Oitava Maravilha

Siem Reap, 12 de dezembro 2010.

Vou dar uma pausa do assunto da guerra, pra voltar para o século IX . Em Siem Reap está o Angkor Wat que é o maior dos templos da região de Angkor, construído pelo império Khmer, (não vão confundir com o Khmer vermelho!!), Khmer é o nome do povo que habitou essa região entre os séculos IX e XV e é como se chama até hoje os habitantes e a língua do Camboja. Os templos de Angkor abrangem uma região de mais de 200 Km2 incluindo aproximadamente 1000 templos, sendo em torno de 80 os maiores e principais. É a maior construção religiosa do mundo e um dos mais importantes sítios arqueológicos da Humanidade. O império Khmer foi talvez o mais importante  na Ásia, exercendo grande influência na cultura dessa região do sudeste asiático.
Os principais templos além do Angkor Wat são: Bayon, Ta Prohm e Banteay Srey. Cada um com características diferentes apesar de estarem bem destruídos(também, eles foram construídos há mais de 1.000 anos!...). É uma pena o quanto esses templos foram depredados, foi assim, alguns templos foram construídos por reis que seguiam o Hinduísmo, e depois o rei seguinte era budista e transformava o templo todo destruindo as estátuas...e trocava de rei de novo...além disso os Khmer Vermelhos destruíram uma boa parte, e até década de 90 os templos foram saqueados, muitas imagens foram roubadas até  ter proteção pelo governo local apoiada pela UNESCO, pois em 1992 ganhou o título de Patrimônio da Humanidade. Angkor está presente na bandeira nacional, está estampado em todos os lugares e é o nome da cerveja mais consumida no Camboja.
 O imponente Angkor Wat

Ta Prohm, muito bacana as árvores enlaçando os templos.
(Esse é o templo do filme Tomb Raider)

Detalhe no templo Benteay Srey, que pra mim foi o mais interresante pois
 os painéis e esculturas estão bem conservadas

Templo Bayon
Um monge que conheci num templo de Siem Reap, eles gostam de conversar...
ficamos falando sobre algumas doutrinas que eles seguem

Fiquei três dias inteiros explorando os templos, morcegando agumas explicações dos guias, e pesquisando a história do local. É muito interessante, pois em vários templos as esculturas em pedra contam os fatos históricos do Camboja da época, misturado com as mitologias do Hinduísmo. É legal já que eu tenho passado por dezenas de templos aqui na Ásia desde a Indonésia com os vários templos hindus de Bali, depois os hindus e budistas de Java principalmente Borobudur e Prambanan, outros vários na Tailândia e Laos, então dá pra fazer uma comparação e entender melhor o que tenho visto nesses templos aqui.
Tô levando de recordação uns quadros em alto relevo de uma das esculturas das paredes do Angkor Wat, feitos em papel de arroz e umas estátuas de absara dançando ( figuras de divindades femininas) que estão esculpidas em várias galerias do Angkor Wat e em outros templos também. Precisava de alguma coisa que me lembrasse isso aqui. O que eu quero esquecer é a aporrinhação que é os motoristas de tuk-tuk em Siem Reap aqui na área turística, onde se concentram a maioria dos hotéis e restaurantes nas redondezas do night market...chega uma hora que aborrece, porra num trecho de 40 metros andando, uns 15 caras te oferecendo, dá no saco ficar dizendo não tantas vezes, no hotel que eu fiquei quando eu descia a escada pra tomar café da manhã cedo, já era aparado por um deles: tuk-tuk, tuk-tuk ???  AAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH !!!!!!!!         

2 comentários:

Kahlyne disse...

Tava atrasada nos posts.....

Templo Bayan...qualquer semelhança é mera conincidencia! sim!? não!?

Tati disse...

Vai um tuk tuk? Hahahaha