Feliz Natal ! Natal ?

Saigon-Vietnã, 25 de dezembro de 2010. – Feliz Natal !!

Hoje completo uma semana em Saigon, passei meu Natal aqui com a galera do Couchsurfing e os amigos do Tram. Aqui no Vietnã tem muitas luzes de Natal, Papai Noel, decoração nas ruas e shoppings centers...mas é mais comemorado pelos estrangeiros, algumas famílias vietnamitas  até fazem um jantar no dia 24 mas nada parecido com o que fazemos no Brasil, é um jantar comum com poucos convidados. Nada de reunir família, troca de presentes, árvore de Natal na sala,ceia à meia-noite...alguns namorados até trocam presentes levados pela ideia de consumismo que o Natal carrega consigo. Mas nada de cunho religioso, renovação, blá blá blá, é apenas mais uma data sem tanta importância. Até porque o dia do nascimento de Jesus não faz nenhum sentido para um país com 8% de cristãos. Fizemos um jantar aqui em casa, tinha gente de seis nacionalidades diferentes, depois fui com o Tram na casa de uns amigos dele americanos, e voltamos pra cá pra perto... compramos um vinho na loja de conveniências e ficamos tomando sentado na calçada junto com a galera dele.
Nosso jantar de Natal: Tailândia, França, Vientã, EUA, Taiwan e  Pará.

      Esses dias rodei um bocado pela cidade, fui em Cu Chi onde tem uns túneis usados pelos Vietcongs na época da Guerra do Vietnã (que para eles é Guerra Americana), é muito interessante, são mais de 200 Km de túneis!! É como uma cidade subterrânea, inclusive com vários níveis a três, cinco e oito-dez metros de profundidade. Eles usavam esses túneis para se proteger dos bombardeios principalmente aéreos dos EUA. Cara é impressionante a genialidade dos vietnamitas, como eles não tinham dinheiro para armas, tanques, aviões...eles usaram a inteligência para combater. Esses túneis são muito estreitos onde os soldados americanos não conseguiam passar pelo seu porte, e no meio do emaranhado de túneis, tinham umas armadilhas bem rústicas, tipo alçapão, pra quando o inimigo passar , cair num buraco cheio de lanças com veneno na ponta... só quem conhecia os túneis que sabia o caminho certo do labirinto. Era mais ou menos essa a estratégia: eles passavam o dia debaixo da terra e atacavam e caçavam à noite, por isso eram até chamados de “ o inimigo invisível”. Eles tinham umas manhas, tipo, nas entradas de ventilação dos túneis eles colocavam pimenta, ou pedaços de roupa dos soldados americanos mortos para despistar os cães farejadores, eles faziam armas e lanças para as armadilhas com estilhaços de mísseis que encontravam pelo chão, faziam sandálias com pneu dos caminhões...pela falta de dinheiro e também para andar mais silenciosamente pela mata. Tem demonstração lá de várias armadilhas, o Rambo deve ter aprendido tudo aquilo que mostra nos filmes aqui com os Vietcongs, tenho certeza!
Mesmo depois de tanto tempo depois da guerra, podemos ver ainda muita coisa inteira: as trincheiras, as armadilhas , as crateras causadas pelas bombas, uns tanques de guerra...pra quem gosta de história de guerras é prato cheio.
Vietcong em rota de fuga

Meus parceiros Vietcongs

Dentro de um minúsculo túnel...


Um comentário:

Kahlyne disse...

Adorei a historia, adorei as fotos, voce como sempre deixansdo a gente mudo aqui.
Que Papai Noel lhe traga tudo de bom que você pediu e mais alguma coisa boa que você esqueceu. Um Feliz Natal e um 2011 maravilhoso pra você!

Beijoooo