. Conhecendo e convivendo com pessoas bem diferentes, nos ajuda a destravar também. O importante é, conhecermos vários pontos de vista para podermos ter o nosso, e o mais importante, aceitar que existam outros diferentes do seu.


Nenhum comentário: