Mais um pouco de Saigon

Saigon-Vietnã, 25 de dezembro de 2010.

Vou começar esse post fazendo um teste pra saber quem estaria preparado para perambular pelas ruas de Saigon sem se perder. Faça assim: leia o nome dessas duas ruas. Depois depois tire os olhos da tela , conte até três e tente repetir o nome das ruas do cruzamento onde você está!

  Como foi? Conseguiram? Dava pra passar uns dias, quer dizer, semanas, quer dizer meses andando sem se perder?? Brincadeira gente, esses nomes impronunciáveis de ruas ruas não tem como lembrar mesmo, tem que andar com o mapa na mão e ficar olhando várias vezes.

Eu e minha bicicletinha rodamos bastante por Saigon, ela foi uma das melhores aquisições que fiz, posso ir pra qualquer lugar numa cidade sem depender de ônibus  ou tuk tuk...curtindo todo o trajeto, na verdade o trajeto já faz parte do passeio.
Fui no Museu dos Remanescentes da Guerra, que mostra as sequelas causadas principalmente pelas armas químicas utilizadas pelo exército norte-americano durante a guerra, o mais violento foi o  Agente Laranja, um veneno muito poderoso e cancerígeno que fez desgraça inclusive nos soldados norte-americanos e nas gerações posteriores dos vietnamitas.... Fotos muito tristes mostram isso. Tem também uma exposição de tanques, aviões , armas, minas...   
Essa foto ficou famosa...

   
O Palácio da Reunificação também valeu a visita, com luxuosos salões e corredores. Ele serviu como Palácio Presidencial na época da guerra, onde era o controle, o quartel general.
Palácio da Reunificação

Na sala de controle onde tinham mapas, utilizados na guerra

A mesa do presidente, onde ele controlava a guerra

Apesar do caos das ruas de Saigon e da poluição, gostei muito da cidade. Os shopping centers, as ruas arborizadas, a comida, os mercados...Tô esperando o ônibus, daqui a pouco parto para o norte para uma cidade numa região montanhosa, passo uns dias e desço para o litoral pra passar o ano-novo na praia.
Eu, minha bicicletinha e as ruas de Saigon

2 comentários:

Marcelo disse...

De fato, essa bicicletinha é super esquema, hein! Cara, e dá pra transportar ela numa boa no bus? é pesada??
feliz natal!

Rogério Oliveira disse...

Transporto ela no onibus na boa sem pagar nada, ela deve pesar uns 10-12 quilos, mas nao carrego ela, ou vou pedalando ou ela vai no bagageiro do onibus. Ta servindo muuuuito, rodo tudo pelas cidades onde passo.