O homem move montanhas

Entre Luxor, Aswan e Abu Simbel - sul do Egito, 21 de junho de 2011.

Os egípcios atigamente parece que não tinham muito o que fazer, passavam o dia inteiro esculpindo estátuas, templos e fazendo e desenhos entalhados nas rochas. Os hieróglifos foram os precursores da escrita através de símbolos que mostravam a vida dos faraós, culto aos deuses e outras mensagens para a posteridade. Nesses 5 dias que passei entre Luxor, Aswan e Abu Simbel no extremo sul do Egito (perto do Sudão), visitei templos magníficos. Entrar em uma das cavernas cheias de hieróglifos num silêncio ensurdecedor, ficar de frente para toda essa riqueza muito bem preservada,  é uma sensação extraordinária.
Em Luxor os impressionantes templos de Luxor e Karnak, com enormes blocos de pedra no alto de colunas muito altas tipo 20-25 metros me deixaram muito curioso como eles colocaram aquilo lá no alto ...no braço!
Templo de Luxor...Como os caras carregaram isso ???

Esculturas muito nítidas por todo o templo

Ramsés no Templo de Luxor

Uma entre as dezenas de esfinges que protegem o
Templo de Luxor
Os guardiões na entrada do grandioso templo
Pilares no Templo de Karnak- Luxor

Entrada do Templo de Karnak

 No Vale dos Reis estão os túmulos de dezenas de faraós, que são como túneis que levam à sala principal onde está o sarcófago, todo cheio de desenhos  muito coloridos mostrando toda a devoção que eles tinham pelos deuses. Os faraós eram colocados em seus sarcófagos com vários de seus pertences, pois eles acreditavam que precisariam entrar no céu com toda sua riqueza.

 O Vale dos Reis fica na margem oposta do rio Nilo, do outro lado de Luxor. Quase todo mundo visita através de passeios organizados pelos hotéis, o que eu evito ao máximo. Basta analisar o mapa, as distâncias e formas de transporte disponíveis. Aluguei uma bicicleta e fui sozinho, foi até melhor porque fui parando em outros lugares pelo caminho entrei em um templo muito bacana de graça e fico o tempo que quero. Outra coisa que me incomoda é saber que tenho um tempo determinado para visitar um lugar e saber que tem alguém me esperando. Fazendo sozinho, eliminamos o dinheiro que o hotel/agência ganham por fora. Serve pra vários tipos de passeio em qualquer lugar do mundo. É só saber bem como é o trajeto e o que inclui, e ir direto sem intermediários que encarecem o passeio. Quando envolve alguma atividade como passeio de camelo, elefante, barco ...sei lá,  é só ir direto na fonte que pagamos baratinho. Geralmente os agentes muito ganham mais do que os caras que fazem a coisa. Por exemplo, em Pai na Tailândia todas as agências oferecem os passeios de elefante, mas se pegarmos uma bicicleta ou moto e formos direto na fazenda onde eles criam os elefantes, pagamos baratinho. O mesmo para os passeios de camelo na Índia. Aqui em Luxor o cara ofereceu um passeio de feluca (barcos a vela) pelo rio Nilo por 75 EP, fui na beira do rio e paguei 20 pra fazer o mesmo.
Vale do Reis - Luxor

Tumba de Ramsés VI 

 Isso faz muita gente se assustar, com preços apresentados por agências, pensando que viajar é muito caro. Todo mundo se assusta quando digo que pago 3- 5 reais numa diária de hotel, e gasto 10 reais para comer por dia, ou menos, em alguns países. Conversando com um amigo pela internet esses dias, ele disse que sonha em conhecer a Tailândia mas os pacotes eram muito caros. Eu disse pra ele se preocupar só com a passagem, que aqui “nós é rei” como disse meu amigo gaúcho quando estávamos esbanjando num restaurante em Ko Phangan na Tailândia e gatando uma mixaria. Eu devo estar sendo repetitivo nesse assunto, mas é de propósito, pois um dos objetivos deste blog é divulgar a cultura mochileira e quebrar a ideia de que viajar é perigoso, difícil ou caro. O importante é falar inglês, o resto fazemos como se estivéssemos no Brasil, sem mistério nenhum. Experimente passar numa agência de turismo de sua cidade, e veja quanto custa um passeio na sua própria cidade ou estado, e faça as contas, já que você é morador local e conhece todos os caminhos e meios de transporte de sua cidade, quanto gastaria para fazer o mesmo passeio sozinho. Com certeza vai ser beeeem mais barato. Por quê? Porque você tem informação. Em outros países é a mesma coisa, porém temos que buscar essa informação, seja em guias, internet ou com algum morador local. Várias vezes fiz esta pergunta para um habitante da cidade: como você faria para visitar aquele lugar? Então, com a informação pode-se chegar em qualquer lugar.
Rio Nilo em Aswan

Aswan

As felucas no rio Nilo em Aswan

Um lugar que impressionou muito nessa região foi Abu Simbel, templos esculpidos na rocha, com estátuas de 20 metros na frente e o interior do templo cheio de desenhos esculpidos na rocha com uma nitidez e cor tão vivas que parece que acabaram de fazer. Abu Simbel impressionou muito também não só pelas relíquias deixadas pelos egípcios a milhares de anos, mas pela capacidade e tecnologia da engenharia moderna. Tem dois templos esculpidos em montanhas que ficavam na margem do rio, e com a construção de uma represa no local, as duas montanhas foram transplantadas para um local mais alto!!!! IMPRESSIONANTE ver uma motanha cortada em cubinhos e colada em outro local. Comprovei que teoricamente a fé remove montanhas. Mas na prática... sem guindastes, instrumentos ultra modernos e uma equipe de engenheiros de ponta...não sei não.
Abu Simbel

Uma das montanhas que foi transplantada



A chave da vida....tem muito esse símbolo nos hieróglifos


Nenhum comentário: