Maior arquipélago do mundo

Gili Trawangan - Indonésia, 27 de setembro de 2010.

Depois de um tempo sem dar notícias, tô atualizando o blog...Cheguei em Denpasar, a capital administrativa da ilha de Bali, que é uma das 17.500 mil ilhas da Indonésia, me enturmei com outros mochileiros pra rachar o taxi até Kuta, que é a vila onde a maioria da galera fica. A gente tem que chegar num país sabendo de antemão a média dos preços…senão os caras te enrolam, eles começaram pedindo 200 mil rúpias, e acabamos pagando 60 mil, o equivalente a 12 reais, dividindo por 4, deu 3 reais pra fazer um percurso de 20-30 min, tá bom. Aqui tudo é muuuito barato. Chegando em Kuta, a primeira coisa que fiz foi alugar uma motinha…olha só alguns valores que eu estou pagando aqui: 
Hotel (quarto individual com banheiro)=18 reais
Moto(diária de 24h) - 9 reais
Gasolina - 1 real
Prato de comida - 3 a 5 reais
No primeiro dia fiz o reconhecimento da área…Bali é um grande labirinto, não tem quarteirões de forma retangular com nome nas ruas…são ruelas bem estreitas, só passa carro nas principais. No outro dia fui pra mais longe, um trânsito muito louco, com poucas placas e sinais e sem regra de trânsito…ou o cara entra no jogo e vai chutado cortando os carros que nem eles, ou vai no canto devagar atrapalhando o tráfego.
Em Tanah Lot
Aqui 90% da população é hindu, toda esquina tem um templo e em todo canto tem oferendas para as divindades. Fui no templo de Tanah Lot, muito lindo…todo esculpido na rocha.
Bali


Depois fui pra Ubud, uma vila que tem muitas lojas de artesanato e restaurantes, bem legal, muita gente passa uns dias por lá pra curtir o local…lá tem a Monkey Forest, um pequeno templo dentro de um parque cheio de macacos, a gente dá comida e brinca com eles, é divertido…acabei passando quase um dia inteiro em Ubud, porque de noite fiquei pra assistir a um show de dança típica- Kecak dance - , que tava rolando num lugar “fechado” onde só tinha uma cortina...assisti de graça por cima da cortina...eh eh ..bem legal o show, na volta pra Kuta a noite ainda encostei em um “banjar” que é tipo um centro comunitário, onde eles tavam ensaiando uma dança para uma festividade...os indonésios são gente boa, eles puxam papo e explicam um monte de coisa, fiquei um tempão vendo a dança e conversando com um coroa lá, igual uma outra vez que eu parei pra fazer uma foto de um banjar aí um camarada me chamou pra entrar, eles estavam fazendo uma pipa enorme para um festival... aí ele ficou me explicando sobre a vila, os costumes...ele disse que o índice de criminalidade é quase zero porque eles são bem unidos e quase ninguém de fora, ou de outras ilhas vem morar na comunidade.
As cores de Bali...

Outro dia fui para Ulu Watu, o point do surf em Bali inclusive um dos melhores do mundo, junto com o Tahiti e o Havaí. Muitos brasileiros vêm surfar pra cá, lembrei muito do meu primo Neto que é surfista e da Nega, minha esposa que ainda não é surfista mas adora surf, eles iriam pirar aqui vendo as ondas perfeitas, enormes, os caras pegando tubo...eu que não entendo achei muito doido, para quem entende deve ser melhor ainda... dei um tempo pela praia , é muito bonita...tem umas pedras enormes que formam um belo cenário...lá perto tem uma outra vila...Nusa Dua que também tem praia, mas não encostei.
Ulu Watu
Ulu Watu

É legal que no caminho a gente vai vendo um monte de coisa, plantações de arroz que formam paisagens bonitas... e vai parando em algum Warung (barraca de comida)...eles costumam servir a comida com a mão, e a maioria dos indonésios comem com a mão também (pros turistas tem garfo e colher!). Os pratos típicos da Indonésia mais comuns são: o nasi goreng, que é o arroz com vegetais ou frango; o mie goreng, a base de macarrão e o gado gado – vegetais com creme de amendoim.

