Passado sombrio


Berlim, 02 de agosto de 2011.

Descemos para a Alemanha, de Amsterdã para Berlim. Estamos viajando praticamente só de trem entre os países. Dentre as cidades que visitei até agora na Europa, Berlim foi a que menos atraiu visualmente, porém é carregada de história, o que compensou e valeu bastante a visita. 
Histórias terríveis da guerra e matança causada pelos nazistas, com o objetivo de eliminar as ‘raças inferiores’ como os judeus, homossexuais, ciganos outros grupos religiosos e todos que fossem opostos ao regime.
Apesar do genocídio aqui ter sido bem maior  que o liderado pelo Kmer Vermelho no Camboja, eu não me senti tão envolvido como ocorreu no Camboja. Acho que porque o ocorrido aqui faz mais tempo(em torno de 70 anos atrás) e eu não conheci ninguém diretamente ligado ao Holocausto como tive a oportunidade que tive na Ásia.Foi muito forte a experiência que tive ao conversar com aquele camarada  em Ban Lung, sobrevivente do genocídio ocorrido no Camboja. As imagens ficaram fortes na minha memória ao ouvir as histórias dele sendo contadas com lágrimas nos olhos sobre o dia-a-dia num campo de concentração e ao ter visto sua família sendo morta pelo exército do Kmer Vermelho.  
Aqui o responsável pela matança de mais de 6 milhões de pessoas foi Hitler e seus seguidores, numa terrível história que durou 12 anos. Visitamos  Sachsenhausen, o maior campo de concentração  da época da Alemanha Nazista. Terrível imaginar as milhares de pessoas que morreram ali, com formas de matança das mais cruéis possíveis, passando pelos experimentos médicos dos mais absurdos, até desenvolverem uma forma de eliminar um maior número de pessoas de forma mais rápida, através das câmaras de gás.   
As trincheiras onde ocorriam os fuzilamentos

As enfermarias onde eram feitos os experimentos médicos
nos prisioneiros

Uma estátua em homenagem aos mortos, neste local
que eram as câmaras de gás e os fornos crematórios onde
eliminaram milhares de pessoas...terrível.

Fizemos um passeio guiado a pé pelas ruas de Berlim, e o guia contou diversas histórias que não constam nos livros didáticos, explicando vários fatos sobre o que íamos vendo pelo caminho. Como o esconderijo que Hitler ficou antes do seu suicídio, sobre os bastidores da derrubada do Muro de Berlim que dividiu a Alemanha durante 27 anos, sobre Monumento aos judeus mortos no Holocausto e etc. Passamos pela universidade Humboldt, uma das mais importantes da Europa e do mundo, por onde já passaram Albert Einstein, Karl Marx...além de outros 29 ganhadores do Prêmio Nobel... Os mais importantes pontos turísticos de Berlim, tem alguma relação com o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial. Os museus e painéis espalhados pela cidade são uma verdadeira aula de história.

Antiga pintura no centro da cidade

Painéis em frente a um pedaço que restou
do Muro de Berlim, explicando toda a história da guerra
Linha por onde passava o Muro de Berlim
Eis o muro que separou famílias por mais de 27 anos



O prédio do Governo Alemão

Hotel Adlon, o mais famoso de Berlim
onde ficam os presidentes e atores famosos...
foi aí em 2002 que Michael Jackson pendurou  bebê pela janela!

Praça dos museus

Monumento aos judeus mortos no Holocausto em uma
enorme área no centro de Berlim
São mais de 2.700 blocos de concreto, um diferente do outro...
representando que cada um dos judeus tinha uma vida 
e uma história diferente

Sempre procuro um parque para descançar entre as caminhadas 


Um dos sofisticados prédios comerciais
 no centro da cidade

Porta de Brandemburgo, um importante símbolo
de Berlim
  




Um comentário:

Fellipe Faria disse...

Rogério,
Imagino que a saudade deve estar batendo forte nessa etapa final da viagem! Os posts continuam muito bons, com muitos detalhes, e só me deixam ainda mais ansioso pra minha própria volta ao mundo...
Te mandei outro e-mail, dá uma conferida lá depois.
Obrigado mais uma vez, abração e boa sorte!