3x4

Istambul – Turquia , 27 de junho de 2011.

Em questão de dias, saí da África passei pela Ásia e agora estou na Europa. Foram 3 continentes em 4 dias! Cheguei no  quinto continente da minha viagem. A Turquia, assim como o Egito, também está dividida entre dois continentes, uma parte na Europa e outra na Ásia, e também é de maioria muçulmana(mas não é árabe). Aqui a religião é seguida de forma bem mais branda, dificilmente vemos mulheres com o corpo todo coberto e não são todas as mulheres que usam o véu cobrindo a cabeça, as poucas que vemos usam lenços coloridos e não abrem mão da maquiagem e de uma roupa mais ocidental.
Eu estava sentindo falta do clima de albergue, apesar de ter ficado em um bem bacana no Sinai, mas a maioria lá eram coreanos e japoneses...um pessoal meio ruim de se misturar. Logo que cheguei aqui já tarde da noite, fiquei num quarto com 30 camas, e tinha uma galera se arrumando pra ir em um ‘night tour’ pelas boates, foi só o tempo pra eu trocar de roupa e me meti na galera, éramos uns 20. Fomos numa região bem agitada cheia de bares e boates...lá pela terceira boate, eu e mais uns seis decidimos abandonar o grupo para poder ficar nos bares de música ao vivo. A música turca é muito gostosa, eles tocam geralmente com dois violões e um violino ou com um instrumento de cordas que tem  um braço longo e um som muito bom. Gosto muito desse clima entre membros da irmandade mochileira, temos pensamentos comuns, do tipo, sempre procurar coisas mais culturais e autênticas do país e aproveitar isso da forma mais barata possível. Foi uma noite muito bacana, ouvimos e dançamos muita música turca antes de voltarmos nós sete  amontoados em um taxi de volta para o albergue às 6 da manhã!
No meio dessa galera tinham dois holandeses que estavam viajando de bicicleta, já pelo meio do caminho entre a Holanda e a China. Mais uma vez, atiçou minha curiosidade para fazer uma viagem de bicicleta e barraca. Do jeito que me conheço, tenho certeza que uma hora eu faço uma trip dessas. Senti como deve ser uma viagem desse tipo pela liberdade de locomoção quando viajei com minha bicicleta desmontável por três meses entre o Laos, Camboja, Vietnã e China, e ano passado quando rodei pelo Rio de Janeiro e Angra. Um dia eu faço um outro relato do tipo ‘pedalando pelo mundo’...
Istambul é uma cidade muito bonita, ela tem uma combinação bem atrativa: os iates, ferry boats e cruzeiros que cruzam  o estreito de Bósforo, o modernismo europeu, gente bonita, comida muito boa, um sistema de metrô de superfície que facilita  bastante a locomoção interna além de dar um toque de sofisticação nas ruas e uma música instrumental de muito bom gosto que frequentemente ouvimos nas ruas. Alguns lugares bem interessantes de se visitar também. Nenhum imperador da China, marajá da Índia ou faraó do Egito deixou para nós apreciarmos riquezas tão impressionantes como os sultões otomanos deixaram e pude ver de perto no palácio Topkapi...tronos e objetos cobertos de ouro e diamantes...até a jarra de água do sultão era cravejada de pedras preciosas. A imponente Basílica de Santa Sofia(que virou mesquita e agora é museu...) e sua irmã mais nova Mesquita Azul têm histórias interessantes e são grandiosas tanto por fora quanto por dentro.
Pátio interno da Mesquita Azul

Minha primeira imagem quando cheguei em Istambul,
a Basílica de Santa Sofia (Aya Sofia)

No interior da Mesquita Azul

Saindo da Mesquita Azul, e a vista da Aya Sofia

De novo ela, a Aya Sofia

Outro dia , num domingão, fui andar pelo bairro de Taksim, ao descer do metrô na praça Taksim tava rolando uma parada gay, cheio de gente de tudo que é tipo batendo tambores e dançando com as bandeiras coloridas do movimento GLBT. Há algum tempo também não via a liberdade de expressão exposta assim nas ruas,  os últimos países que passei a homossexualidade é proibida ou rigidamente banida.
Bom, vou continuando meu passeio pela Turquia, saboreando algum döner ou um  kebap,  e tomando um chá, que aqui é chamado çai , lê-se tchai ( igual como se fala na Índia ) ...

