Cidade dos Flintstones

Göreme - Turquia, 08 de julho de 2011.

De Pamukkale peguei um ônibus até Göreme. Na verdade foram quatro . Como só tinha ônibus direto no dia seguinte, eu peguei o próximo que ia para a mesma direção e fui trocando. Primeiro fui para Antalya que é uma cidade grande então seria mais fácil de arrumar outro ônibus para seguir, então segui para Konya, outra cidade grande e de lá para Nevşehir e finalmente para Göreme. Já fiz isso outras vezes, quando só tem ônibus para o dia seguinte, vou pra qualquer lugar no meio do caminho e vou trocando de busão até chegar no meu destino final. Isso é uma regra em quase todo lugar, quanto mais próximas as cidades, existem mais horários de ônibus entre elas.
Os ônibus na Turquia são os melhores que já andei até agora. Imagina sentar na sua poltrona bem confortável, não reclina tanto mas é confortável, e escolher na telinha na sua frente algum canal de TV a cabo, filme, música ou usar a entrada USB para ver os seus arquivos! Se não quiser, pode usar a internet no seu notebook... sim, sinal wireless do ônibus! Além do serviço de bordo, com lanchinho e água a vontade. Depois disso tudo o rodomoço passa distribuindo colônia para passarmos nas mãos! É interessante o cuidado que os turcos têm em oferecer um bom serviço dentro dos ônibus. O único detalhe é que os ônibus apesar de terem  todasessas mordomias, não têm banheiro! Teve um trecho que fiz entre Çanakkale e Istambul na semana passada(tive que voltar em Istambul para resolver uma problema com meu ticket no aeroporto) que depois de tomar umas cervejas no calçadão em Çanakkale enquanto eu esperava o ônibus... tive que pedir para o motorista parar duas vezes no meio da estrada que me deu uma votade de fazer xixi imprendível e inaguentável !!!
Göreme fica na região conhecida como Capadócia, acredita-se que aqui é a terra natal de muitos santos, entre eles São Jorge. E é a cidade mais exótica que já visitei até agora, ela fica no meio de um vale e é  cheia de pequenas montanhas no meio da cidade que foram transformadas em habitações e hotéis. Os quartos são em cavernas cavadas nesses montes, o que dá um clima muito diferente! Dormir no friozinho e silêncio de uma caverna por 3 noites foi a noite de sono mais original que fiz na vida.
Vista de Göreme

No terraço 

A entrada do hotel

Na minha bat-caverna

Na Capadócia existe um grande número de cidades subterrâneas, que foram feitas e habitadas há quase dois mil anos. Os pesquisadores acreditam que elas tinham várias funções, como proteger dos invernos rigorosos e se proteger do ataque de animais. Mais tarde acredita-se que elas serviram para proteger os primeiros cristãos da perseguição dos romanos. Visitei a maior das cidades subterrâneas da Turquia que fica em Derinkuyu. Uma coisa gigantesca, fiquei boqueaberto ao descer cada um dos  andares para baixo até uma profundidade de quase 60 metros! Aproximadamente outros 25 metros ainda estão soterrados totalizando 11 andares. Eu estava com uma coreana que conheci em Göreme, e demos sorte de ter um grupo de coreanos visitando com um guia, e ela traduziu pra mim o que era cada compartimento dentro da cidade. São vários : tem uma capela e umas salas ao lado onde se ensinava religião, uma parte onde se fazia vinho e azeite, lugares de estocagem de comida, várias salas de estar e além, claro de um túnel de ventilação...é um lugar gigantesco onde viviam mais de 20 mil pessoas, e que  passei quase duas horas andando entre os labirintos e túneis. Como para outros vários achados que não se sabe ao certo  sua origem, aqui também tem uma teoria que extraterrestres ajudaram na construção...
Na cidade subterrânea


A porta de uma das galerias

Existe passeio para toda a Capadócia partindo daqui de Göreme, não fiz nenhum, preferi ir sozinho de ônibus local para os pontos que mais me interessavam, como a cidade subterrânea em Derinkuyu e Ürgüp, uma cidadezinha também num vale de montanhas com hotéis mais sofisticados,  mas não tem o mesmo clima que Göoreme, fui até um mirante de lá onde també se tem uma boa vista da região.  E para explorar as montanhas e vales ao redor da cidade, fiz da forma que mais gosto: a pé, fazendo trekking cruzando os vales. Caminhei por quase 10 horas pelos vales e montanhas, passando por lugares onde não tinha trilha demarcada, e curtindo vistas muito interessantes. Tinha horas que parecia que estava andando na lua. Um local cheio de cavernas, igrejas muito antigas nas cavernas ainda com pinturas no interior. Foi um dia super cansativo mas muito diferente, essas montanhas daqui são bem diferentes de qualquer outra  que cruzei por aí.
Vale nos arredores de Goreme





Mas acho que o ponto alto da minha passagem pela Capadócia foi o voo de balão. Aqui está entre os melhores lugares do mundo para o balonismo. Sobrevoar toda aquela superfície lunar, vendo aquelas montanhas com formatos muito curiosos, a bordo de um cesto que não se pode dirigir...foi demais! Só se tem o controle do movimento vertical do balão, a direção quem decide é o vento. Chegamos a 500 metros de altura, depois fizemos uns rasantes  entre as imensas colunas de rocha pousando numa fazenda depois das montanhas. No final teve brinde de champane e entrega de diploma...só enrolação para os turistas para se esquecerem um pouco do preço salgado do passeio! Mas vale muito a pena, foi uma hora de voo num visual magnífico.




Dá um friozinho na barriga...

Não esquenta a cabeça!

Foi minha última parada na Turquia, daqui volto pra Istambul, passo algumas horas e embarco para Londres, onde começo meu roteiro pela Europa. Gostei bastante, é um país maravilhoso, moderno, com um povo acolhedor. Senti que poderia ficar por aqui mais um bom tempo e ainda tinha muita coisa interessante para explorar. Estou indo embora do Oriente Médio sem ter visitado a Síria e o Líbano por causa da fronteira que estava fechada entre a Jordânia e a Síria...eu até poderia ter ido se tivesse pegado um voo para lá, mas estava fora do meu orçamento, e poderia ter entrado na Síria por aqui pela Turquia...mas depois de ter o carimbo mostrando que entrei em Israel devido o clima que ainda não está bem em paz por lá...fica pra próxima. Pelo lado positivo, o tempo que iria para esses dois países eu distribuí e passei mais tempo no Egito e aqui na Turquia...valeu de qualquer forma. 

Nenhum comentário: