Presente de grego

Çanakkale, 1° de julho de 2011.

O que me trouxe para cá foi uma lenda. Uma lenda contada por um autor que não se sabe nem se ele realmente existiu, ou se foi uma compilação de várias histórias contadas na época reunidas em uma narrativa e assinada com algum pseudônimo. Entretanto o que se sabe é que Homero, por volta de 730 A.C. escreveu Ilíada sem nunca ter pisado em Tróia e depois de uns 30 anos escreveu Odisséia. Em suas narrativas ele descreveu a Guerra de Tróia como uma história muito curiosa permeada com a realística ficção da mitologia grega, envolvendo vários deuses e semi-deuses como Afrodite, Poseidon, Aquiles, Zeus...Nem os historiadores afirmam com certeza que a Guerra de Tróia realmente existiu, porém a fabulosa história ganhou fama. A guerra entre gregos e troianos durou 10 anos e o triunfo dos gregos se deu por um plano formidável. Eles construíram um enorme cavalo de madeira onde esconderam seus guerreiros no interior e deixaram em frente ao portão da cidade de Tróia. Os barcos também foram ancorados longe da vista dos inimigos.
Na manhã seguinte, estava tudo em silêncio, quando os troianos acordaram, viram o cavalo de madeira e não viram nenhum navio grego por perto. Eles ficaram meio confusos com aquilo e  carregaram o tal cavalo para dentro da cidade imaginando que seria um sinal de rendição dos inimigos, e comemoraram a vitória. Quando todos os soldados estavam dormindo de tão embriagados da grande festa, os guerreiros gregos saíram de dentro do cavalo, abriram os portões para o resto do exército que aguardava do lado de fora e atearam fogo destruindo a cidade de Tróia.
Esta história, literalmente homérica, encantou tanto que mesmo depois de mais de 2500 anos se tornou objeto de estudo e inspiração para a arte e nos cinemas. O filme “Tróia” com Brad Pitt no papel de Aquiles teve uma grande  repercussão mesmo mostrando uma história um pouco diferente daquela contada originalmente.
A descoberta das ruínas da cidade de Tróia  se deu em torno de 1870, quando um arqueólogo alemão decidiu dedicar os útimos anos de sua vida na causa, e de tão aficcionado pela lenda contada em Ilíada, começou uma busca para achar a tal cidade de Tróia( também chamada de Ílios – daí o nome Ilíada), e seguindo as descrições dos locais e a localização geográfica, após cansativos estudos, foi encontrado o local e iniciadas as escavações para desenterrar a cidade perdida. Os achados nas escavações foram enviados para museus em Istambul, Atenas e Berlim e até hoje são de grande importância para a investigação arqueológica e  entendimento das antigas civilizações que habitaram essa região.
Eu sabia que as ruínas da cidade de Tróia não eram tão interessantes de se ver por estarem bastante deterioradas, mas desde que comecei a ler sobre os países que iria visitar nos anos que antecederam esta viagem, estava curioso, não para ver grandes colunas ou paredes, mas queria simplesmente me sentir andando pela cidade de Tróia por conta de toda a força que esta história/lenda teve na crença popular que atravessou milênios. As informações que coloquei aqui, foram baseadas nos painéis do pequeno museu na entrada do sítio arqueológico de Tróia.
As ruínas de Tróia

O anfiteatro 

Em frente à cidade de Tróia
Mãe, olha eu aqui! rsrsrs

O pequeno museu na frente do sítio arqueológico,
explicando todas as Tróias

Çanakkale é a cidade que serve de base para visitar Tróia, e é aqui que está o cavalo usado no filme do Brad Pitt, bem na orla, onde também tem uma maquete da cidade de Tróia com alguma informação sobre a lenda e a história da cidade que na verdade foram nove cidades denominadas didaticamente de Tróia I, II...até IX...pois elas foram sendo destruídas e outras sendo constuídas por cima ao longo dos séculos.  Para chegar aqui vim num ônibus noturno onde o sono não é tão saudável, e na sombra do Cavalo de Tróia dei um cochilo de umas duas horas e recarreguei minhas baterias para seguir viagem. 
Em Çanakkale, o cavalo usado no filme de Hollywood

O calçadão de Çanakkale

Um comentário:

Fellipe Faria disse...

Fala, Rogério!
Meu nome é Fellipe e vi seu blog lá no fórum do mochileiros.com, você me ajudou com uma informação sobre a entrada em Israel. Devo começar minha RTW em setembro e preciso dizer que seu blog tá show de bola, completíssimo e com muita informação interessante! Linkei seu blog no meu, que ainda tá naquela fase de preparativos. Nem comecei a divulgar ainda, acho que vou fazer como você e comprar o ticket primeiro. Depois dá uma olhadinha: omochilao.wordpress.com
Ah, Istambul também tá no meu roteiro... boa sorte e não desista de postar! Vou continuar acompanhando e depois volto aqui pra tirar algumas dúvidas, hehe.
Grande abraço!