Antiga Maravilha


Cairo, 15 de junho de 2011.

Praticamente todas as magníficas construções por aqui foram feitas pelos faraós a milênios atrás. Faraó é a denominação dada aos reis que governaram o Egito na antiguidade até o século IV A.C.. Assim como os imperadores da China antiga, eles ganhavam uma conotação divina, sendo considerados filhos dos deuses.  Eles reinaram por uns 3 mil anos até entrarem em desunião e aproveitando isso, Alexandre  o Grande conquistou o poder por volta de 300 A.C..
Devido à época de baixa temporada somado ao clima de instabilidade causado pela revolução meses atrás, são poucos os turistas circulando pelo Egito. As pessoas que trabalham em ramos relacionados ao turismo estão urrando e com isso os preços caem bastante. Dá pra pechinchar pesado que os caras estão topando qualquer coisa, teve um que me puxou pra dentro de uma loja de perfumes(os egípcios têm uma grande tradição no comércio de essências) e pediu por favor que eu comprasse alguma coisa pois ele tinha família pra sustentar! Pra ajudar o cara comprei uma das essências, que são como óleos, até porque eu não usava perfume há meses, e por 3 reais....
Passei 5 dias na cidade do Cairo, a capital do país. Uma cidade muito grande, de mais 20 milhões de habitantes, que é relativamente fácil de circular. Andar de transporte público é uma das coisas que gosto para sentir mais de perto uma cidade, além de ser mais barato, claro. Assim como outros grandes países pobres que passei, o transporte urbano aqui é muito barato: ônibus a 15 centavos de real e o metrô pouco mais de 30 centavos...não entendo por que no Brasil as passagens de ônibus são tão caras, mais de 10 vezes o valor desses outros países, o nosso poder aquisitivo nem é tão alto como dos países desenvolvidos e de um modo geral a qualidade dos ônibus também está longe do padrão.
 Bem em frente à praça Tahrir está o Museu Egípcio, com um acervo de mais de 100 mil relíquias de todos os períodos do Egito antigo, sendo um dos mais significantes museus do mundo. Enormes estátuas, centenas de sarcófagos, esculturas, múmias e imagens dos deuses da mitologia egípcia. O que mais me impressionou foi sem dúvida a sala de Tutankamon, o jovem faraó que reinou dos seus 9 aos 18 anos e não teve tanta importância na história. Mas seus sarcófagos, jóias e principalmente sua máscara de ouro maciço me deixaram hipnotizados por alguns minutos.
Museu Egípcio

A máscara em ouro maciço de Tutankamon

Visitei também obviamente as famosas pirâmides de Giza, a única sobrevivente das 7 maravilhas do mundo antigo, construídas há 4.500 mil anos. A pirâmide de Quéops, conhecida como a Grande Pirâmide reinou como o mais alto monumento da terra, só perdendo o título 4 mil anos mais tarde! Elas são realmente impressionantes, milhões de blocos de pedra cada  um pesando várias toneladas, simetricamente arrumados a uma altura de até 146 metros(a Grande Pirâmide). Tudo isso para proteger o túmulo dos faraós. Assim como Machu Picchu no Peru e os Moais da Ilha de Páscoa, fiquei um tempão sentado olhando tentando imaginar como os caras fizeram aquilo...até hoje não se sabe ao certo como eles carregaram as pedras naquela época. É muito curioso isso, 4.500 anos depois, não sei se o homem seria capaz de fazer o mesmo sem a ajuda de guindastes.





 Ao lado está a esfinge, também não se sabe exatamente com que propósito ela foi feita,se sabe a esfinge é uma forma de demosntração de poder e proteção. Mas também é uma obra impressionante, de uma criatura com corpo de leão e a face humana, esculpida num bloco de rocha único. O ‘motorista’ do camelo que foi também meu guia por lá, disse que o nariz da esfinge foi tirado por Napoleão e está exposto num museu na França. Ele não sabia qual era o museu, mas quando eu chegar na França vou procurar o tal nariz...quero ver a esfige toda, mesmo que seja por partes..rsrsrsrs

Desses dias que passei aqui a maior parte do tempo foi simplesmente vendo o povo. Tanto no centro quanto na  parte antiga. Prédios muito antigos...para subir para o oitavo andar do meu albergue, usava um elevador que eu acho que é do início do século, era só uma cabine no espaço aberto, puxada pelo cabo de aço entre as escadarias. Carros muito antigos e amassados circulando nas ruas...o fiat 147 ainda está na moda por aqui....No Egito como eles também têm uma mistura de raças, muitos deles disseram que eu pareço fisicamente com egípcio. Pra diminuir a encheção de saco, eu tentei parecer mais um local, tirando os indícios de turista como mochila, chapéu, pochete, brincos e qualquer acessório diferente. Passei quase despercebido...em muitos lugares que parei para ver ou comprar alguma coisa eles ficavam me  meio desconfiados sem saber se eu era ou não egípcio. Deu pra usar mais fácil a técnica para comprar alguma coisa, principalmente comida ou bebida, pelo preço correto ...eu encosto na banca ou balcão e fico olhando quanto os caras pagam e peço o mesmo. Essa é uma das vantagens de se estar num país por um tempo, dá pra reconhecer o dinheiro de longe. Tem que fazer assim, se não ...se chegar pergundando “How much” , é quase certo do cara te falar o dobro do preço. Um outro macete que uso , é pedir para algum local perguntar o preço ou pedir pro cara comprar o que estamos querendo. Detalhe: sem o vendedor ver.
Brasileiro perder pra malandragem não dá !!!  Tive que fazer muito isso no Nepal, Índia e aqui...fica aí a dica.
Sentado num café onde as mesas ficam no meio da calçada ou da rua,  tomando um chá e fumando uma shisha, simplesmente vendo o movimento da rua, enquanto tiro o gosto com alguma semente  e lendo um livro sobre o islamismo, sinto melhor o cotidiano deles. Foi assim que escrevi esse post. Curti bastante o Cairo.  

Igreja de São Jorge na cidade velha

Tem umas horas que o Egito me faz lembrar a Índia

Cena bem comum nos cafés


Na parte antiga da cidade

Por-do-sol no rio Nilo

Kushari - 2 tipos de macarrão, arroz, lentilha e molho de tomate
um prato bem típico das ruelas do Cairo

Tive que aprender a ler os números em árabe !!

Um comentário:

Tânia disse...

Comecei a ler seus textos por puro "interesse" e hoje acho todos um máximo... adoro e fiquei maluca quando vi ond vc estava, Egito, sempre foi um sonho mas vendo epla sua visão ficou estranho, realista.. foi embora miha visão de EGITO.. mas valeu muito, grande abraço.