Nascidos em 7 de Julho

Concórdia do Pará, 7 de julho de 2010.

Hoje é um dia interessante, aniversário de dois amigos que tem um ponto em comum, ambos me influenciaram a tomar decisões importantíssimas na minha vida, que talvez tenham mudado minha
direção...Firmino que me empurrou para a Ortodontia e o Fred, para a volta ao mundo. Parabéns meus camaradas!

E o planejamento vai seguindo em banho maria. O mais difícil e importante já passou , que foi definir o roteiro e comprar o ticket. O resto tô arrumando devagar,tenho que deixar a casa arrumada para poder me ausentar por um tempo.Nas últimas semanas eu conversei com os meus substitutos, tirei umas dúvidas na internet, comprei algumas coisas pra levar e, engraçado, li muito pouco sobre viagem. Acho que durante tanto tempo li tanto sobre viagem que já chega, só vou estudar sobre um país quando estiver perto de visitá-lo, senão esqueço tudo...o que adianta eu estudar detalhes do roteiro do Egito agora se só vou chegar lá em janeiro do ano que vem!... vou fazer como sempre fiz na minha vida de estudante (e deu certo!) – só vou estudar na véspera.... heheheh


Acompanhem os itens importantes que já foram estudados e planejados:

Dinheiro – vou usar o Visa Travel Money. É um cartão internacional ‘pré-pago’, onde você deposita aqui e o valor é convertido automaticamente em dólares(ou euros)...que fica na sua conta sem pagar anuidade e você pode usar tanto como cartão de crédito como para fazer saque no exterior em moeda local em bancos 24 hs , só que você paga US$ 2,50 por saque.

Vistos – não precisei tirar nenhum visto antecipado, em muitos países se tira na entrada, em outros tiramos na embaixada de um país vizinho... por exemplo, o visto do Vietnã e da Índia vou tirar em Bangkok... e o visto da China vou tirar no Vietnã... Já pesquisei todos os detalhes da obtenção de visto dos vinte e poucos países que pretendo visitar.

Hospedagem- vou ficar em albergues e pousadas simples, e em alguns lugares pretendo me hospedar na casa de outros viajantes( pelo couchsurfing) . Isso tudo vou estudar na véspera, através de guias, internet ou perguntando na chegada.

Bagagem- o que levar numa viagem de 6 meses ? ? ? muitas pessoas se preocupam com isso. É quase a mesma coisa que se leva para uma viagem de uma semana, mas é besteira, pois tudo pode ser comprado no caminho(menos a camisa do Brasil é claro!). Eu não vou carregar nas costas peso desnecessário, por exemplo roupas de frio que serão usadas depois de uns 4 meses de viagem...Alguns itens importantes: máquina boa mas roubável e perdível com bastante cartão de memória e pilhas ou baterias sobressalentes , vou levar uma outra máquina a prova d´água e uma filmadora digital ; meu celular lanterninha com 1001 utilidades importantes numa viagem: lanterna, calculadora, despertador, calendário,rádio...muito muito útil ! ; canivete suíço ; talher; óculos e snorkell; toalha sintética( aquelas de natação) ; lembranças do Brasil para presentear...

Outra coisa que me perguntaram: poxa, quando tu voltares a tua mochila vai estar pesando uns 100kg só com as lembranças que tu for comprando no caminho?!... Claro que não, os souvenirs serão enviados pelo correio ...

Guia- muito importante !! é o que mais pesa na bagagem...estou levando 3 guias Lonely Planet – Southeast Asia on a shoestring (sudeste asiático); da China e do Oriente Médio. Os outros países eu tô pesquisando na net mesmo, senão teria que carregar muito peso... alguns guias eu posso comprar no meio do caminho, outros eu despacho depois de usados.

Os guias Lonely Planet (LP) são bem pra mochileiro mesmo, bem completo com todas a informações necessárias para uma viagem proveitosa e econômica. Na verdade esses guias te ajudam muito pra montar o roteiro e saber como você percorrerá esse roteiro (barco/trem/ônibus /avião...) com horários e valores.

>>>> Sem informação, ruínas milenares cheias de história serão somente um monte de pedras... sem a menor graça.

Documentos – vou deixar procurações para que alguém aqui resolva qualquer coisa em meu nome. Básicos: passaporte com validade suficiente/certificado internacional de vacina de febre amarela(obrigatório para a entrada em vários países)/cópias de documentos(digitalizadas e enviadas para meu e-mail)/ fotos 3x4

Saúde – tomei várias vacinas, vou levar um kit de remédios(analgésico,antiinflamatório,antibiótico,para diarréia(muito comum em viagens), para vômito, floratil, polivitamínico...) . Vou fazer um seguro saúde internacional- que é importante para facilitar na entrada em alguns países, (e em alguns é obrigatório) que tem também outras vantagens como auxílio no caso de extravio de bagagem.

Esses itens que eu coloquei aqui são os que as pessoas mais me perguntam.

Quanto melhor o planejamento, a viagem é mais produtiva e temos menos chances de ficar na merda!

Falta pouco mais de um mês...

2 comentários:

kahlyne disse...

Meu Cunhado!

Sou sua fã, e nçao vejo a hora de vocë chegar no seu primeiro destino, ilha de páscoa e colocar o primeiro post! nçao quero te expulsar, mas é que vocë deixa todo mundo ansioso com essa sua viagem.

Aproveita, curte, te deslumbra e aproveita, pois a vida foi feita para isso, pra ser vivida intensamente a cada momento.!

Seja feliz!

Luca Martins disse...

qqr dia a gente cruza os passaportes de novo! abr e sucesso!