A tatuagem na Polinésia

Bora Bora- Polinésia Francesa , 21 de agosto de 2010.


As Tatuagens Maori Ta Moko, as de Samoa que nunca caíram em desuso e as Marquesas que são muito estudadas são as mais conhecidas das ilhas da Polinésia, ao contrário das tatuagens das ilhas da Sociedade, Austral, Tuamotu e Gambier.

Na Polinésia, cada região tem seus desenhos característicos, mas a arte da tatuagem atingiu seu maior refinamento nas ilhas Marquesas. Os homens tinham o corpo todo tatuado, inclusive a cabeca que era mantida raspada, e em partes sensíveis como as pálpebras e a língua.

A maior fonte de inspiracao é o Tiki que representa a divindade e o homem primitivo, inclusive na linguagem marquesa, tatuar é patu’i te tiki , literamente : se ferindo com o tiki. Além do que a palavra tattoo (tatuagem) vem de tatau que é originária da Polinésia.

Para os polinésios da antiguidade as tatuagens foram criadas pelos deuses e tinham um significado não só mitológico e estético como demonstravam a passagem da infância para a idade adulta. Nas ilhas Marquesas era tambem a identificação de um grupo e uma barreira de proteção contra as influências do mal.

Sabendo de toda essa história, eu conheci um tatuador aqui em Bora Bora que veio das ilhas Marquesas…tivemos uma conversa, algumas explicacoes e tal… e fiz minha primeira tatuagem, uma marquesa, inclusive com o Tiki para me proteger na longa jornada que ainda vou enfrentar pelo mundo…

O Tiki é essa "careta" na parte inferior

Olha o naipe do cara
Até mais.

8 comentários:

Unknown disse...

Adorei a tatoo tio Rogério, ta maaaaassa!!!

blogdofirmino disse...

adorei tudo. To em floripa mas to viajandojunto c vc. Escreve mais. Manda mais. Leio tudo c muita vontade

Thiers Jr disse...

Fala Rogerio,

Doida essa tatoo. Se tu tivesses me convidado uns 8 anos atrás eu tava nessa viajem contigo, pensa na inveja. Abçs

Unknown disse...

OiEEE!!!!
felicidades

Daniela disse...

Oieee Rogério. A tatoo ficou incrível.

sandra disse...

Rogério, estou me programando pra ir para a Polinesia em setembro e queria saber onde eu encontro esse tatuador que fez a sua tatoo. Vc tem alguma referência?

obrigada

Rogério Oliveira disse...

Sandra,
Essa foi difícil de lembrar. Mas eu acho que é assim, a ilha é um círculo, chegando no porto principal em Bora Bora é pro lado esquerdo uns 5-7 Km. Ele mora numa vila bem estreita, e tem uma placa bem pequena "Tattoo" na frente. Pega uma bike e anda prestando atenção.

sandra disse...

ok, obrigada pela dica, eu imagino que depois de tantos paises vai ficar cada vez mais dificil lembrar dos detalhes, rs

bj