Domingão, os turcos tomando banho de mar, pescando,
fazendo churrasco, pique nique...

Parada gay no bairro Taksim

Vista do palácio Topkapi
   






5 comentários:

Gabriel Danello disse...

Fala aí, Rogério! Tudo certo? Continuo acompanhando aqui a sua viagem maravilhosa e esse seu blog pra lá de interessante! Mas não pude deixar de notar que, talvez, vc tenha se confundido na legenda da foto em que consta "interior da Aya Sofia"! Se a minha memória não está me traindo, aquela imagem seria do interior da Mesquita Azul, não??? Aqueles tetos e paredes bonitos, com pinturas bem coloridas e tal... Pelo que lembro, o interior da Aya Sofia se destaca por um teto meio amarelo e uns painéis com letras árabes, certo? Bem, apenas um detalhe! Boa viagem aí, e continue aproveitando! Abraço!

Rogério Oliveira disse...

Valeu pela observação Gabriel, realmente é a Mesquita Azul, consertei a legenda. Obrigado.

Anônimo disse...

Oi Rogério, Tudo bem? Adoro o seu blog. Através dele fico motivada para realizar o meu grande sonho que é dar a volta ao mundo. Venho economizando para fazer isso quando me aposentar. Em 2016, terei 56 anos e um domingão sem fim. Vivo olhando o mapa tentando montar um roteiro. Queria uma opinião sua. Outra coisa que me falam é que não vou ter pique.Que vou passar apuros por ser mulher, barreira da língua, idosa, enfim desestímulos...mas eu quero lhe perguntar se você ja encontrou com pessoas, com esse meu perfil viajando sozinha, e pelo que viu o que me sugere pra evitar apuros. Desde já lhe agradeço. Desejo-lhe nas suas viagens, muita sorte, muitas alegrias e surpresas agradáveis. abraço!

Rogério Oliveira disse...

Olá querida anônima,
Realmente, olhar o mapa do mundo e montar um roteiro não é tão simples. Você tem que escolher que parte do mundo quer explorar melhor, para poder escolher a aliança e comprar o seu ticket volta ao mundo,que eu acho que é a opção melhor e mais barata.
Vamos às opiniões: 1- pique: depende da sua disposição e mentalidade, a idade que a sua carteira de identidade mostra, nem sempre é a mesma que você é. Conheci um cara de mais de 60 anos no Laos, que tinha vindo da Inglaterra de bicicleta e não tinha data para voltar pra casa...de bicicletaaa!!!! 2- apuros por ser mulher: isso não existe, conheci várias mulheres viajando sozinhas...é até mais fácil de arrumar ajuda numa necessidade.Quanto mais informação vc tem, menor a chance de perrengue.3-língua: para uma volta ao mundo, a fluência no inglês é fundamental, é um pré-requisito. Não só para para se deslocar entre os países/cidades como para se relacionar com outras pessoas. 4- idosa: 56 anos...idosa??? não entendi.
Claro que em menor proporção, mas encontrei sim gente com mais de 50 viajando pelo mundo de forma independente.Tenha em mente o seguinte, se vc realmente gosta de viajar e tem curiosidade de conhecer o mundo, vá! Não existem fórmulas, e eu nem vou dar dicas, a descoberta é o melhor aprendizado. Mas sugiro que leia bastante sobre o assunto: blogs, fóruns, livros, revistas, sites...Depois de um tempo na estrada, você perderá o medo, e vai descobrir que pode ir sozinha para qualquer lugar do planeta!
Espero ter lhe encorajado ainda mais!

paula manaus disse...

Estivemos em istambul e adoramos,o povo.a comida.um lugar mesmo super interessante