Descendo...

Vientiane – Laos, 1º de dezembro de 2010.

Cheguei na capital ! Nada de arranha-céus, trânsito ou confusão. Somente alguns prédios da avenida principal, mas nenhum muito alto, que dá pra contar a dedo.Aqui em Vientiane tudo parece correr lento, o comércio fecha cedo, já pensou um shopping estar fechado quarta-feira 6 da tarde! É tudo muito tranquilo, o calçadão ainda em construção na margem do rio Mekong, imensos arrozais, um comércio bem pouco movimentado. A cidade não sofreu  influência estrangeira, não vemos redes de fast food ou empresas multinacionais e sim um país que mantém sua cultura, com a economipara a baseada na agricultura de subsistência.  Templos bem antigos bem no centro da cidade, transporte público bem incipiente com alguns poucos ônibus circulando. É tudo tão simples e calmo que nem parece que estamos numa capital de um país asiático. Interessante, o Laos foi o país mais nacionalista que passei até agora, tem bandeiras nacionais por toda a parte, parece o Brasil na época de copa do mundo.
Visitei uns templos muito bonitos, um parque com o maior Buda do Laos, andei pela “Champs Elysées” de Vientiane, que tem até um arco do triunfo construído em memória dos cidadãos mortos nas guerras. Um momento bem bacana que tive foi ver o pôr-do-sol no calçadão em frente ao rio Mekong em meio àquele silêncio quebrado apenas por algumas vozes que passavam por perto e uns veículos lá longe. 
Pôr-do-sol no rio Mekong...no calçadão em frente a cidade


No templo mais antigo de Vientiane, onde tem mais de 2 mil estátuas de buda.

Patuxai – o “Arco do Triunfo” de Vientiane

Buddha Park

O mais importante monumento do Laos, símbolo do Budismo e da soberania nacional

Pintura em um templo de Vientiane

Um comentário:

Marcelo disse...

Ae Rogerio. Esse pôr-do-sol ai deve ser fantástico, hein! Legal o Laos. Parece bem diferente, pelo que vc conta. Vivem mais simples mesmo.. Tô acompanhando!