Último de Bangkok

Chiang Mai, 14 de novembro de 2010.

Deixa eu acabar com as histórias de Bangkok, pra contar sobre o norte da Tailândia, onde estou agora.
Como disse, deixei Bangkok com uma ponta de saudade. Foi meio na marra, passei na frente duma agência, e sem pensar muito, comprei meu ticket do próximo destino, assim não podia me arrepender.  Depois de uma semana numa cidade a gente se sente meio em casa, se localiza facilmente, conhece gente. Falando em -se sentir em casa- muitas coisas se tornaram comuns depois de quase um mês de Tailândia. Tipo.. a comida, o tempero, os templos, as fisionomias... mesmo assim ainda vejo novidades e novas paisagens  que me impressionam.
Um pouco de história...Bangkok é a quarta capital na história da Tailândia...a primeira foi Sukhotai, estabelecida em 1238(eu ia lá, mas como passei muito tempo em BKK, tive que cortar ela do roteiro...) depois , no século XIV a capital foi transferida para Ayutthaya onde permaneceu até 1767 quando, depois do domínio dos birmaneses (aqueles que nasceram na Birmânia, atual Myanmar- país que faz fronteira com a Tailândia) a capital foi transferida para Thonburi por poucos anos e em 1782 o Rei Rama I transformou Bangkok para fazer juz ao status de capital do país, construindo templos gigantescos e outras várias obras notáveis. O rei atual é o Rama IX, ele é muito querido aqui, a gente vê fotos dele por toda a parte, é um ídolo nacional. É o monarca que reina há mais tempo, e o chefe de Estado mais antigo em serviço de todo o mundo, ele assumiu o trono em 1946, ou seja há mais de 60 anos!!!  
Dei uma geral na história, pois fui em Ayutthaya, onde até hoje vemos marcas da invasão birmanesa...os desgraçados invadiam os templos e destruiam tudo !! Apesar de muitos templos estarem bem danificados(também, depois de mais de mil anos...) foi muito bacana a visita na antiga capital, cujo nome significa”cidade de reis".
Do alto de um templo...as estupas e os templos de Ayutthaya serviram de modelo para os principais templos construídos em Bangkok, do complexo do Gran Palace.



Os Budas sem cabeça...resultado da invasão birmanesa...que sacanagem.... pior que eles também eram budistas!!!

Estupas de Ayutthaya.

Olha que bacana, essa cabeça de Buda ...com o tempo foi envolta pelas raízes da árvore...

Mais alguns lugares de Bangkok....
No alto da montanha dourada..uma montanha com um templo em cima, que o rei mandou construir!!! A flor de lótus, sempre presente nos templos e os sinos, temos que tocar um por um, pra dar sorte e proteção.

Esse é um museu  às margens do rio, com o nível alto da água nem deu pra entrar...

Uma massagem pra relaxar, a cada 10 metros tem uma casa de massagem nessa região de Bangkok

Um carrinho típico de Pad Thai na Kao San Road, tenho comido isso todo dia, em pelo menos uma refeição, há quase um mês!! do lado esquerdo tem uns 'spring rolls'...uns rolinhos com macarrão de arroz e uns vegetais...tem também aí os vegetais que vão no Pad Thai, incluindo o broto de feijão

A galera do couchsurfing que conheci em BKK

Agora um videozinho da massagem tailandesa pra relaxar...


Nenhum comentário: