Pela tela, pela janela

Entre Hoi An e Hué, 08 de janeiro de 2011.

Dentro do ônibus de Hoi An e Hué. Estou deixando pra trás uma cidade muito interessante. Nesta minha passagem pelo sudeste asiático tenho visitado todas as cidades de interesse turístico de todos os países, além de algumas outras fora da rota também. Todo país tem uma cidade que chama mais atenção, que tem um brilho diferenciado. Eu apontaria Chiang Mai na Tailândia, Luang Prabang no Laos e agora Hoi An aqui no Vietnã. Talvez em Salvador (Bahia) eu sinta o mesmo, onde já fui oito vezes e sempre sinto a mesma coisa, beber um cravinho em algum boteco do pelourinho tem um significado muito mais forte do que uma cajuína em Teresina ou um chimarrão em Porto Alegre. Não sei dizer especificamente o que cada um desses lugares tem de especial, talvez o ‘conjunto da obra’: arquitetura, culinária, atmosfera...é difícil ás vezes dizer objetivamente o que nos atrai numa cidade. Algumas vezes as pessoas com quem você passou uns dias naquela cidade te fazem adorá-la, enquanto outros nem deram tanta importância por estarem sós ou em companhia desagradável.
Hoi An era uma importante cidade portuária no século XVII, e o seu centro histórico com influências Chinesas, Japonesas e Europeias é um local que nos transporta para séculos atrás. As lanternas que decoram as lojas, os restaurantes e as ruas complementam esse toque antigo nas ruas estreitas e nas margens do rio.  A maioria dos estabelecimentos no centro antigo são lojas de roupas e sapatos por encomenda, a alfaiataria é a garande atração, com roupas de estilo oriental e ternos e vestidos ocidentais bem baratos.
Hoi An

Centro antigo de Hoi An

Estou passando nesse exato momento pela estrada da saída da cidade que acompanha a praia. Fiz esse trajeto anteontem de bicicleta, 25 quilômetros até as montanhas de mármore, nem se compara a sensação de vir pedalando com essa dentro desse ônibus. Eu vim parando pelo caminho, encostei numa plantação de arroz e fui até um agricultor ver de perto ele plantando as mudas. Muito bacana, ele me deu um punhado. Plantei uma dez mudas de arroz no Vietnã! Tá bom, já dei minha contribuição para a agricultura! Chega serviço pesado, segui pedalando. Enorme a quantidade de Hello!! que a gente ganha no caminho, encostei num desses grupos de crianças na beira da estrada. Imagina a felicidade deles quando disse que ia bater uma foto, foi uma festa. Depois se aproximou uma senhora bem castigada pelo tempo, ela não devia enxergar mais tão bem. Ela ficou me olhando com uma doçura, pegou nos pelos do meu braço, no meu brinco...talvez eu fosse o primeiro branquelo que ela visse de perto. Ela mastigava alguma coisa roxa que com o tempo já tinha pintado de preto os seus dentes. O jeito que ela me tocou e olhou foi tão cativante...tem momentos simples que mexem com a gente. Me senti como se fosse um neto que ela não visse há vinte anos. Encostei para  almoçar um peixe na China beach, uma praia em frente às montanhas, pena que o tempo tava feio e o mar perigoso para banho. E finalmente subi na montanha, enormes esculturas de buda dentro dumas cavernas. E do topo uma vista bem bacana das outras montanhas que um dia foram ilhas, a praia, plantações de arroz, e a vila onde quase todas as casas vendem esculturas de mármore muito bem trabalhadas, fiquei um tempão admirando os budas sorridentes, os leões, golfinhos e outras várias estátuas.
Muito bom o Cau Lau, prato típico de Hoi An feito com um tipo especial de macarrão de arroz que só tem aqui. Outro prato é o White Rose (Rosa Branca) que é feito da mesma massa do macarrão de arroz comum nas sopas, mas em formato de rosa e com um recheio de carne de porco. A carne mais consumida por esses lados é a de porco. Gosto da comida do Vietnã.

O tempo tá fechado, ontem choveu o dia todo, vou tocar o barco. Nesse exato momento também me dei conta que deixei, aliás não me devolveram, meu passaporte no hotel em Hoi  An...merda. Chegando em Hué eu ligo pra eles me mandarem no próximo ônibus. Não faço mais isso, deixar passaporte na recepção do hotel, eles esquecem de devolver...merda. Tô escrevendo o que passa na cabeça.Falou.
Comendo Cau Lau nas ruas de Hoi An

Essa dura vida de lavrador no Vietnã...

Olha a festa da molecada na estrada entre Hoi An e Da Nang.


Nenhum comentário: