Dias de Astronauta

Ko Tao, 31 de outubro de 2010.

Conheci um alemão, o Cris no caminho para Ko Tao, e chegando aqui acabamos rachando o mesmo quarto num hotel bem bacana, na beira da praia, onde eu escolhi pra fazer meu curso de mergulho.É mais barato fazer esse curso aqui, quase metade do preço que é cobrado no resto do mundo. Tirei a certificação de mergulho”Open Water”...virei mergulhador!!! Agora com essa carteirinha posso mergulhar em qualquer lugar do mundo sem a necessidade de um instrutor e pagando bem mais barato! Foram 4 dias de curso, temos aulas teóricas, práticas na piscina e quatro mergulhos com muitas instruções. O negócio é sério mesmo...nesses quatro dias tive que me dedicar bastante, estudando, fazendo dever de casa...a gente aprende muita coisa bacana, tipo manejar os equipamentos, fazer planejamento de mergulho...pra vocês entenderem um pouco a ciência da coisa, é mais ou menos assim...dependendo da profundidade, nós só podemos ficar um certo tempo(quanto mais fundo, menos tempo) pois com a pressão no nosso corpo, aumenta a concentração de nitrogênio na nossa circulação o que pode causar problemas sérios, então existe uma tabela pra calcular o tempo de acordo com a profundidade, o tempo que temos que ficar na superfície para o próximo mergulho, e a tabela para os mergulhos seguintes...é toda uma matemática. Aprendemos como lidar em situações de emergência, os sinais em baixo d’água...e treinamos algumas habilidades, tipo o controle da flutuação, tirar e colocar o colete, a máscara...é legal...imagina .. a 18 metros de profundidade o grupo faz uma roda, todo mundo de joelho no chão e o instrutor pede para cada um mostrar cada exercício... muito bacana.

O nosso instrutor, e meu parceiro é o que tá em pé, o terceiro da esq. pra direita.

 No meu grupo tinham outros 4 ingleses e o instrutor era dinamarquês, inclusive ele que era meu parceiro de mergulho pois é obrigatório que se mergulhe em pares como medida de segurança...era um cara bem experiente e rígido...antes de cada mergulho temos que fazer uma checagem de vários ítens do nosso parceiro antes de entrar na água...no primeiro mergulho em alto mar, fui checar ele...e esqueci de um ítem...o cara me olhou nos olhos, meio puto!!... :
 – Você acha que é só isso que tem que verificar! Não estudou? Não fez o dever de casa? É a minha vida que tá em jogo!  ...
Engoli seco! Pior que ele tinha razão.
Depois do primeiro mergulho com cilindro a gente se apaixona pela coisa! Esse ano tinha feito um em Ilha Grande – RJ e outro em Bora Bora (Polinésia Francesa). É muito gostosa a sensação de gravidade zero, a gente fica igual um astronauta...podendo se mover em qualquer direção.
Só que sinceramente, a visibilidade daqui não me agradou, por conta das monções (período chuvoso) que ocorrem nessa época do ano por essas bandas, a água não está muito cristalina...eu vi muito mais coisa fazendo snorkeling na Indonésia do que mergulhando aqui...mas valeu pelo aprendizado.
Gostei muuuuito de Ko Tao, o clima das ilhas do sul a Tailândia é muito gostoso...sabe como é a gente andar num local com sorriso no rosto o tempo todo, e sentir essa mesma energia positiva no ambiente e nas outras pessoas?? até resolvi ficar mais uns dias...passei uma semana. Alugamos (eu e o Cris) uma motinha pra rodar por aí,(5 reais pra cada, a diária!!) vimos muitas paisagens do outro lado da ilha que valeram o gasto...ehehehe.


 Foi bacana a companhia do Cris esses dias, o bicho tem uma pinta de cientista maluco...ele é mestre em física e tá de férias antes de começar o PHD na Alemanha. O cara é muito panga (tentei achar um adjetivo que o Google Tradutor não saiba o que é !!)...uma vez eu tava esperando ele com as bagagens enquanto ele foi procurar um outro hotel...não demora o cara chega todo molhado inclusive a camisa, dizendo que tinha achado um lugar legal ...:
- Que é isso rapaz ? Tem que atravessar algum rio pra chegar nesse hotel ???  perguntei pra ele...mermão o cara tinha caído num buraco com água de esgoto até a cintura!!!  ri muito da cara dele...ele tava olhando pro lado, pra uma menina e caiu!! Será que ela vai querer ele depois dessa??? Rsrsrsr
Ficamos bem amigos depois de uma semana andando junto direto...o cara é engraçado, me perguntava cada coisa, tipo antes de sair, ainda no quarto:
- Rogério, fico melhor com ou sem barba?
- Sei lá porra!
- Com barba eu fico com aspecto, assim, desleixado?
- Sei lá porra!
- Vou de óculos ou de lente?
- Sei lá porra, bora logo!!
- E o meu cabelo? ...
Era cada uma...mas foi bacana. Tivemos que ir embora daqui, com uma pontinha de saudade da ilha...pois nos próximos dias, por conta do mau tempo, não vai ter barco...por tempo indeterminado!!  pode ser uns dias ou semanas...na dúvida vou embora, não quero ficar ilhado...daqui ele vai pra Phi Phi (para o sul) e eu sigo pra Bangkok(norte) .
Cris... olha o naipe do camarada.

Gostei muito do clima de Ko Tao

Comendo um Pod Si Yew - outro prato típico, do outro lado da ilha.
 Gosto de provar todos os ítens da culinária local.

Tenho tido sorte, e me livrando dumas catástrofes naturais...primeiro foi o terremoto na Nova Zelândia, semana passada teve tsunami e terremoto na Indonésia, o norte da Tailândia (pra onde estou indo...)tava tendo uns alagamentos, que Buda me livre dessas desgraças!!!
De malas prontas, quer dizer mochilas prontas...Rumo a Bangkok !!!!

6 comentários:

Kahlyne disse...

É cada maluco que aparece heim!? Cuidado com estas catástrofes por ai, pelo amor de Buda! Adorei as fotos, coisa linda demais e nao percebi nenhuma diferença na agua....rsrsrsrsrs
Sempre que tiveres uma "folga" atualiza o blog, fico aqui ansiosa por post's novos.

Grande beijo, Te cuida!

Anônimo disse...

rogerio, por curiosidade, já que estou planejando a minha viagem pra ásia e tb tenho vontade de fazer um curso de mergulho... quanto foi esse curso no total? beijos e obrigada!

Anônimo disse...

cara, que foda. achei seu perfil numa comu de mochileiro e tals e pode apostar que vou acompanhar seu blog.
uma pergunta cara: eu pretendendo fazer o msm, daki a uns 8 ou 10 anos (tenho 18) e minha duvida é: quanto tu acha que eu devo juntar de grana pra fazer o msm?

mais uma vez parabens.

Rogério Oliveira disse...

Querida anônima, o curso de mergulho "Open Water" foi 9.000 Baths (300USD) incluido 4 diárias no resort...em Ko Tao todos os Dive Centers são esse valor. É mais barato o curso de uma outra certificação que esqueci o nome( tipo SSI) e não da PADI que foi o que fiz.

Rogério Oliveira disse...

Fábio. Fazer uma volta ao mundo realmente requer muito estudo e dedicação durante o planejamento.Mas daqui a 8 - 10 anos muita coisa vai mudar, inclusive você.
Pra te servir de incentivo...12-13 mil USD , dá pra dar um bom passeio!!

Anônimo disse...

opa, vlw Rogério. Eu sei que tenho tempo pra isso, e que como vc disse,muita coisa vai mudar, mas essa minha vontade vem desde pequeno msm,tipo,8-9 anos. Vlw cara,e parabens mais uma vez, aproveita essa oportunidade.