Volta ao começo


Amman - Jordânia, 24 de junho de 2011.

Voltei a Amman capital da Jordânia, para pegar meu próximo voo para a Turquia. Foi minha primeira cidade que conheci no mundo árabe, e agora a última. Gostei voltar para o começo,  comparar a forma com que estou vendo a cidade agora, àquela que vi 46 dias atrás. Tive tempo para ver muita coisa e ter um contato muito mais próximo com os costumes árabes e muçulmanos nesse meio tempo. Um parêntese: árabe é a denominação de um povo e de uma língua, muçulmano é relacionado à religião , os que seguem o islamismo. Islâmico e muçulmano são sinônimos, se referem ao islamismo(ou islão).
Uma outra coisa que descobri que me interessa bastante é o entendimento das religiões. É quase impossível passar alguns meses pela Ásia e não se envolver em assuntos religiosos, pois aqui é a religião que dita as regras e os costumes da sociedade. O islamismo, budismo e hinduísmo são as religiões  mais dominantes no continente asiático e a devoção do povo é bem mais evidente aos olhos de quem está de passagem por aqui, pois modifica o modo de vida e o comportamento das pessoas. Eu não me tornei  religioso, e sim mais curioso em relação ao tema. Me interessa saber sobre a crença dessas bilhões de pessoas para poder entender o comportamento deles em vários locais por onde tenho passado.
Os muçulmanos oram pelo menos cinco vezes por dia, as mesquitas entoam um chamado através dos alto falantes, chamando as pessoas para a reza. Eu ouvi pela primeira vez esses chamados nas mesquitas na Malásia, que também é um país do sudeste asiático de maioria muçulmana, e eu achava um barulho estridente. Depois de passar esse tempo pelo mundo árabe ouvindo esses chamados várias vezes , até acho bonito pela melodia agradável. É um trecho do alcorão que é recitado por alguém com uma voz boa, e o canto significa algo do tipo:
 Allah é o maior
 Eu testemunho que não existe outro deus senão Allah
 Eu testemunho que Maomé é mensageiro de Allah
 Venha rezar! Venha para a salvação!
 Allah é o maior
 Não existe outro Deus senão Allah.

Durante do chamado quem está passando por perto de alguma mesquita, apressa o passo para entrar e orar.
Desde que fui na Malásia a uns 9 meses atrás venho lendo alguma coisa sobre o islamismo, por uns folhetos que peguei numa mesquita em Kuala Lumpur, e alguns livros que são distribuídos em várias línguas para o entendimento das crenças islâmicas. Me interessei até para quebrar a ideia que temos que os muçulmanos são todos loucos, de que são todos homens-bomba em potencial. Existem sim os extremistas e os loucos, mas são uma minoria. Não podemos discriminar os outros milhões que levam a sua religião de forma pacífica e bem dedicada. Em quase todas as repartições ou locais públicos, existe um local para a oração, que é sempre voltado para Mecca - o local mais sagrado do islão- com tapetes onde eles se ajoelham e oram. Em dias especias e nas sextas-feiras, as pessoas se reúnem nas ruas, fazendo orações em grupo,  mostrando sua devoção a Allah, que para eles é o deus único, incomparável e o único criador do Universo.
As palavras de Allah foram enviadas para o profeta Maomé (que era analfabeto!)e estão no livro sagrado, o alcorão. Eles também acreditam em outros profetas (mensageiros) da palavra divina como Ismael, Isaac, Moisés, Davi, e ...Jesus ! Sim eles acreditam em Jesus (assim como os Judeus também acreditam) como sendo um profeta, acreditam também que o seu nascimento foi através da Virgem Maria e eles O respeitam bastante, inclusive Jesus é mencionado no alcorão mais de uma centena de vezes.
E eles crêem também na veracidade da forma que todos os outros livros sagrados foram enviados, como o Torá dos Judeus, os salmos de Davi e as mensagens de Jesus.     Mas para eles os profetas, sendo o principal o Maomé, são apenas mensageiros e não são exaltados. Maomé afirmou que não queria ser venerado, somente Deus(Allah) deve ter esse mérito. Diferente no cristianismo onde Jesus, o profeta, é colocado no mesmo patamar de um deus. Descobri que gosto desse tema, de comparar, ver as contradições, as diferentes interpretações das mesmas palavras e o reflexo de tudo isso nas sociedades.

2 comentários:

disse...

Embora nao tenha religiao tambem acho muito massa o tema e curto conversar com as pessoas sobre isso... a religiao eh uma coisa mto intrinseca ao ser humano e praticamente a chave da maioria das culturas... Li um livro mto bom sobre o assunto, se chama "O Livro das Religioes" da Cia. das Letras... esse livro dá um panorama geral das principais religioes do mundo, islamismo, cristianismo, judaismo, budismo, hinduismo, etc... soh para te introduzir um pouco nos principais conceitos de cada uma... e depois de ter terminado de ler esse livro estou pensando em comprar alguns outros livros q se aprofundem mais nas religioes q me deixaram mais curiosa...

bjos!! =)

Lili disse...

Gostei Leio! Muito interessante e esclarecedor, desmistificando nossas crenças , que realmente não podem generalizar um povo.

Bjk
"Lhane"