Kecak dance em Ubud
Outra hora eu tava num cyber falando com meu irmão sobre Bali e tal, quando eu disse que não tinha conhecido muitos brasileiros aqui, dois caras no cyber falaram: alô, e aí beleza!! Foi engraçado eu pensei que ninguém tava me entendendo...Aí acabei fazendo amizade com um deles, passeamos juntos em Kuta e no outro dia , junto com uma galera que ele conhecia...fomos para uma outra praia, Padang Padang também no sul de Bali, perto de Ulu Watu... Aí combinamos pra vir pras ilhas Gili no dia seguinte. Foram umas 10 horas de viagem entre van, barco e van de novo(35 reais uma viagem de 10 h !!).A gente chega na ilha de Lombok e pega outro barco para as ilhas: Gili Trawangan, Gili Meno ou Gili Air. Viemos para Trawangan, pelo que eu tinha pesquisado era a mais bonita. Realmente, aqui é um paraíso. Depois que a gente vai para a Polinésia Francesa, fica difícil dar opnião sobre praia...mas aqui é realmente muito lindo. O melhor point de snorkel é justamente em frente à praia. Cara, mergulhar aqui é deslumbrante, dá vontade de gritar debaixo d'água de tão lindo que é...profundidade ideal, 4-8 metros de água cristalina, corais coloridos, muitos peixes coloridos, tartarugas enormes... o melhor snorkel que já fiz até agora foi nesta ilha. Já estou aqui há 5 dias, é bem tranquilo, não tem veículo motorizado, é uma ilha bem pequena, 2 horas andando dá pra fazer uma volta inteira ao redor...um clima gostoso, restaurantes na areia da praia..acho que 95% dos turistas aqui são mochileiros, os outros 5% ainda não vi nenhum!
Gili Trawangan

Gili Trawangan

Em vários bares aqui tem uns tais “cogumelos mágicos”, o tempo todo eles tão te oferecendo esses cogumelos que te prometem “levar ao céu” devido ao seu poder alucinógeno, eu nem tive curiosidade de provar, tá bom aqui na terra....
Fiz um passeio pras outras ilhas, Gili Meno e Air, com paradas para snorkelling e para almoço...fizemos uns mergulhos igualmente fantásticos. Foram cinco dias de relax total, praia o dia todo e mergulho...só que aqui a gente até esquece que tá na Indonésia, porque é só estrangeiro e em todo lugar seja nas barraquinhas de comida, bares, restaurantes ou hotéis todos falam ingles...a gente se distancia da cultura local.
Mergulhando com as tartarugas marinhas em Gili Trawangan

Amanhã volto pra Bali, para percorrer o norte e depois passar pra Ilha de Java.

3 comentários:

Kahlyne disse...

éééégua cuh!
Demorou pra atualizar heim!? Pow, os caras queriam te dar cha de cogumelos!? que recepção heim!!!
Adoooorei seste post e lembrei de uma musica que ouvi la am algodoal este fim de semana, lua cheia...

"...Colhendo cogumelos pra fazer um chá legal, ficar muito louco curtindo um visual...Só para loucos, isso é só para loucos....caretas, não!" (Ventania)

Beijos da cunha, kahlyne

Elias disse...

Oi Rogério,
parabéns pelo blog. Antes de ir p/ Indonésia li com atenção suas dicas. Foram muito importantes, só errei um pouco na parte financeira. Levei VTM e dólar vivo. Em Jakarta e Kuta beleza, saque, pagamento com cartão e troca dólar com boa cotação. No resto foi uma fria. Muitos lugares não aceitam cartão ou cobram sobretaxa e a cotação p/ troca de dólar 20% mais baixa.
A dica é a seguinte: O país é muito seguro, leva tudo em dólar vivo e faz o câmbio em Jakarta ou Kuta do valor que vai necessitar nas andanças pelo interior. Tudo bem que vai andar com um tijolo de rúpias, mas vale a pena.

Rogério Oliveira disse...

Elias, é diferente quando vc sai do Brasil, viaja só para um país e volta...do que estar de passagem por algum país em uma viagem longa como eu estava fazendo. Não dá pra andar com muito dinheiro em espécie. Eu não tive dificuldade em achar ATM em lugar nenhum, e fazia saques numa quantidade necessária para 10-12 dias de viagem. Mas é isso aí, cada um faz da sua maneira, e no final sempre dá certo!