Outros dias de astronauta

Dahab  - Egito, 8 de junho de 2011.

Dahab é uma pequena cidade mais ao sul da Península do Sinai no Mar Vermelho. Apesar de ser uma cidade de litoral, praticamente não tem praia, e sim algumas partes de areia onde não tem pedras nem corais onde dá pra entrar na água. O atrativo aqui é o clima relax da vila com poucos turistas nessa época do ano, o clima dos restaurantes muito bem decorados com uma gostosa música árabe de fundo, e fora isso o riquíssimo mundo subaquático que tem em toda a costa em vários pontos de mergulho e snorkel.  Decidi fazer aqui o curso avançado de mergulho,(Advanced Open Water )  , um nível acima do que fiz na Tailândia, o que me habilita a fazer mergulhos  profundos, de até 30 metros. O Mar Vermelho - assim como a Polinésia Francesa e algumas illhas do pacífico e da América Central - está entre os melhores pontos de mergulho do mundo. E pra melhorar, aqui também é um dos lugares mais baratos para mergulhar.  
Estou aqui há uma semana, já fiz seis mergulhos fantásticos, inclusive um a noite, foi bem diferente ver só o que a lanterna pode focar, e o plâncton toma uma cor verde fluorescente quando movimentamos as mãos na água. A água do Mar Vermelho é incrivelmente transparente, tem muitos corais super coloridos: roxo, verde, vermelho, azul, branco...além da variedade e abundância de peixes. Agora tenho certeza que o mergulho virou uma paixão, e sei que futuramente farei outras viagens para países ou ilhas com o intuito de mergulhar. É um outro mundo, um mundo silencioso, onde o único barulho que ouvimos é a nossa respiração. E com um pouco mais de prática,adquiri um controle melhor do equipamento e  dos  movimentos embaixo d’água, o que faz o mergulho cada vez melhor.  Quando estamos dentro da água é como uma dança, com movimentos suaves das pernas, não usamos os braços para  poupar energia e o ar do cilindro. Aqui vi mais corais e peixes que nos outros locais que mergulhei antes, numa água tão cristalina quanto da Polinésia. Tem horas que parece que estamos no ar de tão transparente.

  
Esperando um ônibus ou uma carona pro sul



Restaurante que costumo sentar para estudar e
fazer meu dever de casa do curso de mergulho



Kofta
– prato egيpcio, é um bolinho de carne moيda



Lionfish(Peixe-leمo) – tem aos montes por aqui
esse eu fotografei fazendo snorkel



Preparando e equipamento para mais um mergulho

Dahab

Dahab

  Dahab é bem turística porém tranquila, principalmente nessa época de baixa estação. É tudo muito barato. Em Israel eu era plebeu aqui voltei a ser rei! Comendo em restaurante na beira do mar por 2 a 4 dólares e dormindo por menos de 2 dólares(3 reais!). Aqui uma diária do albergue é mais barata que uma passagem de ônibus em Israel. Aquela coisa, tem muitos países que é tão barato para se manter, que mesmo pagando  a passagem mais cara para chegar, compensa na soma do gasto diário com hospedagem, transporte interno e alimentação. Se for comparar o gasto para uma viagem de um ou dois meses dentro do Brasil, não dá tanta diferença no fim das contas. Isso para viagens independentes,não pacotes.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
  
O instrutor dando as orientaçُes para o mergulho no Cânion

Grupo pronto para entrar na لgua



No caminho para um outro ponto ao norte de Dahab,
 tem gente que vai de camelo



Mergulhando no Blue Hole (Buraco Azul), para mim o melhor lugar em Dahab



Fotos que fiz com a minha mلquina fazendo snorkel no Blue Hole,
 imagina o que é mergulhar num lugar desse!!!



Simplesmente fantلsticas as لguas do Mar Vermelho

Nosso grupo antes do ْltimo mergulho do curso



Advanced Open Water !!!

Clima relax dos restaurantes de Dahab

A Península do Sinai é uma parte do Egito que faz parte da Ásia (o restante do país, depois do Canal de Suez, já faz parte da África ) e é a região do Egito que mais foi atacada por ataques terroristas. Tiveram ataques em 2004, 2005 e o último foi aqui em 2006 o que não afetou tanto no turismo na região. Se tô com medo? Não... seria muito azar aparecer um homem-bomba  justo aqui em Dahab e nos dias que estou aqui, é uma questão de probabilidade, rsrsrsrsr   Brincadeira, agora está tudo em paz .
Como em toda a cidade turística, nos distanciamos um pouco da cultura real do país, então ainda não deu para ver bem a cultura egípcia, somente alguns traços como a comida, a roupa que eles usam, uma espécie de túnica cobrindo todo corpo até os punhos e tornozelos. Eles me olharam meio feio quando eu passei só de sunga voltando da água, teve um que brincou: ei ! você esqueceu sua calça! ... Uma forma irônica e amigável de dizer: não ande de sunga pela rua, é desrespeito! Eu entendi e agora não ando mais de sunga fora da água, só de bermuda.  Não me interessei em fazer um paseio ao Monte Sinai que é aqui perto, é um local de grande importância religiosa, onde Moisés recebeu a mensagem e tal. Mas eu já tô satisfeito por enquanto de montanha e deserto, quero fazer atividades aquáticas. Eu tive tempo de sobra, mas não deu vontade mesmo. Eu não faço passeios sem vontade, lugares que não despertam minha curiosidade, só pela importância religiosa. Tiveram vários lugares em Israel que deixei de ir,  de grande importância religiosa que não despertaram meu interesse, até porque não tenho essa religiosidade toda. E não visito lugares só pra bater foto e dizer que fui.

Nenhum comentário: