Tatuagem na Tailândia

Bangkok, 08 de novembro de 2010.

 

Ainda no planejamento da minha viagem como li bastante sobre a cultura asiática, vi que as tatuagens na Tailândia são bem tradicionais  e tem um significado muito forte em relação à proteção e para atrair boas energias... elas são chamadas de Sak Yants.

Sak Yant, também chamada de Tatuagem Yantra, é uma forma sagrada de tatuagem que evoca poderes místicos.Em tailandês Sak quer dizer “tatuagem”, e Yant significa “desenho sagrado” onde são incorporados alguns Mantras ou Katas que são orações Budistas que atraem poderes sobrenaturais. Ela é praticada no sudeste  asiático, principalmente aqui naTailândia(de longe é o país com o maior número de adeptos) assim como no Camboja  e no Laos. As Sak Yants normalmente são tatuadas por monges em templos Budistas durante uns rituais com orações ...  Os  desenhos Yantra, que já existiam na Índia há milhares de anos foram adaptados por antigos povos que habitavam a Tailândia e por isso  são escritos em antigas formas de escrita, que são inteligíveis inclusive para a atual população tailandesa(nem os próprios tatuadores consegem ler) . Ao longo do tempo, diferentes mestres adicionaram à estes desenhos  visões recebidas em suas meditações.Esses Yantras também são utilizados de outras formas, como em tecido ou metal, e colocado em casa,em um local de culto, ou no carro, por exemplo, como um meio de protecção contra todos os tipos de perigo, ou contra a doença, para dar sorte no dinheiro sorte no amor...é como um amuleto.  
As Sak Yants são populares entre os militares e supostamente garantem que a pessoa tatuada não terá nenhum dano físico nas batalhas, desde que siga determinadas condições. Supostamente, a pessoa não pode conversar com ninguém durante três dias e três noites após ter recebido uma Sak Yant. Uma outra alternativa é seguir os cinco preceitos budistas que são: não matar, não roubar, não mentir, não ingerir álcool  e não se ‘intoxicar’ pela luxúria com as mulheres. 

     Ou seja para que as Sak Yants realmente exerçam digamos, seu ‘pleno poder’ a pessoa tem que seguir essas normas...como eu não sou budista e nem pretendo me tornar, seria digamos praticamente impossível seguir estas regras...não matar e roubar tudo bem é fácil, mas aqui e ali a gente fala uma mentirinha... e largar a bebida e a luxúria...me desculpa Seu Buda, mas não dá !!!!!  rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs !!!!

Pois bem, em vista disso, eu fiz minha tatuagem em um estúdio  aqui em Bangkok , tudo bem que não foi com ,digamos, ‘mão sagradas de um monge budista’ e nem dentro de um templo em meio a incensos, rituais e orações...como sou irreversivelmente mundano,  fiz ,como disse, num estúdio bebendo cerveja e ouvindo reggae !!! O importante é que me interei no assunto, sei do significado da Sak Yant que escolhi , vou me sentir protegido, e sentir as vibrações positivas que estão relacionadas à tatuagem. Foi feita de forma tradicional, com bambu(e não com máquina) ...eu escolhi uma bem tradicional chamada Yant Ha Taew conhecida como 5 linhas( inclusive a atriz Angelina Jolie tem uma igual e no mesmo local, feita aqui em BKK também só que com o "Ivo Pitangui" da tatuagem...um mestre bem famoso ).

 

A primeira linha impede punição em casos de julgamento, limpa e protege a sua casa.

A segunda linha reverte as más posições das constelações do horóscopo e Karma ruim.

A terceira linha protege contra magia negra e maldições.

A quarta linha é para dar sorte e fortuna, e sucesso em seus projetos.

A quinta e última linha é em relação a atração, lhe deixa atraente e amável...também aumenta a sorte e a felicidade estabelecidas na quarta linha e impede as maldições, como no terceiro kata (linha).

Tatuagem com máquina - nível de dor = 10
Com bambu = 6
Com bambu tomando cerveja= 2-3


Um vídeo bem rápido, pra vocês verem o movimento do bambu.



22 comentários:

Anônimo disse...

Qual o risco de se contrair uma doença com esse bamboo ai?

Rogério Oliveira disse...

Querido anônimo,
risco de uma infecção é claro que existe, pois não se trata de um procedimento com todos os 'cuidados cirúrgicos' necessários... no meu caso eu vi ele tirar agulhas novas duma caixinha e amarrar no bambu na minha frente...ou seja não foi reutilizada. Entretanto, em alguns templos, eu já li sobre o assunto,eles fazem tipo rituais comunitários, onde o mesmo bambu, ou seja , a mesma agulha é utilizada em várias pessoas...aí é perigoso.

Roberta disse...

Ficou muito bonita parabéns, já tinha visto a da Angelina Jolie, mas não sabia o significado. Muito interessante.

Sandra disse...

Ficou linda!!! Estava muito a fim de fazer uma, mas não tive coragem :(

Anônimo disse...

rogerio vi seu blog e estou indo pra tailandia semana q vem e gostaria de saber onde que vc fez a tatoo em qual loja e saber tb se eh mta cara e se demora mto.
bom eh isso ve se me responde essas duvidas ai
vlww

Rogério Oliveira disse...

