Sobre línguas e ônibus

Louang Prabang - Laos, 24 de novembro de 2010.

Muitos dos temas paralelos que eu abordo aqui surgem de conversas,  com alguém que conheci pelo caminho ou de algum amigo do Brasil que converso pela internet. Me fazem umas perguntas que depois fico pensando naquilo e acabo escrevendo alguma coisa sobre o assunto, por isso que gosto de conversar com quem está do outro lado, em outra realidade...me faz prestar mais atenção na realidade que eu estou.Ainda agora por exemplo passei um tempão batendo papo na net, e tô cheio de ideias na cabeça...vou esclarecer algumas curiosidades.
Quanto à comunicação, é impossível se comunicar com os habitantes locais aqui na Ásia na língua local...o que a gente se esforça pra aprender são palavras básicas tipo: olá , obrigado, licença...no máximo! É legal saber essas palavrinhas, na Tailândia por exemplo usei demais o Karp kun Krap que na Indonésia é Terima Kashi (obrigado)...Aqui no Laos, a gente passa de bicicleta, as crianças gritam Sa Bay dii !!!! que é uma saudação, tipo oi, olá!! Falar pelo menos um obrigado, na língua do país torna a relação com os locais um pouco mais amigável... E agente aprende algumas palavras, pra poder entender as placas... lendo nos guias e de tanto ver na rua,por exemplo: templo, rua, mesquita, porto...que ajudam na localização. Mas a gente se vira, pois nessas cidades por onde passa muito turista, todo mundo que trabalha no comércio próximo a locais de concentração de turistas fala, ou melhor, sabe umas palavras em inglês pra poder vender seu produto, seja nas barraquinhas de comida, nas feiras, lojas...quem desenrola melhor são os caras de agência de turismo, os que trabalham nas pousadas e alguns motoristas de tuk tuk (taxi).
Por exemplo, a tia que vende comida, ela não conversa em inglês, mas ela sabe os números pra poder cobrar, sabe também: arroz, macarrão, vegetais, galinha, porco, pimenta e se é frito ou sopa(aqui 90% das comidas das barraquinhas de rua levam esses ingredientes!). Ela não vai bater papo contigo, tu vai pedir o prato(escolhendo uma combinação desses ingredientes que falei..) ela diz o preço e acabou a conversa. Já em locais mais afastados, a coisa muda. Tenho que apontar o prato que quero, ou o que quero comprar e a tia mostra o preço numa calculadora ou escreve num papel ou mostra as notas do valor correspondente. Já acostumei com isso, eu lembro do primeiro impacto que tive com esse lance de me comportar como surdo e mudo...foi em Hong Kong, achei muito bacana. Agora virou rotina. Mas tem coisa engraçada...pedir informação sobre como chegar em algum local por exemplo...o cara te explica que vc tem que passar a primeira, a segunda e dobrar pra direita na terceira e depois quando ver um sinal, dobrar pra esquerda!! Isso tudo numa língua que vc não entende uma vírgula, mas só pelos gestos dá pra entender. Tô ficando bom de mímica...eheheh ...vai ser útil pra brincar daqueles jogos, tipo  Imagem e Ação ...
Uma dica: ao pedir uma informação na rua sobre a direção de algum lugar que você quer ir, nunca pergunte assim: A estação de trem é para lá? (apontando a direção) Eles não vão entender e vão concordar contigo. Sempre pergunte: onde é a estação de trem? Aí se a pessoa entender, ela vai te dar a informação correta. Normalmente, quando a pessoa não entende o que vc tá falando..ela concorda! Acontece direto...imagina só, vc tá meio perdido, acha alguém e pergunta: - Onde é a estrada para a cachoeira? E ela responde com toda a convicção: - Sim!  ...rsrsrsrs
Agora sobre o transporte. Tem gente que compra pacote turístico, porque é mais fácil...pra não se preocupar com passagem. É lógico que isso varia, tem gente que não quer perder tempo e nem gosta de transporte público. Mas numa viagem longa, isso faz parte do passeio.
 É simples. Primeiro você tem que saber muito bem no mapa a direção que tá seguindo, isso é básico. (Sou aficionado por mapas, cansei de dormir debruçado num atlas.) Depois ler no guia, ou perguntar pra alguém...pro Google, pra alguém da pousada onde vc está ou alguma agência. Sabendo qual a melhor opção pelo custo/benefício, você parte para a segunda etapa: qual é? Comprar a passagem! Muito bem! Aí você vai ou na estação de trem, ou na rodoviária ou no porto e compra o ticket! Simples não é. Depois é só embarcar, e esperar chegar no próximo destino. Eu tô falando isso meio em tom de brincadeira, porque muita gente tem medo disso. Muita gente acha loucura ou uma aventura do outro mundo mochilar pela Ásia ou Oriente Médio. Como expliquei pra minha mãe que estava apavorada antes de eu viajar: as pessoas tem medo do que elas não conhecem, e pensam que aquilo é um bicho de sete cabeças. O mochileiro é sensato, ele estuda sobre o assunto. Temos guias bem completos sobre os países e qualquer dúvida tem na internet. Agora por exemplo, estou em Louang Prabang e quero ir para Vang Vieng também aqui no Laos. Pra quem está aí no Brasil, deve pensar: meu Deus como ele vai se locomover lá no Laos, deve ser difícil !!! Mas estando aqui é besteira. Depois de um tempo de estrada, algumas dúvidas ou receios que você tinha desaparecem completamente. O mais importante de tudo, é a pessoa buscar informação e depois ter coragem de encarar o novo. E esse gosto pelo novo que me torna corajoso. Em relação ao perigo...me sinto muito mais seguro viajando aqui do que no Brasil, onde tem assalto a ônibus direto e assalto nas ruas.           
Vamos conversando...


4 comentários:

Fred disse...

exatamente...só estando por aí entendemos o quão simples é viajar. Explico pras pessoas que é igual a ir pro nordeste e ficar em pousadas e ninguém acredita...

Kahlyne disse...

é meu cunhado, fique mais um tempo por ai pq aqui agora é caveirão e tanque!! Faca na Caveira!!!

Rogério Oliveira disse...

Senhoras e senhores.
É uma honra ter as palavras deste ilustre visitante aqui nos comentários do blog. Grande Fred ! Eu falei sobre ele no início do blog.Eu o conheci em Algodoal, ele tava chegando duma volta ao mundo...foi nesse momento que tive as ideias remexidas e comecei a estudar e planejar minha viagem.
Frederico Mourão.
Esse é o cara!

Marcelo disse...

Ae meu chapa! De fato, o povo fica assustado, achando que não conseguiremos pegar um bus num outro país.. hahahahaha.. Basta ir, perguntar, comprar e pronto!