Pegadinhas e Strikes

Chiang Mai, 16 de novembro de 2010.
Mapa do norte da Tailândia


Chiang Mai fica no norte da Tailândia, é considarada a capital cultural do país, aqui tem curso pra tudo que é lado...culinária, massagem, tiro, golf, muay thai, tratamento de elefantes, meditação, yoga, sobrevivência na selva, entre outros...
No dia que eu cheguei, fui fazer o reconhecimento da área de bicicleta, e fiz uma brincadeira que eu me amarro..brincar de me perder, coloco o mapa no bolso e vou andando sem rumo, vou pra longe...e quando tô cansado procuro o rumo de casa, quer dizer , do albergue ( na verdade, me sinto em casa no albergue, já que estou morando no mundo por uns meses...). Tudo que vejo legal eu encosto: um templo, uma praça, um mercado...isso é bacana pra sentir a cidade, sentir o cheiro da cidade e participar do cotidiano dos habitantes locais. Essa é a diferença entre mochilar e fazer turismo através de pacotes turísticos e excursões, onde se visita os pontos turísticos com hora marcada pra voltar pro ônibus...sem sentir nada do trajeto, isolado dos sons da rua, do cheiro dos temperos das barraquinhas de comida de rua, das crianças brincando, das senhoras idosas varrendo a porta da casa, mulheres regando as plantas com carinho.... Ver tudo isso tranquilo, sem pressa, é muito prazeiroso, pra mim é a essência de uma viagem.Tem gente que não se liga nisso e se importa muito mais em escolher um bom hotel, pra usufruir das mordomias, do luxo...e deixa de vivenciar outras experiências extraordinárias que não precisa gastar dinheiro. Respeito a opnião de quem não quer sair de casa pra “ficar sem conforto”...ainda bem que as pessoas são diferentes.
Esta é  a segunda maior cidade da Tailândia, mas é bem tranquila, nem se compara com a poluição e a cagada de Bangkok... é também a cidade que tem proporcionalmente mais templos em todo país...são mais de 300 !!! Eu já cansei de ver templo, entrei em alguns aqui, coisa rápida de bicicleta mesmo, demorei em alguns onde tinham uns monges fazendo alguma coisa... colocando alguma oferenda ou decoração. Entrei também numa Universidade Federal de Odontologia, só por curiosidade...equipamentos e instalações antigas, fiquei olhando as clínicas do lado de fora do vidro, os acadêmicos...eu queria entrar numa loja de materiais odontológicos só pra ver se tinha alguma coisa diferente...e pedi informação para uma das acadêmicas onde tinha uma loja e tal...disse pra ela que eu era ortodontista no Brasil...foi engraçado, ela me olhou dos pés à cabeça (eu tava todo jogado, de calça de pano com camisa colorida, chinelo e bicicleta!!!) e riu ..dizendo que eu tava de brincadeira, ela pensou que era alguma pegadinha eu acho...sabe quando a pessoa ri olhando pros lados... virou as costas e foi embora! Me deu uma vontade de mandar ela se foder pra longe, deixei pra lá....achei foi engraçado...andei por mais uns blocos da faculdade e fui embora, perdi a vontade de ir na loja.
Chegando de volta no albergue, já de noite, um camarada me convidou pra jogar boliche. É um alemão que veio passar uns dias aqui, e já está há 7 meses!!!  Fomos lá junto com uma amiga dele dona de um bar onde ele trabalhava aqui, era um shopping grandão....fiz uns 2 strikes, mas fiquei em segundo lugar no final... Tudo muito barato! Joguei boliche, bebi uma cerveja, jantei...tudo por 8 reais !!! Eu amo a Tailândia.  

Num templo de Chiang Mai

Tem lutas de Muay Thai direto aqui, num ginásio..tipo a cada 2-3 dias

Templos...

Sentindo a tarde

Meu albergue...

Esse peixe não consegui comer todo de tão salgado...mas o resto tava bom

Dando um rolê em Chiang Mai

E toma-lhe templo....




2 comentários:

BOCA disse...

Grande Rogério!
Dei risada com essa historia da universidade. É engraçado ver como, em qualquer parte do mundo, você é julgado pela roupa que veste. Temos mais é que fazer isso mesmo, da risada e seguir em frente.
Bons ventos!
Cuide-se.

disse...

Putz... nao sei aonde que eu li que quanto mais luxo voce tem numa viagem, mais vc se distancia da cultura do lugar q esta visitando... que eh isso msm q vc falou, de visitar os lugares com hora pra chegar e sair, soh pra bater foto e talz, se trancar no quarto do hotel foda... enfim, cada um na sua. ademas, adorei a cama do hostel =)