Pandas e Coelhos

 Chengdu, 12 de março de 2011.

No outro dia fomos visitar o Centro de Pesquisa e Criação do Urso Panda Gigante, o maior centro de estudos de panda da China, consequentemente do mundo, pois o panda é uma espécie que só existe na China. Daqui foram mandados alguns espécimes para zoológicos espalhados pelo mundo. É um lugar imenso com um museu sobre a história dos gigantes que parecem bichões de pelúcia. Numa galeria ao lado do centro de reprodução e no cinema dentro do parque, são exibidos vídeos sobre os hábitos e a reprodução em cativeiro. Curioso é que o filhote do panda gigante é menor que um filhote de cachorro, é do tamanho de um gatinho recém-nascido com 100 gramas. Por essa fragilidade dos filhotes e pela devastação do seu habitat natural(os pandas só comem bambu!!) a população de pandas no mundo reduziu bastante e hoje em dia não chega a 2 mil. Já tinha visto alguns no parque de Guilin, mas fiquei mais amarrado depois de ver toda essa informação sobre a criação e reprodução deles, não tem como não ficar, eles são muito fofos.



Na volta fomos jantar num restaurante bem típico de Chengdu, onde são servidos hot pots, uma espécie de panela no centro da mesa onde os ingredientes são cozinhados na hora e nos servimos diretamente. Sugeri um prato de coelho que estava apimentadíssimo, como todos os pratos aqui. Nunca tinha comido coelho, muito menos nesse estilo. Foi um jantar especial para fechar com chave de ouro toda a minha viagem na culinária chinesa. Quando estamos com moradores locais experimentamos a cidade de forma diferente, esse é o fundamento básico do couchsurfing.
Rodando em Chengdu 

Restaurante em Chegdu, comendo um hotpot de coelho

"Surfando no Sofá" em Chengdu


A cultura do chá

O chá é de longe a bebida mais consumida na China, numa tradição que vem de milênios atrás. Nesse tempo que passei aqui consegui  captar bem o que representa o chá para os chineses. É muito comum eles carregarem sua garrafa de chá pra beber como água. E em toda parte: hotéis, trens e estações de ônibus eles têm água fervendo á disposição.
 Em várias províncias acompanhei o ritual de preparação que é basicamente da mesma forma em todo lugar. Claro que esse ritual não é feito no dia-a-dia, ele é utilizado só para demonstração nas casas onde se vende as ervas, assim como os degustadores de vinho têm todas aquelas regrinhas para cada tipo de vinho, como o copo  e a temperatura certa. Primeiro o bule de vidro e as louças são purificadas com água fevente e então as ervas, ou flores, são oferecidas para sentirmos o aroma. A forma de preparo varia de acordo com o tipo do chá. Por exemplo, alguns como o Oolong, a primeira água serve para lavar as folhas e depois é desprezada  e outros como o de jasmin  e o chá verde não se usa a água fervendo pela sensibilidade das folhas. E em hipótese alguma é adicionado açúcar pra não modificar o sabor da erva.  Outras formas de consumo também foram popularizadas recentemente como o chá gelado com frutas e outros misturados ao leite. As casas de chá são bem tradicionais aqui em Changdu, depois de uma sessão de degustação escolhi  três tipos (é muito barato) pra levar de lembrança. No último dia em Chengdu passeando pelo parque da cidade que estava cheio de idosos dançando, cantando, crianças no pedalinho, ..., passei por uma das casas de chá: mesas em um  jardim cheio de flores, passarinhos e borboletas, as pessoas tomando chá em cadeiras de bambu em um ambiente tão sereno que me deixou paralisado por uns instantes. Eu estava sem a minha máquina mas na verdade aquela foi uma cena para ser sentida e não fotografada.
Aprendendo sobre os chás com minha intérprete

Estou deixando a China depois de passar por vinte cidades em dois meses intensamente vividos e saboreados. Visitei 12 Patrimônios da Humanidade:
- Grande Muralha (Beijing)

- Palácios Imperiais das Dinastias Ming e Quing (Cidade Proibida) – Beijing
- Exército de Terracota (Xi’an)
- Paisagem do Monte Emei, incluindo a Paisagem do Grandoe Buda de Leshan (Província de    Sishuan)
- Cidade Antiga de Li jiang
- Jardins Clássicos de Suzhou
- Palácio de verão, um Jardim Imperial em Beijing
- Templo do Céu, Altar Sagrado Imperial em Beijing
- Grutas de Longmmen(Luoyang)
- Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Quing (Xi’an)
- Centro Histórico de Macau
- Santuário do Panda Gigante em Sichuan(Chengdu)


 Cultura riquíssima, paisagens fantásticas, costumes ímpares numa atmosfera que causa impacto  em qualquer ocidental que passe por aqui. Vou embora do gigante planeta vermelho maravilhado, intrigado e todos os adjetivos que uma grande viagem permite. Tudo aqui superou minhas expectativas. Estou no aeroporto de Chengdu esperando meu voo para Katmandu - Nepal.


4 comentários:

Kahlyne disse...

Maravilhos essa tua viagem, e o melhor é que viajo juntinho com você!

Tá fantástico!

Isabella Arruda disse...

Rogério, quero agradecer-te pela seleção de palavras e riqueza de detalhes em tuas postagens. Eu, que tenho acompanhado o blog, fico agora sempre na expectativa da próxima aventura!! Que Deus te acompanhe! Beijos

Isabella Arruda disse...

Lindo isso: "Eu estava sem a minha máquina mas na verdade aquela foi uma cena para ser sentida e não fotografada."
Temos vivido a cultura do egoísmo, da realização imediata do interesse próprio e o desprezo ao sentimento do próximo. O mundo precisa de mais Harmonia, Paz, Espritualidade, AMOR... O mundo precisa de pessoas mais sensíveis como você. Sucesso no seu caminho, descobertas e no seu crescimento pessoal!

disse...

Rogério, finalmente terminei de ler os seus posts sobre os países que pretendo visitar ano que vem e gostaria de agradecer de coração por vc compartilhar tudo isso no seu blog... soh de ler tudo isso fico muito emocionada :´)

também gostaria de dizer que ler sua viagem pela China me ajudou muito a montar o meu roteiro por lá, antes eu tinha reservado só 1 mês pra China, mas depois de tudo isso estendi para 1 mês e meio (queria ficar 3 mas não dá né hehe...) Espero que você continue nas suas boas viagens, virei visitar o seu blog até o final dessa jornada...

beijos,