Querido anônimo:
Fiz a tatoo num estúdio na rua Rambutri que é uma paralela da Kao San, eu não lembro o nome do estúdio...tem vários nessa região. Custou 2.500 baths ou 170 USD. Com bambu demora um pouco mais do que com máquina, a minha demorou cerca de 2h. Toma uma Chang que tu nem sente o tempo passar!

Anônimo disse...

Rogério por favor gostaria de saber se vc sabe o signitficados de outras sak yant estou mto interessada em uma mas nao axo o seu significado nem q mate, e como nao tenho como ir para a tailândia provavelmete tatuarei em um estudio brasileiro mesmo.
obrigada!!

Rogério Oliveira disse...

Querido Anonimo:
Estou na China agora e nao tenho pesquisar isso ai, a nao ser pela internet, procura mais um pouco no google, que uma hora vc acha.Existem vaaaarias Sak Yants...
Tenta procurar em ingles tambem...

Anônimo disse...

Amigo rogerio sua tatuagem foi muito bem feita mas uma coisa que eu sei e que algumas dessas tatuagens so podem ser feitas por monges ou seja,para eles essas tatuagens nao são significados de beleza e sim de proteçao e religiao eles acreditam que os monges tem o poder de ver atraves de sua alma em um estado de ''mantra'' assim eles escolhem o simbolo que ira te ajudar com sua vida eu por exemplo numa das minhas viagens a Tailandia fiquei 1 mes morando com os monges afinal so arqueologo e resolvi passar la para aprende algo com eles tambem por que pratico o budismo e um dos monges falo para algum dos mestres la que eu estava pronto ja para receber uma tatuagem desa no meu caso recebi um simbolo muito comum em pessoas mais velhas da tailandia recebi a tal ''Ponte'' que nela significa os 21 budas que existem cada um com sua mantra mas MUITO CUIDADO onde voce se tive a oportunidade de faze um simbolo desses e passar por la um conhecido meu que tem 2 simbolos no braço direito foi preso!! isso e uma pratica so com quem segue a religiao espero ter ajudado com algo

Rogério Oliveira disse...

Querido anônimo,
Como escrevi no post, eu sei que as tatuagens realmente sagradas são feitas nos templos, onde o monge escolhe a sua tatuagem...mas não sou budista, queria apenas uma lembrança da Tailândia em mim!
De qualquer forma, obrigado pelas informações.

Bia Baracat Machado disse...

Rogério,
Voce se lembra o nome do estúdio? Estou indo para Bangkok e gostaria de fazer a minha. O trabalho ficou excelente, parabéns!
Valeu!

Anônimo disse...

aqui no Brasil não encontrei ninguém q faça o ritual...

Rogério Oliveira disse...

Bia,
Não lembro do estúdio...tem vários por lá...

Anônimo disse...

muito legal viu!! tenho descendencia tailandesa! sou loka p ir na tailandia! e sempre quis fazer essa tatto.. mas como meu desejo de ir lá.. não poderá ser por agorah.. a anciosidade q me mata não me deixara espera..
Vou fazer atatto por aki mesmo!!

Só uma coisa, a da angelina jolie não é igual a esta... a dela foi escrita especialmente para ela, diz, q ela será venerada onde quer q ela vá.. e outras coisas..

se vc comparar os dezenhos.. este q é o tradicional e o dela, vc vai ver.. q é diferente!

mas t show!
fala mais da sua viagem p gente, os lugares q vc mais gostou!

#Lolla

Anônimo disse...

Mto legal seu post!estou indo para bangkok mas estou com dúvida fazer a tatoo pq dps de lá eu vou para as ilhas! Como foi a cicatrizacao? Por ser feita com bambôo a cicatrizacao eh mais rápida? Vc precisou ficar qto tempo sem ir para praia e tomar sol?

Unknown disse...

Kanishimau Sama
Sabe dizer se existem tatuadores tradicionais aqui no Brasil?

Unknown disse...

Rogério, por favor onde encontro na internet uma imagem (não foto) da Yant Ha Taew para tatuar. Não consigo encontrar. Pode me ajudar?

Unknown disse...

Olá td bem? Podemos ajudar onde encontrar a imagem da tatuagem que vc fez? Obrigada

Rogério Oliveira disse...

Nathalye, já procurou no Google?? rsrs

Veleiro São Jorge disse...

Hola ! primeiramente quero me apresentar , Pedrita aqui , ri muito com suas respostas aos queridos anônimos kkk mas pode me chamar pelo nome rsrs ;)
Deixa eu te fazer uma pergunta , farei em breve uma tattoo assim , porem tinha lido que existem orações especificas para homens e para mulheres ... quando disse que fez uma igual a da Angelina Jolie fiquei pensando se é isso mesmo ... posso ter entendido mal e o que vc quis dizer é que tatuou na mesma linha ... mas me gerou essa duvida . Seu tatuador te falou algo a esse respeito ? A tattoo ficou show \0/

Rogério Oliveira disse...

Olá Pedrita, como eu falei...orações são feitas nos templos. Não fiz nenhum ritual em templo , fiz num estúdio de tatuagem perto da Kao San Road...bebendo uma Chang !!

Unknown disse...

Amei! Achei vc e sua tatoo pesquisando a da Angelina , pq é a tatoo que quero fazer. Já li tbm que ela fez de joelhos, como que rezando para que a orçao surta efeito. Vc sabe algo sobre isso? Abraços!!
Flavia.